Buscar

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vem aí a grande final do I Concurso Estudantil de Música



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Divulgação


Música vem do grego musiké téchne, a arte das musas. É uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao longo do tempo. Cada cultura possui suas músicas, seu estilo, suas abordagens e concepções musicais. A música pode ser erudita, tradicional, popular ou experimental e é essa diversidade que estabelece um compromisso entre o músico e seu público. Mesclar música e educação é uma forma brilhante de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos apresentados em sala de aula, além de incitá-los a se manifestarem através de práticas artísticas.

O Festival de Música Escolar teve inicio no dia 20 de outubro na Escola Municipal João Leôncio (KM 40). Essa é mais uma das iniciativas extra-classe da Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela arte, além de promover a socialização entre pais e responsáveis de alunos e escolas.

Avaliando a importância da música na vida dos seres humanos, a Secretaria Municipal de Educação implantou no município o Concurso Estudantil de Música, que acontecerá anualmente.

A final I Concurso de Estudantil de Música de Seropédica será realizada no próximo dia 04, às 14h no Seropédica Atlético Clube localizado à Av. Ministro Fernando Costa, 1330 – Km 50.


Dengue sob controle em Seropédica


Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama


A Prefeitura de Seropédica mantém ações contra a dengue durante todo o ano. E vem tratando o problema por meio de ações educativas, preventivas e de controle da doença. Com isso o último resultado do LIRA (Levantamento Rápido do Indice de Infestação por Aedes Aegypti) da cidade realizado em outubro mostra que o índice está em 0,9% em Seropédica.

De acordo com Alexandre Passos, secretário de Saúde, a Secretaria mantém, em toda a cidade, um trabalho permanente de orientação à população com visitas as residências. “As prevenções tem de ser feitas o ano inteiro, mas em especial e de maneira intensificada nessa época do ano, pois há maior incidência de chuvas e os riscos de focos de proliferação do mosquito tendem a aumentar”, explica.

O prefeito Alcir Fernando Martinazzo reforçou a importância de os segmentos organizados da sociedade e dos moradores de Seropédica reforçarem as ações de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Martinazzo, no entanto, frisa que a luta contra a doença deve ser contínua, motivo pelo qual, segundo o prefeito, a atenção da população deve ser redobrada, principalmente com a chegada do período das chuvas, época em que o número de focos costuma aumentar.

Os agentes de endemias fazem vistorias nos imóveis, em busca de possíveis focos do mosquito da dengue e, no caso de encontrarem larvas, as levam para análise, para saber se elas são do Aedes aegypti. Durante as visitas é feito um trabalho de orientação com a população, com o objetivo de combater o aparecimento do mosquito. “O cidadão de Seropédica tem ajudado muito no combate a dengue, mas sempre é bom reforçar a idéia de prevenir a doença”, completou.

Além desse trabalho, os agentes atendem denúncias e fazem visitas quinzenais nos chamados pontos estratégicos, que são locais onde há maior probabilidade do acúmulo de larvas, como cemitérios, borracharias e terrenos baldios.


Sintomas
Pode estar com dengue o paciente que apresente febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, abatido e manchas vermelhas no corpo.


Evitando focos do mosquito
- Guarde pneus sempre secos e em local aberto, ou encaminhe-os para reciclagem
- Lave sempre os vasos de plantas, depois escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho
- Coloque em sacos plásticos objetos que acumulam água. Feche bem os sacos e entregue ao lixo reciclável
- Coloque água sanitária nos ralos três vezes por semana e tampe-os
- Garrafas sempre viradas de boca para baixo e em local aberto
- Limpe a caixa d'água a cada seis meses e verifique se está bem tampada.






sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prefeitura Seropédica planeja Bairro Modelo em Santa Sofia


Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama



Uma verdadeira transformação na infraestrutura em todo o Bairro Santa Sofia, em Seropédica, começa a surgir com a entrada das máquinas e dos operários na principal via do bairro, dando início à obra que proporcionará a qualidade de vida aos mais de 3000 mil moradores do local. No começo de julho foi iniciada a intervenção na Escola Municipal Santa Sofia, que será a primeira escola sustentável da cidade.

Pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação e abastecimento de água serão algumas das ações desenvolvidas pela Prefeitura para transformar Santa Sofia no Bairro Modelo da cidade, através do Projeto Meu Bairro Feliz. “Várias ruas já receberam a colocação ou troca de manilhas do esgotamento sanitário, asfaltamento, enfim toda a atenção da Secretaria de Obras”, explicou o secretário de Obras, Fernando Barros.

Ainda em Santa Sofia está sendo reformada a Praça do Bairro, o Cemitério Municipal está sendo ampliado, será construída a Capela Municipal em frente ao Cemitério, enfim o Projeto irá beneficiar todos os pontos do Bairro. Ao final de todo o projeto, a Prefeitura de Seropédica ainda realizará a regularização fundiária, ou seja, entregará para todos os moradores do Bairro Santa Sofia a escritura das casas. “Com isso, as famílias passarão a viver com toda estrutura necessária para se viver com dignidade”, afirma o prefeito Alcir Fernando Martinazzo.

A cidade, nos últimos anos, vem ganhando um novo ritmo graças a seu desenvolvimento industrial e está atraindo a atenção não apenas das indústrias como também da população. “Este novo bairro sinaliza o grande momento de Seropédica. A cidade vive o desenvolvimento econômico e tem atraído novas empresas, novos moradores, que anseiam por espaços de qualidade de vida. O desenvolvimento urbano planejado encaixa-se neste contexto”, enfatiza Martinazzo.

O Bairro Modelo foi planejado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e está sintonizado com as demandas atuais de sustentabilidade, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida. Os espaços públicos foram projetados seguindo as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência. As calçadas terão rebaixos e piso nivelado, adequados ao deslocamento de todas as pessoas, inclusive cadeirantes, além do piso tátil e direcional para sinalização ao deficiente visual. “O projeto pretende a construção de várias benfeitorias, colocando comércio, lazer, escola, saúde, creches, quadras, enfim, colocando tudo que um bairro tem que ter, que uma cidade tem que ter”, afirmou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra.

O subsecretário de Desenvolvimento Sustentável Fernando Bertolini destacou que devido ao êxito no Projeto Calçadas Acessíveis desenvolvido pela Firjan, a prefeitura de Seropédica ganhou da empresa gratuitamente a consultoria do renomado arquiteto e urbanista Guilherme Takeda. “Devido ao êxito do nosso trabalho no Projeto Calçadas Acessíveis desenvolvido pela Firjan, a Prefeitura de Seropédica ganhou a consultoria do Takeda que virá à cidade com sua equipe nos dias 07 e 08 para ouvir as sugestões da população sobre os projetos a serem desenvolvidos na cidade”,disse Bertolini.



Mais benefícios

No total, serão 40 ruas drenadas, pavimentadas e iluminadas, o que significa aproximadamente 100 quilômetros de calçamento em todo o Bairro. A Rua João Azeredo, a principal via de entrada e saída de Santa Sofia, ganhará novo asfalto e iluminação, o que garantirá a segurança daqueles que precisam transitar por ela à noite.

                                                                                                                                                                                                                                        
O primeiro bairro modelo de Seropédica ainda disponibilizará para os moradores e para todos seropedicenses um Posto de Saúde totalmente reformado e ampliado, uma escola e uma quadra dotada de todos os equipamentos de lazer, incluindo uma quadra poliesportiva que proporcionará o desenvolvimento da prática esportiva na região, contribuindo a ocupação saudável e conquista da cidadania de jovens através do esporte.



Satisfação                                                                                                                                                                          
                                                                                                                   
Morador da comunidade há 36 anos, Cleber Gomes de Souza confessou que ficou muito feliz ao saber que o seu Bairro havia sido escolhido para ser o Bairro modelo do município. "Estou feliz e satisfeito com o início da obra na comunidade. Não só eu, como também através dos comentários dos meus vizinhos, percebemos a satisfação de todos em verem os homens trabalhando em prol de nossas melhorias", declarou Cleber que não escondeu a satisfação.

Quem também não escondeu a emoção em ver os serviços avançando no loteamento foi a estudante Loise Brenda Goulart da Silva. "Antes víamos as obras sendo realizadas em outros locais e a gente aqui praticamente vivendo na lama. Agora essa difícil realidade está bem próxima de acabar e por isso todos nos que moramos aqui estamos comemorando, principalmente porque a Escola Santa Sofia está sendo totalmente reformada", disse com o sorriso estampado no rosto.





sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Farmácia popular atendeu mais de 50 mil pessoas nos últimos 2 anos


Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama


A Farmácia Popular do Brasil de Seropédica, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece medicamentos com preços mais acessíveis à população. Somente este ano já foram mais de 25.401 pessoas que adquiriram remédios com preços de até 90% mais baixos que os praticados em drogarias comerciais.

Ao todo foram 385.157 mil medicamentos dispensados. Entre os medicamentos mais procurados estão o Omeprazol (indicado para úlceras e gastrite), Losartana Potássica  (para hipertensos), Atenolol (para hipertensos), metformina (para diabetes) e Nifedipino que também é utilizado no tratamento da pressão alta.

A Farmácia possui 113 itens de medicamentos e os mesmos são adquiridos mediante prescrição do médico ou dentista. Para solicitar medicamentos gratuitos, como anti-hipertensivos e diabéticos, além da receita médica é necessário apresentar, no balcão, os documentos CPF, RG. Já para os medicamentos comercializados, basta apresentar a receita, que pode ser proveniente tanto da rede pública de atendimento médico (SUS) como da rede privada. A lista com os remédios disponíveis está acessível pelo telefone 2682-1688 ou na própria Farmácia Popular.

Segundo o secretário de Saúde do município, Alexandre Passos, a população ainda não tem procurado os serviços da Farmácia como deveria; “O que vemos hoje é que apesar do grande numero de pessoas atendidas, a população está perdendo a oportunidade de explorar ainda mais este grande beneficio que oferecemos em nossa cidade. Muitos ainda pensam que a Farmácia Popular só fornece medicamentos com receita da rede pública, o que não é verdade, o benefício está aí para quem quiser usar”, afirmou o secretário.

A Farmácia Popular funciona na Rua Rita Batista, S/N, Bairro Dom Bosco KM 40 (na praça do km 40). O atendimento à população é feito de segunda a sexta, das 8h às 18h e também aos sábados, das 8h às 12h.




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

REFIS 2013 dá vantagens para quem quer acertar as contas com a Prefeitura de Seropédica




Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama



Prazo para pagar vencimentos atrasados com desconto
 na multa e nos juros vai até 30 de dezembro

Quem ainda não colocou em dia o pagamento de tributos municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tem até o dia 30 de dezembro para aproveitar as vantagens do Programa de Refinanciamento Fiscal do Município de Seropédica (Refis Municipal). O programa permite a renegociação das dívidas em mais de 24 vezes ou a quitação à vista com desconto de até 100% nas multas e juros pelo atraso.

E vale a pena aproveitar a lei especial, aprovada em outubro pela Câmara de Vereadores. “O benefício é enorme e por isso o contribuinte que tiver débito em dívida ativa deve correr o quanto antes para acertar as contas”, explica o subsecretário da Receita, Armando Augusto Pereira Lopes.

De acordo com o subsecretário de Receita, os devedores com o fisco municipal poderão parcelar suas dívidas em mais de 24 parcelas mensais e sucessivas. “Para pagamento à vista, em cota única vencível em até 15 dias contados do deferimento do pedido, será concedido desconto de 100% sobre o valor dos juros e da multa. Para pagamento de até 3 (três) parcelas, será concedido desconto de 95% sobre o valor dos juros e da multa. Em 6 (seis) parcelas, o desconto é de 90%. Em 12 parcelas, 80% de desconto, 24 parcelas, 60% de desconto e em mais de 24 parcelas, o desconto será de 40%”, informou o subsecretário.

Armando explica que, no passado, a retirada das guias de pagamentos demorava mais para ser expedidas devido à burocracia existente, porém atualmente o processo foi agilizado tendo em vista melhorar o atendimento ao contribuinte.

Para o subsecretário o Refis é um meio de oportunizar aos contribuintes que, por qualquer motivo, tiveram dificuldade em pagar os impostos no período devido. Conforme o subsecretário, o município deve fechar 2012 com uma execução de receita maior do que a prevista.

Armando Augusto, subsecretário de Receita enfatiza a importância dos contribuintes atualizarem seus dados junto à secretaria.

Os interessados em aproveitar os descontos para quitar seus débitos com o município deverão comparecer a sala do IPTU, que fica no prédio da Prefeitura localizado à Rua Maria Lourenço, n° 18, até o dia 30 de dezembro e formular sua opção pelo Refis. “O município espera incrementar a arrecadação tributária municipal, racionalizar a cobrança judicial e reduzir a inadimplência fiscal”, disse o subsecretário. “Esta é uma oportunidade a mais que a Prefeitura está concedendo para as pessoas que têm dívida com o município, contudo para agilizar o atendimento o contribuinte deverá levar a última guia de imposto paga”, concluiu.



Qual a finalidade do REFIS
O Refis Municipal tem por finalidade promover a regularização de créditos tributários decorrentes de débitos das pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos municipais, como IPTU e ISS, entre outros e taxas, vencidos até a data da publicação da referida lei, inscritos em dívida ativa, parcelados ou não, ajuizadas ou não, com exigibilidade suspensa ou não. A consolidação abrangerá todos os débitos existentes em nome do sujeito passivo até a data da publicação desta lei, pessoa física ou jurídica, inclusive os acréscimos legais, relativos aos juros moratórios e atualização monetária, determinados nos termos da legislação. O Refis Municipal só não alcança débitos relativos ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Seropédica inicia segunda dose contra a febre aftosa



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Divulgação



A 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa está ocorrendo normalmente no município de Seropédica desde o último dia 1º. A campanha é desenvolvida pela secretaria municipal de Ambiente e Agronegócios juntamente com a EMATER local e o Núcleo de Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro (NDA – RJ).

Com o intuito de imunizar o rebanho, a prefeitura municipal está beneficiando os pequenos criadores com a vacina e o veterinário. “Nosso objetivo é vacinar todo o rebanho e, para isso contamos com a ajuda e compreensão dos pecuaristas do município e vamos fornecer as doses da vacina e disponibilizar técnicos para a aplicação, sem custos aos pecuaristas”, explica o secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella.

Segundo o secretário a prefeitura está disponibilizando as doses aos agricultores com um rebanho de até 50 animais. Ele ressaltou a importância de todos os produtores aplicarem a vacina nos respectivos gados logo no início da campanha.

Conforme informou Julio Cicarino, agente agropecuário do Núcleo de Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro (NDA – RJ), esta etapa da campanha será diferente, pois serão vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. “Nós recebemos um ofício da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária que ordenava a vacinação dos bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, porém na campanha que iniciará em maio de 2013 o produtor deverá vacinar todos os animais em qualquer idade”, afirma Júlio Cicarino. “A vacina contra a doença é importante não só para o produtor, mas para o município, o estado e todo o país”, completou.

Quintella enfatiza que apesar de parcial, após a vacinação continua sendo obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. “Os produtores deverão preencher com atenção a declaração. Nos campos existentes deverão constar todos os bovídeos da propriedade e no campo vacinados, somente deverão ser discriminados os animais até 24 meses”, enfatiza Ademar Quintella.

A cidade é a 2ª maior criadora de gado da Baixada, perdendo apenas para Caxias. Em Seropédica existem 273 criadores e aproximadamente 13 mil cabeças de gado. A vacinação seguirá até o final de novembro.