Buscar

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Martinazzo visita novas instalações em duas unidades de saúde

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

O prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo foi verificar de perto como anda o Programa de Reestruturação da Secretaria de Saúde. Na quarta-feira (27) ele visitou o Pré-Hospitalar José Bueno Lopes, no Km 49 e o Posto de Saúde Silvio José Cristino, no Km 40, onde conferiu as mudanças na sala de fisioterapia das duas unidades. Durante a visita, sempre acompanhado pelo Secretário de Saúde Alexandre Passos, o Prefeito aproveitou para conhecer também a área que está projetada para construção da Unidade de Pacientes Graves (UPG) do Pré-Hospitalar do Km 49, o equivalente a um Centro de Tratamento Intensivo. Segundo informou a fisioterapeuta Vanessa Schwarts, com esse serviço, os pacientes graves não precisarão mais buscar atendimento no Hospital Estadual Rocha Faria ou no São Francisco Xavier.

O Secretário de Saúde Alexandre Passos anunciou também o projeto de construção do Centro Municipal de Reabilitação, com intuito de atender ainda melhor às necessidades da população. “O Centro Municipal de Reabilitação faz parte do projeto de reestruturação da saúde pública, que avançara ainda mais neste ano”, finalizou o secretário.

MAIS SALAS DE FISIOTERAPIA

O coordenador de fisioterapia do município Juberto Forena de Oliveira Junior acredita que a reestruturação vai trazer maior comodidade, praticidade e conforto para funcionários e pacientes. “O horário de funcionamento será das 8h às 17h, de segunda a sexta. Temos ainda uma equipe que presta atendimento em domicílio”, acrescentou Juberto. Ao todo a população terá à disposição um massoterapeuta e seis fisioterapeutas atuando no atendimento de fisioterapia pediátrica, motora, respiratória e neurológica. A equipe domiciliar vai atender pacientes com problemas de locomoção.

Segundo informou Juberto Junior todos os postos de saúde do município serão equipados com sala de fisioterapia e toda aparelhagem necessária para realizar o tratamento dos pacientes. Já foram comprados os equipamentos de ultrassom, tense, caneleira, infravermelho e laser para equipar os postos.

Cinema de graça em Seropédica

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Em mais um patrocínio da CCR NovaDutra com a Prefeitura Municipal de Seropédica, o município recebe durante três dias: 01 (segunda), 02 (terça) e 03 (quarta) de agosto, no Km 40, a sala de cinema itinerante. A estrutura será montada na Praça João de Oliveira, s/n – Campo Lindo, com 225 lugares e entrada gratuita. Serão quatro sessões diárias de cinemas com filmes nacionais selecionados para levar a família inteira. Serão exibidos os filmes O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, Eu e Meu Guarda Chuva, Antes que o Mundo Acabe e Desenrola, com sessões às 8h, 10h, 13h30 e 15h.

CONFORTO

Criado em 2004, o projeto já percorreu mais de 350 cidades, onde foram exibidas mais de 4.100 sessões, com um público total de 788 mil espectadores, onde muitos deles estiveram em uma sala de cinema pela primeira vez. Com taxa de ocupação da sala em 88% – a maior do país – 73 filmes nacionais já foram exibidos. O Cine Tela Brasil conta com duas salas itinerantes que levam cinema brasileiro de graça para comunidades em todo país. As duas salas oferecem ao público o conforto e a experiência completa de estar em um cinema com padrão de shoppings. A estrutura móvel conta com 225 cadeiras acolchoadas, ar-condicionado, projeção cinemascope 35mm, som stereo surround e tela de 21m².

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Emoção no 2º dia de competição dos Jogos Mundiais Militares em Seropédica

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

A emoção tomou conta do segundo dia de competição do 5º Jogos Mundiais Militares, realizado na Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica. A Corrida de Orientação levou as brasileiras Wilma Souza, Tânia Carvalho, Mirian Pasturiza e Soraya Cabral, da equipe de revezamento, a conquistarem o terceiro lugar, faturando a medalha de bronze. A emoção das atletas na chegada levou o público ao delírio, com muita gente gritando emocionado em uma só voz o nome do Brasil. A atleta Wilma Souza chorou de emoção ao conquistar a medalha inédita para o Brasil. “Obrigado a todos que acreditaram na nossa equipe, principalmente a nossa família. Isso é um sonho real. A gente é o terceiro do mundo” falou chorando a atleta.

Outra atleta da equipe que também estava muito emocionada foi Tânia Carvalho. Ela lembrou à Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Seropédica que já morou na cidade. “Na prova eu nem pensei nisso, mas ao perceber que chegamos em terceiro e, ao ser abraçada pela população, lembrei que já morei em Seropédica na infância”, falou emocionada a atleta. Ela falou ainda que essa vitória vai abrir as portas para que as gerações vindouras se apaixonem pelo esporte.

A equipe Masculina ficou com a 10º e 11º posição. Uma boa colocação se considerarmos que foram 27 países disputando a prova.

Uma iniciativa do Gerente de Marketing do CNA Arthur levou alunos de inglês para a Flona ajudarem a população a se comunicar com os atletas de língua inglesa. O que a maioria queria saber era como pedir uma lembrança aos atletas de outros países.


EXPOSIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

O Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente apresentou uma exposição de armas e animais peçonhentos aos visitantes que foram á FLONA assistirem às provas de revezamento do 5º Jogos Mundiais Militares. O monitor da exposição foi Sargento Constantino, que deu uma verdadeira aula de meio ambiente, falando de cobras, aranhas, escorpiões e armas e armadilhas apreendidas em vários pontos do estado. Ele explicou ainda que algumas aves raras capturadas pelos traficantes são vendidas ao exterior por até 30 mil reais.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Seropédica recebe prova do 5º Jogos Mundiais Militares

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Seropédica foi o palco do Pentatlo Aeronáutico, uma das modalidades dos 5º Jogos Mundiais Militares. A Floresta Nacional Mario Xavier – FLONA – recebeu na quinta, dia 21/07, a prova de orientação. O Pentatlo Aeronáutico foi criado em 1948, após a Segunda Guerra Mundial. A modalidade é composta por uma prova aérea e seis desportivas: Tiro; Esgrima; Natação; Prova de Basquete; Pista de Obstáculos; Orientação. Desde seu surgimento, foram realizadas 46 edições de Campeonatos Mundiais Militares da modalidade.

Aproximadamente 800 moradores foram à FLONA para conhecer e prestigiar a prova, que reuniu 36 atletas de vários países. Apesar do atraso de duas horas para o início das competições, muitos moradores não foram embora. “Estamos diante de um esporte diferente. Conhecer novas formas esportivas é sempre bom, principalmente quando também somos atletas. Vou ficar até o final para conhecer o vencedor”, disse mestre Guido, professor de Tae Ken do.

Entre os cinco primeiros classificados, três são atletas brasileiro. O vencedor foi o atleta romeno Pupaza Ion, que fez o percurso em 47:02 minutos. O segundo melhor tempo ficou com o brasileiro Eduardo Utzig Silva, com 47:49 minutos. Depois apareceu um filandez com o tempo de 50:02 minutos. A quarta e quinta posições foram de brasileiros. Rafael Xavier marcou 51;04 e André Kuroswiski 52:01.

Amanhã será a vez da prova de revezamento da orientação para homem e mulher, uma competição parecida com o atletismo. No resultado geral o Brasil consagrou-se campeão, com o atleta Eduardo Utzig Silva batendo o recorde mundial.

EXPOSIÇÃO

A Floresta Nacional Mario Xavier – FLONA, mais conhecida como Horto Florestal, realizou em suas dependências uma exposição com cartazes, artefatos arqueológicos, pássaros embalsamados e vídeos mostrando um pouco da fauna e flora brasileira. As pessoas que foram ver a prova de Pentalho Aeronáutico aproveitaram para conhecer um pouco mais da Floresta Nacional Mario Xavier.

Uma exposição de troncos de madeiras extraídos da FLONA também estava à mostra, onde os visitantes puderam conhecer o jacarandá rosa, o imbul preto, a peroba rosa, a carrapeta, o jacarandá preto, entre outras espécies. Quanto aos pássaros embalsamados, os visitantes conheceram o frango d’água, o carcará, o gavião carijó, o bicho preguiça, a maritaca, a arara Canindé, a gralha cacan, a juruva verde, entre outros.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

20 de julho - feliz Dia do Amigo!



Reunião com Secretária de Educação marca o encerramento do 1° semestre

Por Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

A Secretária de Educação de Seropédica Lúcia Baroni Martinazzo se reuniu com diretores de todas as escolas do município para orientar quanto o período de recesso, que começou no dia 18 e se estende até o dia 1º de agosto. A secretária informou que o momento é de agradecimento e de reflexão em relação ao semestre que está se encerrando. “A gente vai fazer uma coisa bem dinâmica, com foco no encerramento do nosso semestre e orientações futuras para o início do próximo. Vamos consertar o que não saiu tão bom, que errado nada saiu, e implantar novas coisas, à medida que as coisas que já foram plantadas estão sendo um sucesso”, informou a Secretária aos diretores.

Antes de entrar na pauta da reunião a Secretária fez questão de elogiar todos os funcionários da Secretaria de Educação que participaram da Festa Caipira, orientando para que no próximo ano sejam feitas modificações para tornar o evento ainda melhor, com palanques para apresentação de danças e mais espaços entre as barracas.

Para homenagear as escolas e as pessoas que fizeram a festa caipira acontecer, a assessoria da Secretária de Educação preparou uma premiação surpresa para eles. Em clima de descontração e alegria a Escola Maria Lúcia, dirigida pelo professor Mário César, por exemplo, recebeu a faixa de Escola Animação. Já a Escola Eulália, dirigida pela professora Cristiane, foi eleita Escola Higienização. Outra escola, a Luiz Leite, dirigida pela professora Aline, ganhou o título de Escola Garra. Outras escolas recebem o titulo de escola conforto, criativa, luxuosa, mimosa, revelação, fashion, animação, inovadora, impecável, sustentável e beleza. As professoras Ednéia, Elida, Daise, Regiane e Jaqueline, foram eleitas as glamorosas do evento.


CENTRO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A reunião também serviu para a Secretária apresentar a Professora Francelina Felipe como a nova Diretora do Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI, que vai funcionar no prédio da APAE, atendendo todos os alunos da entidade. “O convênio com a APAE permanece, mas a gerência pedagógica e administrativa passa para o município, já que toda infraestrutura, desde os alunos, o transporte, o uniforme, a merenda, o professor, o fisioterapeuta e demais servidores são pagos pela Prefeitura, nada mais justo que o município assuma mais essa demanda. A única coisa que vai mudar é que eu proibi a cobrança de mensalidades. Seria injusto cobrar da população uma adesão por um programa que é todo gratuito, como todas as escolas”, disse Lúcia Baroni.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seropédica Solidária movimenta São Miguel

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Beneficiado pelo lindo dia, com céu de brigadeiro, o IV Seropédica Solidária foi montado no bairro São Miguel, no sábado, dia 16, atraindo muitos moradores interessados em um dos mais de 30 serviços oferecidos pelo projeto. Várias secretarias municipais trabalham em conjunto com a Subsecretaria de Governo para tornar o projeto viável, entre elas, a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, a Secretaria de Cultura, de Agricultura, de Educação, de Transporte, Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Lazer e Coordenadoria da Defesa Civil, entre outras.

O projeto foi elaborado pela subsecretária de Governo Jurema Andrade, quando ainda era subsecretaria de Assistência Social, com objetivo de facilitar o acesso dos moradores dos bairros mais distantes aos diversos serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. “Quando elaborei o projeto recebi total apoio do Prefeito Martinazzo. Percebi que muitos moradores não têm dinheiro de passagem para se deslocar ao centro para tirar documento ou para solicitar a gratuidade da segunda via de documentos perdidos ou extraviados. É um dever do Governo de Respeito levar esses serviços à população, acompanhados de outros que estimulem a auto-estima dos moradores, como cabeleireiro, manicure, pedicure, além de lazer para crianças, jovens, adultos e para 3ª idade”, informou Jurema Andrade.

SERVIÇOS OFERECIDOS

São Miguel recebeu muitos serviços, entre eles o cadastro para o Programa Bolsa Família; atendimento odontológico com restauração, extração, exame clínico e aplicação de flúor; Breshopping, com distribuição gratuita de roupas masculinas, femininas e infantis; Projovem; Programa de Saúde Escolar; matrícula para o EJA; Programa Escola Aberta; Distribuição de sementes e mudas de plantas; NIAN – Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher; Cadastro para emprego, através do SINE; prevenção contra dengue e leptospirose, através da FUNASA; pressão arterial, taxa de glicose e agendamento de preventivo, retirada da 1ª via da Carteira de Identidade para pessoas acima de 13 anos; oficina de cabeleireiro; isenção para 2ª via de documentos, através da Fundação Leão XIII; verificação de impostos prediais e territoriais; Programa da 3ª idade e ouvidoria, entre outros.

O evento se estendeu das 9 às 15h e contou com a participação da FAMUSE – Fanfarra Municipal de Seropédica, além de atividades esportivas, distribuição de pipas para as crianças, atividades de Tai Chi Chuan para a 3ª idade, apresentação da quadrilha Flor de Lis, futebol feminino e apresentação de pipas gigantes. Um dos serviços mais procurados foi o oferecido pelo Detran, onde várias pessoas aproveitaram para tirar gratuitamente a primeira via da carteira de identidade. “Estou aproveitando para tirar a minha identidade porque estou perto de casa, economizando tempo e dinheiro de passagem“ disse a jovem Jéssica de Oliveira, 20 anos, moradora do bairro. O breshopping também foi muito procurado, assim como o serviço odontológico, o serviço de cabeleireiro e manicure/pedicure. Alcione Juvenal, outra moradora do bairro, achou importante a ida do projeto para São Miguel. “Estou achando maravilhoso. Já peguei pipas para os meus filhos, sementes de plantas e comi docinhos feitos pela 3ª idade”, comentou a moradora.


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Parceria entre a Secretaria de Cultura e o CAC leva música para bairros de Seropédica

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Seropédica e a UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está proporcionando aos munícipes a oportunidade de conhecer os músicos da cidade. O projeto está sendo organizado pela Secretaria de Cultura e o CAC – Centro de Arte e Cultura da UFRRJ e foi batizado de Jam Session Free Style, ou seja, uma espécie de show com estilo livre.

A Secretária de Educação e de Assistência Social Lúcia Baroni Martinazzo participou da primeira apresentação na Praça Central da Rural e ficou encantada com o profissionalismo dos músicos, a maioria iniciados em projetos de Seropédica. “A Nadia (Secretária de Cultura) sempre falou de vocês, mas é importante a gente ouvir para poder falar do talento. Fico honrada em fazer parceria com os músicos para tornar verdadeiros os talentos da cidade. Vou fazer com vocês o mesmo que fiz com a FAMUSE”. Vou marcar um dia com o prefeito para ele ouvir o trabalho de vocês. A música faz com que a gente sonhe e voe juntos. Vamos transformar vocês numa referência para Seropédica, disse emocionada Lúcia Baroni.

Nesse primeiro show participaram os músicos Belxo, Herbert Bruno, Badu, Diego e San. Segundo a Secretária de Cultura Nadia Alvarez o projeto deve ser feito de 15 em 15 dias de forma itinerante, dando oportunidade aos moradores de vários bairros de conhecerem os talentosos músicos do município. Nessa etapa o projeto leva o nome de “Reza para não Chover”, indicando que em dias de chuva não haverá shows, porque eles são feitos ao ar livre.


Seropédica ganha uma unidade do projeto Rio 2016

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Uma unidade do projeto Rio 2016, antigo Suderj em Forma, foi entregue à comunidade de Fazenda Caxias. O Projeto trabalha com futsal, voleibol e ginástica, voltado para criança de seis anos à Terceira idade. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Iza de Brito e contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais, entre eles o prefeito Martinazzo, a responsável pela vinda do projeto para Seropédica, Deputada Estadual Andréia do Charlinho, o Secretário de Receita, Armando Lopes; Secretário de Esporte e Lazer Lealdo Mota; Secretário de Segurança Dione Vidal; Secretária de Cultura Nádia Alvarez; Secretário de Governo Luiz Guedes; Vereadores Dedé Bananeiro, Max Goulart e Flávio Alves; Moacir Amorim dos Santos, Superintendente Regional da Cedae, a Professora e coordenadora Geral de Educação Física da Secretaria de Educação Maria Aparecida, represenando a Secretária de Educação Lúcia Baroni Martinazzo e Fabiano Rodrigues, coordenador do projeto.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino de Seropédica as autoridades que fizeram parte da mesa fizeram suas pronunciações a respeito da vinda do projeto para o Município. O primeiro a falar foi o Coordenador Fabiano Rodrigues, que agradeceu a presença de todos e os convidou para inscreverem seus filhos e demais pessoas da família no projeto, porque ele é direcionado às crianças a partir dos seis anos até a terceira idade. A professora Maria Aparecida falou em seguida e se disse muito honrada por estar representando a Secretária de Educação Lúcia Baroni. Ela também pediu para a comunidade abraçar o projeto porque ele é uma conquista para o futuro, onde o projeto vai trabalhar formação cidadã acima de tudo, mas não acha impossível que também forme bons atletas.

O vereador Flávio Alves foi o terceiro a falar e em breves palavras agradeceu ao Prefeito Matinazzo pelo excelente trabalho que vem fazendo à frente da Prefeitura. Ele agradeceu também a Deputada Andreia do Charlinho por estar cumprindo as promessas de campanha e pela iniciativa de trazer o projeto para o município. Ele completou dizendo que o Rio 2016 vai ajudar as mães a tirarem seus filhos da rua nos horários após as aulas.

O vereador Max Goulart falou em seguida e, após agradecer a presença de todos, informou que fez a escolha certa ao apoiar a Deputada Andreia do Charinho nas eleições passada. Ele informou ainda que o projeto esportivo Rio 2016 visa acompanhar o segundo tempo das crianças, onde muitas delas ficam sem ter o que fazer, quando o pai e a mãe estão trabalhando, e ficam sob a tutela de um irmão mais velho. “O projeto quer trazer essas crianças para fazer atividades esportivas, formando cidadãos, tirando-as das más companhias. Vamos trabalhar também com a melhor idade, porque quem não respeita o idoso não respeita a si próprio”, finalizou Max, que foi o mentor junto à deputada pela vinda do projeto para Seropédica.

O Vereador Dedé Bananeiro, presidente da Câmara Municipal, falou na sequência, agradecendo a Deputada por trazer esse grande projeto para comunidade de Fazenda Caxias. O Vereador classificou o projeto de maravilhoso, porque dá a oportunidade às crianças de saírem da rua.

MAIS CINCO CRECHES EM SEROPÉDICA

O Prefeito Martinazzo iniciou sua fala agradecendo o apoio que tem recebido da Câmara Municipal, que através de suas ações tem ajudado muito o município a crescer. Agradeceu também ao Vereador Max por ter levado a ideia do projejto 2016 à Deputada Andreia do Charlinho, trazendo as crianças para a escola nos contra turno delas. O Prefeito aproveitou para anunciar a criação de mais cinco creches no município. “Tenho uma boa notícia para o bairro: Fazenda Caxias vai ter a sua creche de referência, aliás, serão cinco novas creches no município, e uma delas será aqui em Fazenda Caxias. A gente sabe que é pouco perto daquilo que o município precisa e merece, mas muita coisa boa está para acontecer ainda. O tempo é curto, mas com muita vontade e disposição e com o apoio de todos e da comunidade faremos a diferença em pouco tempo de governo” finalizou Martinazzo sob aplausos.

A deputada Andreia do Charlinho falou por último e fez questão de mostrar seu carinho e gratidão pela cidade. “É sempre muito bom chegar em um lugar onde as pessoas acreditam que o trabalho vai dar certo. Observei que as pessoas estavam esperançosas por dias melhores e isso começou quando você assumiu a prefeitura, com a sua garra e a sua vontade de trabalhar, trazendo progresso diferente para essa cidade” disse a Deputado ao Prefeito Martinazzo.

A deputada também fez questão de falar como surgiu a idéia do projeto. “O vereador Max foi me procurar no gabinete quando eu só tinha um mês de trabalho como deputada, e me fez o pedido para levar o projeto Suderj em Forma para Seropédica. Expliquei que não conhecia o projeto, mas iria saber detalhes e, caso o projeto fosse bom, iria lutar para levá-lo para Seropédica. Ao consultar a Suderj fiquei sabendo que o nome tinha mudado para Rio 2016. Consegui a princípio apenas uma unidade do projeto e conversei com o Prefeito de Itaguaí, Charlinho, que a prioridade era para Seropédica. Assim, o projeto veio parar aqui com vocês”, disse entusiasmada a Deputada Andreia do Charlinho.

Professores recebem capacitação em Educação Física

Por Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Todos os professores da rede pública municipal de ensino estão recebendo curso de capacitação, onde a formação está voltada para o brincar da educação infantil. Nele serão abordados a parte da motricidade, da psicomotricidade e todo lado concretivo e psicomotor voltado para a sala de aula. O curso está sendo coordenado pela professora e coordenadora de educação física da Secretaria Municipal de Educação Maria Aparecida.

O curso também visa levar vários benefícios para os professores, com novas estratégias e propostas, aonde os professores ensinam as novidades e a lúdica através de um olhar novo das brincadeiras aos alunos.

Outras novidades para os professores da rede municipal estão sendo trabalhadas, como por exemplo, o Projeto “A Criança Cresce e Aprende Brincando”, onde a Secretaria de Educação tem em todas as CMEIS suas recreadoras, que estão trabalhando diretamente com o brincar. As professoras de sala de aula também trabalham diretamente com as crianças com a prática do Brincar, sob um olhar novo dentro das creches.


IV Festa Caipira de Seropédica dá um show!

Por Luiz Dutra
Fotos: Divulgação AsCom Seropédica


A IV Festa Caipira de Seropédica, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, animou a população da cidade das 17h do sábado, (dia 9) às 2h da manhã de domingo. A feira foi montada na Praça Nildo Romano, com barracas de várias escolas dispostas ao longo da calçada, vendendo comidas típicas como milho cozido, maça do amor, pé de moleque, pipoca, canjica, cachorro quente, entre outras iguarias e bebidas consumidas em festa caipira. Vários banheiros químicos também foram colocados à disposição dos frequentadores da IV Festa Caipira de Seropédica.

A animação ficou por conta do banda Caramuela. Eles tocaram forró do início ao fim da festa, fazendo os frequentadores dançarem sem parar. As escolas municipais Maria Lúcia, Valtair Gabi, Pastor Gerson e o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Hermetério fizeram apresentações de quadrilha com os seus alunos. Além dessas, o grupo Flor do Lírio fez uma apresentação que levou o público ao delírio.

O Prefeito Alcir Martinazzo chegou ao evento acompanhado da primeira dama e Secretária de Educação Lúcia Baroni por volta das 19h. A animação da Secretária era tanta que ela improvisou uma quadrilha com funcionários da Secretaria de Educação, que dançaram por aproximadamente uma hora, sem demonstrar cansaço. Confira algumas fotos:


sexta-feira, 8 de julho de 2011

Vem aí IV Festa Caipira de Seropédica


Neste sábado (09/07), a partir das 17h será realizada a IV Festa Caipira de Seropédica, na Praça Nildo Romano, Centro.

Com apresentação das Escolas Municipais, barracas com comidas típicas, quadrilhas, show da banda Caramuela, entre outras atrações. Não perca mais esta realização da Prefeitura Municipal de Seropédica e da Secretaria de Educação.

Venha e traga sua família!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conferência finaliza Plano Municipal de Educação

Por: Luiz Dutra
Fotos: Levi Oliveira

A definição do Plano Municipal de Educação (PME) da cidade de Seropédica aconteceu durante a 1ª Conferência realizada no dia 30 de junho, no Auditório Gustavo Dutra, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. O Plano segue agora para ser discutido na Câmara Municipal e depois para a ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, onde depois de aprovado, abre as portas para novos repasses e verbas para e educação do município.

A Secretária Municipal de Educação Lúcia Baroni falou em seu discurso da forma democrática e participativa que o Plano foi elaborado. “Ter escrito o Plano foi uma forma de dar transparência às nossas intenções, de dizer à comunidade o que queremos e iremos fazer. Para construí-lo foram convidados representantes do SEPE, da UFRRJ, do município, do Conselho Municipal de Educação e a sociedade civil”, informou a Secretária.

O Secretário da Receita do Município, Armando Augusto Pereira Lopes, falou da importância da Secretaria de Educação para a cidade. “O crescimento, a evolução e a disciplina da Secretaria de Educação tem sido uma referência para todas as outras secretarias, até mesmo a minha, em face ao dinamismo que vem implementando”, enfatizou Armando Lopes.

Outro entusiasta da educação presente na Conferência foi o Reitor da UFRRJ, professor Ricardo Motta Miranda, que mais uma vez falou da importância da participação da Universidade na vida da cidade. “Temos o compromisso de estar envolvidos com a realidade em que estamos inseridos. Presente em Seropédica desde a década de 40, a Rural acumulou uma dívida social muito grande com a comunidade. Não poderíamos mais ficar ausente dessa situação, que eu considero absurda, de não estar presente nas ações políticas, sociais, educacionais, culturais e empresariais da cidade”, definiu o reitor.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Martinazzo é sabatinado em programa da Globo

Por: Luiz Dutra
Fotos: Luiz Dutra

O Prefeito de Seropéldica Alcir Martinazzo participou no sábado (02/07) do programa Manhã da Globo, apresentado pelo radialista Roberto Canazio. Durante toda semana o Globomóvel percorreu vários bairros de Seropédica, incluindo o Centro, conversando com moradores para saber dos problemas que a cidade enfrenta. Segundo o apresentador, Martinazzo foi o único prefeito da cidade que aceitou participar de um programa que leva o político para ser sabatinado ao vivo pelo povo.

Martinazzo mostrou-se tranquilo durante as perguntas e fez questão de comentar sobre o trabalho de duas secretárias: Saúde e Educação. A Secretaria de Saúde, porque em pouco tempo conseguiu, entre outras coisas, zerar os casos de dengue com o projeto Meu Bairro Sem Dengue. A Secretaria de Educação por uma série de atos e fatos que coloca a educação do município entre as melhores do Estado. “O material didático, a merenda, o uniforme, as obras de infraestrutura, as reformas, a qualificação dos professores, os seminários, entre outras coisas, faz da educação do município um orgulho pra todos nós” falou o prefeito.

Canazio entregou ao prefeito duas folhas com reclamações dos moradores, e lamentou não ter tempo suficiente para debater uma a uma. O apresentador disse que ficou surpreso pelo alto índice de aceitação do Governo Martinazzo, onde a população, em sua maioria, está satisfeita com as melhorias que vem ocorrendo em tão pouco tempo na cidade.

SORTEIO

A produção do programa sorteou no final vários brindes às pessoas que participaram do Manhã da Globo. Aproximadamente 70 moradores passaram pela tenda armada desde cedo na Praça Nildo Romano. Os sortudos levaram para casa kits com camisa, boné e vale pizza; rádios de pilha; bolsas da Globo e uma bola de futebol, o brinde preferido pelo público.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Meu Bairro Sem Dengue zera casos no município

Os resultados do Projeto Meu Bairro Sem Dengue foi comemorado com muita alegria no dia 30 de junho, na sede do Seropédica Atlético Clube, pela Secretaria de Saúde de Seropédica, em especial pelo pessoal da Diretoria de Saúde Coletiva e Vigilância em Saúde, que coordenaram todas as ações da programação. Conforme a grande mídia divulgou recentemente, nosso município estava entre que tinham grandes índices de infestação. No dia 18 de março desse ano o RJ-TV, da Rede Globo, divulgou que a cidade estava entre as nove em alerta para uma possível epidemia, com 397 casos para cada 100 mil habitantes. O projeto, que teve o apoio de várias outras secretarias, entre elas a de Educação, Ação Social, Obras e comunicação, entre outras, foi o pontapé inicial para tirar o nome do município desse ranking maldito.

RESULTADOS DO PROJETO

A Drª Aparecida apresentou em um telão os resultados do Projeto, que segundo ela foi muito ousado e simples ao mesmo tempo. Ousado por ter uma cobertura muito grande e uma imensa população atingida, chegando praticamente em todo município, e simples em sua ação. Foi um projeto pautado na valorização da promoção da saúde através da educação e da prevenção. Nesse projeto a população deixou de ser mero expectador para se transformar em coadjuvante em sua execução.

O projeto foi dividido em cinturões, onde cada um deles abrangia bairros. O cinturão amarelo trabalhou o Incra, Mutirão, Campinho de Areia e Jardim Maracanã. O Azul atingiu Piranema, Santa Sofia, Fonte Limpa e Peixoto. O verde foi para o Canto do Rio, Km 39, Km 42, Oza e Dom Bosco. O laranja chegou a São Miguel, Coletivo, Carretão, Santa Alice e Nazareth. Cada bairro trabalhou durante cinco semanas em várias frentes de combate ao Aedes aegypti, como o mutirão da mobilização da comunidade, da limpeza urbana, das contagens e depósitos e o mutirão da reciclagem do lixo. As crianças tiveram participação fundamental no mutirão da reciclagem do lixo e no mutirão da resposta da comunidade. A divulgação do projeto foi feito através de outdoor, das escolas, faixas, jornais, etc, com a fundamental participação da Assessoria de Comunicação.

Alunos da E.M. Panaro Figueira fez uma apresentação em forma de protesto com vários cartezes contra a dengue
Só no primeiro mutirão foram visitadas 12.156 casas. No segundo mutirão foram retirados cerca de 3 mil pneus e milhares de garrafas pets, latinhas, tampinhas, entre outros materiais que pudesse se transformar em criadouro do mosquito, durante os seis meses de trabalho. Foram envolvidos 296 profissionais só da Secretaria de Saúde. Entre eles foram contabilizados 128 agentes comunitários de saúde e 112 guardas de controle de endemias, entre outros profissionais, sem contar as pessoas de outras secretarias envolvidas no projeto

O mutirão da contagem de depósito é feito pelo guarda de endemias, que vai de casa em casa e terrenos baldios para verificar se existe foco de mosquito, sempre orientando os moradores. Na quarta semana foi feito a reciclagem do lixo com o recebimento de todo material para ser transformado em artesanato. Nessa fase foram usados caixas de leite, sacos plásticos e garrafas de refrigerantes, entre outros, que poderiam ser aproveitados.

DENGUE ZERO

Todo esse trabalho do Projeto Meu Bairro Sem Dengue resultou naquilo que a Prefeitura sonhava: zerar os casos no município. De cidade criticada, Seropédica passou a ser elogiada por ter conseguido acabar com os casos de dengue. Para a Diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Drª Maria Aparecida, o trabalho apenas começou. Ele pretende redobrar as atenções para que em 2012 o projeto seja ampliado, para não deixar a dengue voltar ao município.

O Secretario de Saúde, Dr. Alexandre Passos, disse estar bastante satisfeito com o resultado do projeto, que mostrou que a integração e a participação de outras secretarias foi fundamental para se chegar aos resultados obtidos. “Graças à participação de todos Seropédica já não se encontra entre os municípios com ameaça de epidemia. Nós precisamos fazer um trabalho contínuo no combate a dengue. Gostaria, também, de agradecer a participação da Secretaria de Saúde do Estado que foi importante no apoio a esse projeto. Gostaria enfim, em nome do Prefeito Martinazzo, agradecer a presença de todos, de todas as secretarias que foram importantes para os resultados alcançados no projeto”, disse Alexandre Passos.