Buscar

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Moradores de Seropédica ganham 647 unidades habitacionais



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira

Vice-governador participou da cerimônia na cidade

O vice-governador Luiz Fernando Pezão participou, ao lado do prefeito de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo, da entrega das chaves das 647 unidades habitacionais dos condomínios Residencial das Acácias e Residencial Parque das Flores, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida, na manhã desta sexta-feira (28). Localizado no Bairro Santa Sofia, as unidades habitacionais beneficiarão famílias de 0 a 3 salários mínimos.

Após entregar a chave a uma das novas moradoras, Pezão fez questão de enaltecer a parceria entre as esferas federal, estadual e municipal. “É uma alegria ver o nosso prefeito Martinazzo entregando moradia digna, cidadania e esperança de uma vida melhor. Este projeto representa um governo de integração do prefeito com o governador Sérgio Cabral, com o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma. Quando as autoridades se entendem, quem ganha é o povo”, afirmou.

Em sua fala Martinazzo declarou que em breve um novo empreendimento como este aqui na cidade. “Este bairro aqui é o símbolo do que queremos para a nossa cidade. Ninguém gosta de ver pessoas morando em condições precárias”, ressaltou Martinazzo.

De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra, os dois condomínios foram planejados de forma a atender amplamente as necessidades dos moradores. “O local possui toda infraestrutura como água potável, rede elétrica, galeria de águas pluviais e saneamento, a coleta de lixo e a luz externa paga, o IPTU virá com redução máxima de alíquotas”, declarou.

Cada residência é composta por sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. O total de investimento para a construção do Condomínio Residencial das Acácias, constituído de 327 casas residenciais e do Condomínio Residencial Parque das Flores, composto por 320 unidades, foi de mais de R$ 29 milhões, com recursos oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinado à população alvo definida no âmbito do programa.

O Programa Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras.




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

647 famílias assinam contrato do programa Minha Casa, Minha Vida



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira



A Prefeitura de Seropédica, através da através da Secretaria de Planejamento Sustentável com o apoio da subsecretaria de Habitação e a Caixa Econômica Federal realizará na manhã desta sexta-feira (21) a assinatura do contrato das 647 unidades habitacionais do Condomínio Residencial das Acácias e do Condomínio Residencial Parque das Flores. A assinatura ocorrerá no CIEP 155 – Nelson Antelo Romar durante toda a sexta-feira.

Além o local possui toda infraestrutura como água potável, rede elétrica, galeria de águas pluviais e saneamento, a coleta de lixo e a luz externa paga, o IPTU virá com redução máxima de alíquotas.

O Programa Minha Casa, Minha Vida é um programa do Governo Federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. A entrega das chaves acontecerá na quinta-feira (28) nos próprios empreendimentos.

O total de investimento para a construção do Condomínio Residencial das Acácias, constituído de 327 casas residenciais e do Condomínio Residencial Parque das Flores, composto por 320 unidades, foi de mais de R$ 29 milhões, com recursos oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinado à população alvo definida no âmbito do programa.


Prefeito vistoria final das obras

Na manhã desta quinta-feira (20) o prefeito Martinazzo percorreu o condomínio Residencial das Acácias e Residencial Parque das Flores ao lado do secretário de Obras Fernando Barros para verificar de perto as instalações dos condomínios. “Vim verificar as instalações e a forma como as pessoas irão receber suas casas”, disse Martinazzo.

Remediação do antigo lixão



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama


O Município de Seropédica recebeu do Instituto estadual do Ambiente - INEA o termo de Encerramento e a Remediação Ambiental do vazadouro municipal (Antigo lixão) localizado no Bairro Mutirão.

Assim sendo, Seropédica passa a ter o primeiro lixão encerrado e remediado da Região Metropolitana. Esta era uma das condicionantes da Licença do Centro de Tratamento de Residuos-CTR o qual seu cumprimento deve-se a participação ativa da Presidente do INEA Drª Marilene Ramos. “A comunidade do Mutirão, vizinha ao antigo “lixão” hoje respira melhor ficando livre dos odores e das moscas que os perseguiam desde a implantação do “lixão”, a mais de 30 (trinta) anos”, declarou Ademar Quintella, secretário Municipal de Meio Ambiente de Seropédica.

Hoje, concomitante com o aumento da qualidade de vida dos moradores, houve a valorização dos seus imóveis.

Para Quintella este é um dos ganhos Ambientais do Município assim como varias outras compensações ambientais exigidas às empresas instaladas em Seropédica como: asfalto, saneamento, tecnologias para a diminuição dos impactos ambientais dentre outras. “Isto se deve às legislações enviadas pelo Executivo e aprovadas na Câmara Municipal e da celebração do convênio entre o Município e o INEA”, enfatiza Quintella. 


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Prefeitura desapropria terreno para construção de Delegacia Legal

 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS                                                                                                Foto Roberto Castilho
 

O projeto Delegacia Legal anunciado para Seropédica começa a sair do papel na manhã desta quinta-feira através da assinatura da desapropriação por utilidade publica que possibilitará a Prefeitura de Seropédica ceder área ao Governo do Estado por meio de um Termo de Cessão de Uso. A intenção de doação foi confirmada pelo prefeito Martinazzo durante a assinatura da Desapropriação do Terreno. “A prefeitura negociou o terreno pelo preço de mercado. Acredito que a obra da Delegacia inicie e no máximo 2 meses”, afirmou.
O terreno fica localizado na esquina da Rua Irinéia Verçosa as margens da BR 465, bairro Campo Lindo, deverá ser doado à Polícia Civil pela Prefeitura de Seropédica para a construção do prédio da Delegacia Legal.
Ainda segundo Martinazzo, após a desapropriação, vai disponibilizar o terreno para que a obra seja iniciada. A previsão é que a construção da nova unidade se estende por quatro meses.
A Delegacia Legal de Seropédica vai ficar próxima do novo Complexo da Cidadania, prédio que abrigará um novo fórum, a sede da Defensoria Pública, uma agência da Previdência Social.
Para Martinazzo o terreno da Delegacia Legal fica situado em um local estratégico da cidade. “Este terreno fica situado próximo a duas importantes portas de acesso ao município e a Delegacia instalada nele coibirá a ação de criminosos”, declarou.
Participaram da reunião o subsecretário de Finanças Valter Carneiro, o procurador Geral do Município Harley Ramos Siquara, o Controlador Geral do Município Gecimar Jorge Aragão, o representante do Cartório do 1º Ofício de Justiça Rodrigo Esteves e os proprietários do terreno Alexandre Marques e Jorge Marques.
  

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Martinazzo recebe o arquiteto e urbanista Guilherme Takeda



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira



O prefeito Martinazzo e o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra recepcionaram o arquiteto e paisagista Guilherme Takeda e o representante da ABCP Luiz Gustavo Guimarães nesta última sexta-feira (07).

O projeto é da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). “Nós pretendemos fazer do município de Seropédica uma Cidade Modelo de Crescimento Sustentável, com geração de emprego e renda”, declarou animado Martinazzo.

 Durante o encontro realizaram um sobrevoo pela cidade de Seropédica com o objetivo de conhecerem a área para posteriormente ser feito um projeto de Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Urbanização de toda a Cidade. “Este Projeto será levado para discussão através de Audiências Públicas com toda as entidades representativas do município”, afirmou Wilson Beserra.

De acordo com Luiz Gustavo a prefeitura está de parabéns. “Muito bom o que está no projeto. O pessoal focou, estão acreditando, pois é um instrumento legal para a cidade”, declarou.

Segundo observou Takeda, traçar estratégias de longo prazo é um passo fundamental para que as mudanças aconteçam, como aconteceu em Curitiba-PR e como está acontecendo no Rio de Janeiro, com o projeto “Maravilha”, que vai sediar as Olimpíadas de 2016, há muito sendo trabalhado e que se estenderá após o evento numa série de desdobramentos e mudanças no modelo urbanístico e social da capital carioca.

A equipe do arquiteto e urbanista esteve na cidade nos dias  10 e 11 para conhecerem pessoalmente os locais a serem trabalhados no projeto.


Takeda

Gaúcho de Gramado, com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Formou-se na Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1980 sendo o único aluno a se graduar em 5 anos no ano de 1984.

Já proferiu palestras e cursos sobre o seu trabalho em diversas cidades do país como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, Recife, Salvador, Porto Alegre, Blumenau, Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria e em Bogotá na Colômbia.

Em 2010 Takeda realizou na Praça Bom Jesus, localizada em Anápolis um trabalho semelhante ao que será feito em Seropédica.





quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Prefeitura paga segunda parcela do 13º antes do prazo



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira



Valorização dos funcionários municipais

Os servidores municipais de Seropédica iniciaram o recebimento da segunda parcela do 13º salário nesta quarta-feira (12), uma semana antes do prazo estipulado em lei. A antecipação do abono de Natal foi determinada pelo prefeito Alcir Fernando Martinazzo, que desde o início de sua administração tem adotado uma política de valorização do funcionalismo. “A antecipação da liberação da parcela final do 13º antes do dia 20 de dezembro (prazo estabelecido pela Lei 4.090 de 13 de julho de 1962) é uma forma de valorizar o servidor público”, justificou o prefeito.

Martinazzo adiantou que até o dia 20 pagará o salário referente ao mês de dezembro do funcionalismo municipal. “Seropédica foi o primeiro município da baixada a pagar a segunda parcela do 13° salário aos servidores”, contou orgulhoso o prefeito.

Além de vir pagando o salário dos funcionários até o dia 30 de cada mês, isto é antes do prazo estabelecido por Lei que é até o 5° dia útil, a Prefeitura iniciou o pagamento do 13° na última quarta-feira (12), o que demonstra a estabilidade financeira dessa gestão, o compromisso e a seriedade no trato com os funcionários e o dinheiro público.

Para o secretário de Finanças Ayrton Aguiar, a antecipação possibilita ao funcionário, condições para programar o investimento ou a quitação de débitos com o 13º. “A decisão do prefeito é um reconhecimento ao trabalho prestado pelo funcionalismo público municipal”, afirmou.

O prefeito afirmou que mesmo enfrentando as dificuldades econômicas, tem trabalhado junto com os secretários de Fazenda, Administração e Planejamento e técnicos para honrar os compromissos da prefeitura. “Isso se deve ainda a política econômica adotada pelo governo. Estamos conseguindo equilibrar as contas para manter a estabilidade econômica e política do município”, destaca Martinazzo.



PSF distribui alegria e solidariedade em Festa de Natal



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira 


Na tarde desta quarta-feira (12), a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do PSF do Mutirão, ofereceu aos moradores do Bairro um dia de festa repleto de atividades lúdicas e distribuição de brinquedos para as crianças. De acordo com a enfermeira chefe do posto, Geovana Endel, a ideia era despertar nas crianças o espírito do Natal e proporcionar um dia de brincadeiras e diversão para a comunidade. “Essas crianças precisam de motivação para prosseguir e acho que a festa foi uma grande oportunidade para suprir isso, proporcionando diversão, alegria e brincadeiras”, explicou entusiasmada.

Durante o evento teve brincadeiras, música com o DJ Leozinho e ainda houve distribuição de lanches.

O ápice do evento aconteceu com a distribuição de cerca de 120 brinquedos para as crianças da comunidade. A maior parte desses brinquedos foi comprada pela equipe do PSF e o restante com a ajuda dos comerciantes locais. “O carinho que eventos como este dão as crianças pode torná-las pessoas melhores e preservar um pouco da sua inocência”, disse Josivan Posidônio da Silva, funcionário do Pré Hospitalar Dr José Bueno Lopes do km 49 e morador do Bairro.

De acordo com Josivan, o trabalho da equipe do posto e a contribuição da comunidade local fizeram com que o objetivo da festa fosse alcançado com sucesso. “Tivemos cerca de 120 crianças aqui e fico feliz com o resultado. Tenho certeza que conseguimos tocar cada uma dessas crianças”, declarou Josivan. “Tenho a sensação de que as pessoas estão percebendo a importância de se doar para o outro. Fica a sensação de trabalho cumprido com muito suor”, concluiu.

A festa foi realizada nas dependências da Igreja Batista do Coqueiral e na oportunidade cada criança recebeu um kit Uma roupa, um calçado e um brinquedo.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Moradias para a população



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira 


Seropédica contempla 646 famílias que deverão ganhar casa própria até o final deste ano

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Planejamento Sustentável com o apoio da subsecretaria de Habitação, promoveu nos dias 03 e 04 de dezembro, dois encontros na Casa Verde com os mais de 600 contemplados que receberão as casas populares localizadas às margens da BR 465, próximo ao Bairro Santa Sofia, por meio do projeto federal 'Minha Casa, Minha Vida'.

O Programa Minha Casa Minha Vida construiu 646 unidades habitacionais em Seropédica, para famílias com renda de 0 a 3 salários mínimos. Trata-se do 1º empreendimento para essa faixa de renda da superintendência regional.

Representando a prefeitura de Seropédica, Drª. Áurea Carneiro, subsecretária de Habitação, disse que o projeto prioriza em primeiro lugar, pessoas portadoras de deficiência física, idosos e mulheres. “O Projeto tem por preferência atender principalmente o público feminino e pessoas portadoras de deficiência física”, afirmou a sub-secretária.

O local possui toda infraestrutura como água potável, rede elétrica, galeria de águas pluviais e saneamento. Além de estar a cargo da Prefeitura a coleta de lixo e a luz externa paga, o IPTU virá com redução máxima de alíquotas.

Durante os encontros Fernando Rabello, superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, que abrange todo o Sul Fluminense e mais algumas cidades da região Metropolitana, afirmou que o convênio assinado entre a Caixa, a SETA Construtora e a prefeitura local garantiu que as casas fossem construídas de acordo com as especificações do programa: dois quartos, sala, cozinha e banheiro, e custarão R$ 45 mil cada. “As famílias pagarão prestação de no mínimo R$ 50 e no máximo 10% da renda familiar, durante o prazo de financiamento, que é de 120 meses”, explicou Rabello.

O total de investimento para a construção do Condomínio Residencial das Acácias, constituído de 327 casas residenciais e do Condomínio Residencial Parque das Flores, composto por 319 unidades, foi de mais de R$ 29 milhões, com recursos oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinado à população alvo definida no âmbito do programa.





Municípios se unem pela segurança pública



Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira 


A segurança pública na região foi tema do I Fórum Segurança da Costa Verde realizado nesta segunda-feira (03) no salão de convenções do Hotel Porto Bello. Idealizado pela Prefeitura de Mangaratiba, o evento contou com a participação de prefeitos e vice prefeitos eleitos das seis cidades que compõem a região (Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty), além de vereadores e secretários municipais.

Autoridades dos órgãos de segurança pública da região e especialistas no assunto também marcaram presença debatendo o tema e apresentando idéias que possam trazer melhorias para o setor.

O prefeito de Mangaratiba Evandro Capixaba abriu o evento e destacou que com a união dos municípios é possível realizar iniciativas mais efetivas. “Partilhamos a preocupação com a segurança pública em nossa região e este fórum é apenas o primeiro passo. Acredito que somente unindo forças vamos conseguir ações que vão reduzir a criminalidade na Costa Verde”, afirmou.

Zealdo Amaral, vice prefeito de Seropédica enfatizou que o crescimento da região ocasionado principalmente pelo Porto de Itaguaí e pelo Arco Metropolitano tem trazido fatores positivos, porém junto com o crescimento estão vindo os problemas. Estamos ficando com o ônus do crescimento do Rio de Janeiro, e se essa união der certo, seremos fortes para cobrar melhorias”, disse.

Outra questão levantada por Zealdo diz respeito as UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadoras) que estão sendo instaladas em vários pontos do município do Rio de Janeiro, fazendo, segundo ele, com que os criminosos destes locais migrem para as cidades da região. “É nítido o aumento da criminalidade na região após o advento das UPP’s e do inicio das obras do arco e do funcionamento do Porto de Itaguaí”, destacou.

O Fórum contou com seis mesas de debates onde as delegações dos municípios participantes trocaram experiências, apresentaram suas necessidades e carências, visando formular um relatório único que será uma ata onde os prefeitos eleitos e reeleitos entregarão ao governador Sergio Cabral, para que os assuntos imediatos sejam tratados com a devida urgência. “Outras edições do Fórum de segurança serão realizadas e estamos idealizando também um fórum de saúde para discutir o tema”, declarou Capixaba.