Buscar

quinta-feira, 31 de março de 2011

Seropédica será sede do Campeonato Regional Leste de Bocha Paraolímpica

Entre os dias 25 e 26 de março, com abertura às 15:00 horas, no ginásio Esportivo da UFRRJ, o município de Seropédica será sede do Campeonato Regional Leste de Bocha Paraolímpica 2011, seletiva para o Campeonato Nacional. A ideia surgiu durante o último campeonato Brasileiro que foi realizado em Uberlândia (Minas Gerais), em dezembro de 2010, quando o Prof. Valter Bittencourt (Árbitro Internacional da modalidade e Coordenador do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência), sugeriu a equipe técnica da ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) que Seropédica fosse sede do próximo regional leste.

O campeonato contará com Clubes filiados a ANDE e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, além da participação de personalidades e pioneiros do movimento paraolímpico, como o atual campeão paraolímpico e Mundial, o atleta Dirceu José Pinto, que virá de São Paulo especialmente para prestigiar o evento. Todas as partidas serão realizadas no Ginásio Esportivo da UFRRJ.

Em parceria com a ANDE e o CPB, o evento será coordenado pelo Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e terá patrocínio e apoio da Prefeitura de Seropédica. “Este será um ano de muito trabalho, pois, nossa pasta é bastante ampla. Esse campeonato será o marco inicial para outros eventos maiores ou de igual proporção, e também trará ao conhecimento de muitos uma realidade até então desconhecida. Um fator importante é que encontramos total apoio de vários setores da Prefeitura e também da Srª Lúcia Baroni, que também é uma lutadora da causa,” ressaltou o Prof. Valter Bittencourt, coordenador Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência Física.

O que é ‘Bocha Paraolímpica’?

A bocha estreou no programa paraolímpico oficial em 1984, na cidade de Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino. Em Atlanta (1996), foi incluído o jogo de duplas.

Competem na bocha paraolímpica paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim). É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Seropédica terá eleição por biometria em 2012

Por: Luiz Dutra

Seropédica está entre os 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro que vão usar o sistema de impressão digital já na próxima eleição, em 2012, onde vão ser escolhidos prefeitos e vereadores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que já comprou as 117.835 urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições. O modelo, com leitor biométrico, é o mesmo que foi usado nas eleições do ano passado, quando 60 municípios em todo Brasil testaram a urna biométrica com sucesso.

O novo sistema, criado para coibir fraudes e erros de identificação, trará mais lisura para a eleição, acabando com as suspeitas de que terceiros votem em nome de outros eleitores. Os candidatos a vereador e a prefeito dos municípios que usarão o novo sistema eleitoral devem ficar mais tranquilos com as próximas eleições.

Os cerca de 60 mil eleitores de Seropédica vão ter que comparecer às zonas eleitorais para cadastrar suas impressões digitais e serem fotografados para votarem na próxima eleição. Moradores de outros 27 municípios vão ter que passar às suas respectivas zonas eleitorais para o mesmo processo. Entre eles estão os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Japeri, Engenheiro Paulo de Frontin, Quatis, Porto Real, Rio Claro, Mendes, Pinheiral, Iguaba Grande, Piraí, Arraial do Cabo, Casemiro de Abreu, Mangaratiba, Paracambi, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras, Maricá, Itaguaí, Araruama, Teresópolis e Cabo Frio.

Em 2010, o sistema, criado para evitar fraudes e erros de identificação, foi utilizado apenas em Búzios. Em 2012 serão 15% do eleitorado fluminense os beneficiados com o novo processo eletrônico. Essa novidade confirma o Brasil como um dos países com tecnologia mais avançada na automatização do sistema eleitoral. O voto eletrônico começou a ser utilizado no Brasil nas eleições municipais de 1996 e mostrou sua efetividade para facilitar o voto e a apuração. Porém, desde as eleições municipais de 2000, todos os eleitores brasileiros usam urnas eletrônicas.

Eduardo Paes varre o lixo do Rio e joga no quintal do vizinho

Por: Luiz Dutra

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, não está nem aí para as conseqüências ambientais, sociais e agrícolas que a implantação do aterro sanitário – o CTR Santa Rosa – vai trazer para a população de Seropédica e Itaguaí. A própria população do Rio, e parte da Baixada Fluminense, que é abastecida com a água do Rio Guandu, podem vir a sofrer as conseqüências dessa empresa, que sem dúvida, irá poluir, mais cedo ou mais tarde, o grande aquífero que passa exatamente no local em que o aterro está sendo construído.

O prefeito Eduardo Paes está resolvendo o seu problema com o eleitorado da zona oeste do Rio, que barrou a construção do aterro sanitário em Paciência, e jogou a banana podre para a população de Seropédica descascar.

É muito fácil e prático para Eduardo Paes varrer o lixo da sua casa e jogar para o quintal do vizinho. Ele quer a sua casa limpa, sem problemas ambientais, sem mosquitos, sem urubus, sem chorume, e, como num toque de mágica resolve o seu problema: vai jogar diariamente nove toneladas de lixo do Rio em Seropédica, assim, fácil, sem problemas, porque tem o apoio (pasmem) do Inea – Instituto Estadual do Ambiente e até do Ministério Público.

É um absurdo o que estamos vendo. Em países do primeiro mundo esse aterro jamais sairia do papel.

Banho de asfalto continua à todo vapor em 2011

No que depender do Prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo, as ruas da cidade vão continuar recebendo o tratamento certo para acabar com os buracos e com a lama em dias de chuva. Como promessa de campanha é para ser cumprida, o chefe do executivo determinou o asfaltamento e o saneamento de mais duas ruas: a Emilia dos Santos e a Irineia Verçosa, no km 42, em Campo Lindo. Outras ruas estão no cronograma para serem asfaltadas em vários bairros ainda esse ano.