Por: Luiz Dutra
Fotos: Luiz Dutra
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretos Humanos, Trabalho e Renda lançou hoje (28/06), a Revista Seropédica em Ação, onde traz informações dos serviços prestados à população nesses 10 meses do Governo de Respeito. A Secretária da pasta, professora Lúcia Baroni, informou em seu discurso que a revista nada mais é que uma prestação de contas à população de Seropédica, de tudo que a secretaria fez nesse período. No editorial da revista a Secretária aponta a Constituição Federal de 1988, onde estão os principais pilares da assistência social no Brasil, onde estão as diretrizes para a gestão das políticas públicas e a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, que estabelecem os objetivos, como princípios e diretrizes das ações que estão sendo adotadas em Seropédica.
A Secretária encerrou o editorial dizendo que “o modelo de gestão descentralizado e participativo, vem consolidar, definitivamente, a responsabilidade do município no enfrentamento da pobreza e da desigualdade, com a participação complementar da sociedade civil organizada, através de movimentos sociais e entidades de assistência social”, escreveu Lúcia Baroni.
A cerimônia de lançamento foi objetiva. Após a execução do Hino Nacional e do Hino de Seropédica, o Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor Ricardo Miranda falou da importância da revista para o município, além de elogiar o planejamento visual que adotaram no mais novo veículo de comunicação da cidade. Logo depois foi a vez da Secretária Lúcia Baroni. Ela informou que a revista é fruto de projetos dos subsecretários Fabio Cavalcante e Jorge Luiz (Dodi), que a convenceram da importância da revista para a Secretaria. Por último falou o Secretário Executivo David Maciel, representando o Prefeito Martinazzo, que também parabenizou a secretaria pelo lançamento da revista.
A revista traz em suas 18 páginas, além do editorial escrito pela Secretária Lúcia Baroni, matérias envolvendo as várias ações e serviços prestados, entre elas estão: Assistência Social – Ações de proteção social básica; CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Trabalho e Renda – Crescimento sustentável com trabalho; NIAM – Agora a mulher tem voz; AÇÃO SOCIAL – Interação e relação social; Dia Internacional da Mulher; DIREITOS HUMANOS – Uma vida mais digna; CONSELHO TUTELAR – Garantia dos diretos da criança e do adolescente; TELECENTRO – Alcance do cidadão promovendo cidadania e TERCEIRA IDADE – Sinônimo de envelhecimento com respeito. Todas as matérias foram escritas em linguagem coloquial, levando a informação ao alcance de todos.