Buscar

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeitura intensifica serviços de aplicação de asfalto






Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Moradores aprovam asfaltamento

A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, Urbanismo e Serviços Públicos, intensificou, na manhã de ontem (26), a aplicação de asfalto em mais uma Rua do Bairro Campo Lindo. Desta vez a contemplada foi a Rua Niterói.

Com o objetivo de constatar como anda o asfaltamento no local, o prefeito Alcir Fernando Martinazzo percorreu o local ao lado do secretário de Obras, Haroldo Brum e do secretário de Transporte, Urbanismo e Serviços Públicos, Afonso Antonio da Silva. “Esta rua era uma grande preocupação nossa, é importante destacar que sanear e asfaltar faz parte de nosso programa de governo”, destacou o prefeito.

De acordo com o prefeito as obras de infraestrutura, saneamento e asfaltamento são um compromisso de campanha, por se tratarem de uma deficiência grande na cidade. “Depois de receber saneamento e troca de manilhas nós conseguimos realizar o asfaltamento da Rua Niterói, em breve estaremos realizando a instalação de equipamentos de iluminação pública”, garantiu o prefeito.

Para a dona de casa Kátia de Souza Dias, moradora do bairro há mais de 30 anos, essa ação beneficiará a comunidade como um todo, já que a lama e a poeira incomodavam bastante os moradores e até as comunidades vizinhas. “Agora parece que o trabalho irá vingar, pois o trabalho desenvolvido parece ter sido de boa qualidade”, declarou a dona de casa.

Valdeli Evaristo, morador do local há mais de 25 anos, comemorou a chegada do asfalto e afirmou que a população local aguardava por esta benfeitoria há muitos anos. “Agora não iremos mais pisar no barro”, gritou Valdeli ao ver o asfalto sendo colocado na rua.

Outra moradora que comemorou a chegada do asfalto foi Maria de Lourdes Pereira. “Está ótimo, agora vai melhorar bastante, nós sofríamos com a poeira e a lama. Em tempo de chuva as pessoas tinham que levar outro calçado na bolsa para trocar quando chegava na BR”, contou Maria de Lourdes.



Bairro receberá mais benfeitorias

Martinazzo adiantou que em breve iniciarão as obras da construção da Clinica da Família e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ambos na Rua Niterói, em frente à Escola Municipal Professor Roberto Lyra.

Na área de esporte o prefeito informou ainda que o local também receberá duas quadras de grama sintética.







Dia Nacional da Educação




quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeitura recolhe pneus em borracharias







Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama



Ação visa combater a proliferação de mosquitos da dengue


A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde, coletou cerca de 2.000 pneus na cidade em mais uma ação de prevenção da dengue. A coleta foi realizada pelos servidores da prefeitura em borracharias, revendedoras, terrenos baldios, comércios e residências.

De acordo com o coordenador de Endemias, Andre Luiz Figueira, o mutirão nas borracharias pretende promover a sensibilização da população quanto à importância de manter o terreno e casa limpos para prevenção da dengue e de outras doenças. “A prefeitura trabalha constantemente para impedir a circulação do mosquito na cidade e prevenir possíveis doenças”, disse Andre.

Andre Figueira informou que em um primeiro momento as equipes reuniram os pneus em algumas borracharias estratégicas em cada bairro, para posteriormente o caminhão da Policarpo, prestadora de serviço da Michelin passar realizando a coleta.

O coordenador de Endemias explicou que a coleta e retirada dos pneus está sendo realizada em parceria com a empresa Michelin que se responsabilizará pela reciclagem do material. “Formalizamos uma parceria com a Policarpo e a Michelin para darmos uma destinação apropriada ao material recolhido”, disse Andre.

O trabalho de Coleta de Pneus é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ambiente e Agronegócios. “A Secretaria Municipal de Ambiente atua no sentido de reaproveitar o material, atendendo as políticas públicas de Meio Ambiente, a lei de políticas reversas dos resíduos sólidos”, declarou Ademar Quintella, secretário de Ambiente e Agronegócios.







Dengue sob controle

De acordo com informações do setor de vigilância epidemiológica da Prefeitura de Seropédica, o município está longe de uma epidemia de dengue. No combate à doença a equipe de endemias da Prefeitura realiza visitas domiciliares periódicas a pontos estratégicos, como cemitério, borracharias e terrenos baldios, e realiza a passagem dos carros fumacê pelos bairros. “Não é só por que o nosso município está com o índice entre os melhores da metropolitana que nós iremos relaxar, continuamos combatendo os focos para evitar a propagação do mosquito na cidade”, afirmou André Figueira.




85º reunião do Conselho da Cidade de Seropédica






Por Tathiana Gama/ Ascom PMS                                                                                                                  Fotos Levi Oliveira


Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável apresenta projetos

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SPDS), Wilson Beserra, apresentou durante a 85º reunião Ordinária do Conselho das Cidades (Concis) os projetos desenvolvidos e os que ainda serão desenvolvidos pela secretaria. A reunião foi realizada no Auditório da Câmara Municipal e contou com a presença dos membros do Conselho e de secretários municipais.

Ao relatar os avanços conquistados por Seropédica, Wilson Beserra, destacou a ótima localização estratégica, devido à proximidade da capital, fácil acesso as principais rodovias, grande quantidade de espaços livres, além do crescimento, também planejado das cidades vizinhas como pontos positivos para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “A cidade contará com ampliações e revitalizações de novas e estratégicas estradas nas interligações das rodovias federais, estaduais e municipais, além do incentivo ao desenvolvimento industrial, comercial, logístico do município, visando tornar mais atrativo a instalação de novas empresas nestes seguimentos”, enfatizou.

Na área de saúde estão previstas para 2012 a construção do Hospital da Mulher e da UPA 24h. Também será concluída este ano a reforma do Hospital Maternidade. O início das obras da UPA 24h e do Hospital da Mulher.

Para a área de educação, está prevista a construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Seropédica, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além da reforma e ampliação escolas e creches.

Outro projeto importante apresentado pelo secretário diz respeito à regulamentação fundiária do município que conta com a cooperação técnica do INCRA, da UFRJ e da UFRRJ. “Este projeto é um dos mais importantes desenvolvidos no município não só pelo beneficio que trará a população que terão o real domínio de suas terras, mas também pelo seu valor histórico, pois nós fomos o primeiro município que tem terras pertencentes à área da antiga Fazenda Imperial de Santa Cruz.

Wilson Beserra apresentou uma lista de empresas que procuram a cidade para instalar suas fábricas entre elas estão a WolksWagen, a BMW, a Petrobras, a Coquepar, a Packard, a P&G, a Votorantin, a Panco, a Pangea, a CCP, a AMB e a RED.

O presidente do Conselho, Fausto Fontanet agradeceu a presença do secretário e disse que “a transparência dos atos da secretaria demonstram que o gestor municipal respeita este Conselho de decisão e de controle social”.





terça-feira, 24 de abril de 2012

Martinazzo participa de missa para São Jorge no Parque Vera Cruz





Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


O prefeito de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo, acompanhado da primeira dama, Lucia Martinazzo participou, na tarde desta segunda-feira (23), da Santa Missa em homenagem a São Jorge. A solenidade aconteceu no Bairro Parque Vera Cruz e foi presidida pelo Padre Francisco Alves da Silva. A tradicional missa também reuniu centenas de fiéis e outras autoridades.

Durante a missa, o Padre Francisco Alves falou sobre a vida do santo e destacou a importância da obediência a Deus. “É importante destacar o sofrimento e a luta deste Santo Guerreiro”, afirmou.

Na ocasião, o prefeito falou sobre sua fé, destacando a importância do ato religioso. “Tenho muita fé e já consegui vencer muitos obstáculos. Não podemos desanimar, pois temos uma missão a cumprir. Esta batalha é constante. Somos capazes porque temos Deus no coração", disse o prefeito.

As comemorações a São Jorge também contou com uma benção proferida pelo Padre Fabio de Melo na Igreja de Santa Terezinha, localizada no Bairro Boa Esperança, cujo final foi à missa realizada na Igreja de São Jorge, no Bairro Parque Vera Cruz.











Direito de ir







Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Prefeitura cria coordenadoria para portadores de necessidades especiais

A garantia constitucional conhecida popularmente como o direito de ir e vir, para uma parcela da população, muitas vezes não se realiza como um direito concreto. Estamos nos referindo aos portadores de necessidades especiais que tem limitação não sua locomoção. Estes, apesar de usufruírem o direito objetivo de ir e vir, muitas das vezes não podem exercê-lo em razão das suas limitações físicas de locomoção e não tem condições financeiras de adquirirem por meios próprios os equipamentos e instrumentos necessários para garantir de fato o direito de ir e vir.

Foi pensando nestas pessoas, que o prefeito Martinazzo, através do seu gabinete, acaba de criar um programa denominado o “Direito de Ir” que consiste no fornecimento gratuito de cadeiras de rodas, principalmente, mas também cadeiras higiênicas, andadores, muletas e próteses.“Essa é mais uma ação forte, com a sensibilidade de reconhecer a necessidade de implantação dessa coordenadoria, que vai trabalhar para alavancar projetos que atendam as justas reivindicações dos portadores de necessidades especiais”, justificou o prefeito ao acrescentar que, desde quando assumiu a prefeitura, tem demonstrado preocupação com esta parcela da população.

A coordenadora declarou que o Programa Direito de Ir, tem por objetivo articular e promover Políticas Públicas, garantindo o processo de inclusão social das Pessoas com Deficiência e seus familiares. A nossa finalidade, é promover socialmente as Pessoas com Deficiência,interagindo,impulsionando e executando programas específicos, mediante a implementação de Políticas Públicas próprias. “Visamos ser referência, na definição das Políticas de promoção e inclusão social da Pessoa com Deficiência de Seropédica, fazendo a busca ativa e atendendo a cada uma delas de acordo com suas necessidades”, destacou.

A Coordenadoria Municipal de Acessibilidade é subordinada a Secretaria Municipal Executiva e deverá funcionar numa das salas da prefeitura. Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato com a coordenadora do Programa, Andréia do Carmo, no Gabinete do Prefeito ou pelo telefone (21) 2682-2224 Ramal 250.

Com o intuito de marcar o inicio das atividades da nova coordenadoria, o prefeito Martinazzo acompanhou a coordenadora Andreia do Carmo na entrega das primeiras cadeiras de rodas a deficientes cadastrados do Bairro Fazenda Caxias.

Um dos beneficiados foi Roberto Galvão, morador da Rua Jose Honestério Moreira que trabalha como mecânico de mobilete e construiu seu próprio triciclo adaptado que utiliza para se locomover pela cidade. “Agradeço pela iniciativa que muito irá beneficiar aos portadores de necessidades especiais do município”, agradeceu Roberto.



segunda-feira, 23 de abril de 2012

Seropédica apresenta cartilha técnica sobre acessibilidade






Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Elza Rodrigues


Cartilha de acessibilidade urbana de Seropédica é elogiada por representantes da Firjan e ABCP


Nesta sexta-feira (20) a Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Planejamento apresentou a cartilha técnica de acessibilidade do município. A cartilha está em desenvolvimento desde 2010 através do Projeto “Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível” e em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a cartilha busca a padronização e o conforto das calçadas do município, com o objetivo de torná-las acessíveis.

A apresentação da cartilha técnica realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contou com a presença do Prefeito Alcir Fernando Martinazzo, de secretários municipais, do arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto Luiz Gustavo Guimarães, dos representantes da Firjan e parceiros do programa, além da equipe técnica da prefeitura do município.

De acordo com Martinazzo a garantia de acessibilidade é uma preocupação constante do Governo. “A gente quer mais estrutura. Vamos implantar primeiro no Centro – como projeto modelo – e mostrar à população que é possível. Hoje muitas pessoas não conseguem ir ao hospital, bancos, mercados porque não tem o acesso correto. Algumas pessoas não têm autonomia para se locomover. Esse projeto não é apenas para as pessoas com deficiência, mas, sim para idosos com dificuldade de locomoção, cadeirantes, carrinhos de bebê, entre outros. Em algum momento da vida a gente passa por alguma situação que depende desses acessos”, destacou.

Ao parabenizar a equipe Martinazzo disse que a proposta tem um pensamento moderno e que visa obedecer técnicas como rampas, sinalização, tipo de piso. Na oportunidade ele lembrou que o transito em Seropédica é complicado por ser cortado pela BR 465, mas que a Prefeitura esta tomando providencias para melhorar a situação.

Luciane Santos, Assessora Regional da FIRJAN, explicou que o projeto visa garantir o ir e vir mesmo para pessoas que não sejam deficientes, gerando qualidade de vida.

O representante da ABCP se diz satisfeito com o projeto de Seropédica. “A prefeitura está de parabéns. Muito bom o que está aqui na cartilha e no projeto. O pessoal focou, estão acreditando, pois é um instrumento legal para a cidade e é isso que a gente espera e está acontecendo”, disse.

Ao falar sobre o projeto Luiz Gustavo afirmou que o mesmo tem uma dinâmica interessante, pensa e faz intervenção de acordo com a necessidade de cada cidade, não só para deficiente, mas para todos os que por algum motivo necessitem de uma infraestrutura que garanta acessibilidade. “Em alguns momentos da vida nós precisamos ter a acessibilidade garantida, como é o caso de gestantes, idosos, entre outros”, declarou.

Secretário de Planejamento e líder do grupo de trabalho para a elaboração do projeto, Wilson Beserra destacou o empenho dos profissionais dos outros setores da prefeitura para a elaboração do conteúdo. “Foram meses de trabalho intenso, mas satisfatório. Nossa cidade está sendo muito elogiada pela Firjan e ABCP e queremos apresentar a nossa população”, afirmou.

Concluindo Wilson Beserra disse que transformar o município numa cidade com acessibilidade, foi o desafio que Martinazzo lançou para a secretaria de Planejamento pensando no detalhe de cada caso específico e olhando para o futuro.

No dia 07 de maio a Prefeitura de Seropédica volta a se reunir com a Firjan e ABCP no auditório da Câmara Municipal com o objetivo de apresentar a cartilha e propostas da prefeitura para a implantação do projeto de acessibilidade para a população.



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Crime ambiental no Jardim Maracanã











Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama


Secretaria de Ambiente e Agronegócios alerta sobre riscos de galões de produtos químicos diversos despejados em Seropédica

O secretário de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) Ademar Quintella alerta os moradores da cidade sobre o risco de contaminação através de galões contendo substâncias químicas que foram despejados irregularmente no rio Valão dos Bois, um dos afluentes do Rio Guandu. Segundo o secretário, os 20 galões podem conter materiais tóxicos perigosos ao contato.

De acordo com Quintella, os galões foram localizados na sexta-feira (13) e os fiscais do Serviço de Operações em Emergências Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram acionados pela SEMAMA para identificar e determinar procedimentos quanto à destinação dos galões despejados no Bairro Jardim Maracanã.

Nesta quinta-feira (19) Quintella acompanhou a visita ao local da empresa que fará a retirada, analise e descartes adequados dos galões e ao chegar ao local notou que 3 galões haviam sido levados, supostamente por moradores da região. Os 17 deixados no local estão danificados e vazavam um líquido que será coletado e analisado em laboratório. “É importante enfatizar a atuação da população que deve sempre denunciar estes crimes ambientais a SEMAMA para que nós possamos tomar as providencias necessárias”, afirmou.

Com relação ao risco de contágio, Quintella informou que ninguém deve manusear os galões e nem tentar reaproveitá-los, pois, até que sejam realizadas analises não se sabe quais riscos o produto poderá causar a população. A Defesa Civil do município foi acionada para isolar a área e as equipes dos dois órgãos estão tentando localizar os tambores desviados.

Assim que o Inea identificar as empresas responsáveis pelo descarte ilegal irá autuá-las por crime ambiental e serão multadas.

As denuncias devem ser encaminhadas a secretaria de Ambiente e Agronegócios fica localizada a Rua Maria Lourenço, 18 e o telefone é 2682-2227 ramal 249.






quarta-feira, 18 de abril de 2012

Saúde oferece cursos de capacitação


 
 
 
 
 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Biossegurança para riscos ocupacionais, Como lidar com paciente soropositivo e Violência contra mulher, adolescentes e criança

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), investe na capacitação constante dos seus profissionais, em especial aqueles que se relacionam diretamente com a população. Nesta quarta-feira (18) foram realizadas palestras com os coordenadores dos departamentos da SMS com os seguintes temas: Biossegurança para riscos ocupacionais; Como lidar com paciente soropositivo e Violência contra mulher, adolescentes e crianças. “A precocidade do diagnóstico é fundamental para o sucesso do tratamento, por isso a prioridade é capacitar dos agentes de saúde para atuarem junto às famílias do município”, ressalta Wagner Teixeira, diretor de Vigilância em Saúde da SMS.

De acordo com o secretário de Saúde Alexandre Passos, a meta da secretaria é manter sempre os profissionais atualizados através de uma série de capacitações realizadas durante o ano. “Nossa meta é oferecer informações atualizadas para que os médicos que atuam nas emergências estejam cada vez mais bem preparados não só para atender à população, como também evitar riscos de contágio de doenças, afirmou”.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Irinéia Sant’Anna Rosa enfatizou em sua palestra ‘Biossegurança para riscos ocupacionais’ que apesar das medidas de segurança, acidentes envolvendo material biológico são freqüentes entre profissionais da área da saúde. “Os vírus mais relatados nestes acidentes são o vírus da imunodeficiência humana (HIV), da hepatite B (HBV), e da hepatite C (HCV)”, informou Irinéia.

Coordenadora do departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) da SMS, Thayane Gonçalves informa que o índice de violência sexual, de DTS e AIDS estão sendo mapeados com o objetivo de criar um fluxograma das ocorrências que passarão a ser notificadas de forma compulsória. “As maiorias dos casos notificados são de 18 homens e 17 mulheres acima de 30 anos, nosso índice é inferior ao dos municípios vizinhos como Nova Iguaçu, Paracambi”, informou.
 
Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, entre coordenadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.




Dia do Livro Infantil é celebrado por escolas municipais






Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Leituras de contos, lendas, paralendas e histórias foram algumas das atividades realizadas nas escolas municipais neste dia 18 em que se comemora o Dia Nacional da Literatura Infantil, a Escola Municipal Santa Sofia, localizada no Bairro de mesmo nome, realizou uma programação especial para os alunos. As atividades acontecerão nos turnos matutino e vespertino.

A data escolhida para instituir o Dia Nacional da Literatura Infantil é uma homenagem ao pai da literatura infantil, como ficou conhecido Monteiro Lobato no Brasil.

Segundo a gestora da escola, Lucia Helena Magalhães, a idéia é fazer um dia diferente para comemorar a data e incentivar a leitura. “Ler pode ser um dos passatempos mais divertidos, além de ser muito importante na vida de toda criança”, disse.

Para Zeni Neri da Silva Pedro, coordenadora da unidade, tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionam o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida. “As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa”, afirmou.

Zeni Neri coordena ainda o projeto de leitura da unidade e explica que cada criança é incentivada a escolher um livro e levá-lo para casa para lê-lo. “Nós estamos incentivando o hábito de leitura em nossas crianças”, disse.