Buscar

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seropédica Solidária movimenta São Miguel

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Beneficiado pelo lindo dia, com céu de brigadeiro, o IV Seropédica Solidária foi montado no bairro São Miguel, no sábado, dia 16, atraindo muitos moradores interessados em um dos mais de 30 serviços oferecidos pelo projeto. Várias secretarias municipais trabalham em conjunto com a Subsecretaria de Governo para tornar o projeto viável, entre elas, a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, a Secretaria de Cultura, de Agricultura, de Educação, de Transporte, Meio Ambiente, Saúde, Esporte e Lazer e Coordenadoria da Defesa Civil, entre outras.

O projeto foi elaborado pela subsecretária de Governo Jurema Andrade, quando ainda era subsecretaria de Assistência Social, com objetivo de facilitar o acesso dos moradores dos bairros mais distantes aos diversos serviços oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. “Quando elaborei o projeto recebi total apoio do Prefeito Martinazzo. Percebi que muitos moradores não têm dinheiro de passagem para se deslocar ao centro para tirar documento ou para solicitar a gratuidade da segunda via de documentos perdidos ou extraviados. É um dever do Governo de Respeito levar esses serviços à população, acompanhados de outros que estimulem a auto-estima dos moradores, como cabeleireiro, manicure, pedicure, além de lazer para crianças, jovens, adultos e para 3ª idade”, informou Jurema Andrade.

SERVIÇOS OFERECIDOS

São Miguel recebeu muitos serviços, entre eles o cadastro para o Programa Bolsa Família; atendimento odontológico com restauração, extração, exame clínico e aplicação de flúor; Breshopping, com distribuição gratuita de roupas masculinas, femininas e infantis; Projovem; Programa de Saúde Escolar; matrícula para o EJA; Programa Escola Aberta; Distribuição de sementes e mudas de plantas; NIAN – Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher; Cadastro para emprego, através do SINE; prevenção contra dengue e leptospirose, através da FUNASA; pressão arterial, taxa de glicose e agendamento de preventivo, retirada da 1ª via da Carteira de Identidade para pessoas acima de 13 anos; oficina de cabeleireiro; isenção para 2ª via de documentos, através da Fundação Leão XIII; verificação de impostos prediais e territoriais; Programa da 3ª idade e ouvidoria, entre outros.

O evento se estendeu das 9 às 15h e contou com a participação da FAMUSE – Fanfarra Municipal de Seropédica, além de atividades esportivas, distribuição de pipas para as crianças, atividades de Tai Chi Chuan para a 3ª idade, apresentação da quadrilha Flor de Lis, futebol feminino e apresentação de pipas gigantes. Um dos serviços mais procurados foi o oferecido pelo Detran, onde várias pessoas aproveitaram para tirar gratuitamente a primeira via da carteira de identidade. “Estou aproveitando para tirar a minha identidade porque estou perto de casa, economizando tempo e dinheiro de passagem“ disse a jovem Jéssica de Oliveira, 20 anos, moradora do bairro. O breshopping também foi muito procurado, assim como o serviço odontológico, o serviço de cabeleireiro e manicure/pedicure. Alcione Juvenal, outra moradora do bairro, achou importante a ida do projeto para São Miguel. “Estou achando maravilhoso. Já peguei pipas para os meus filhos, sementes de plantas e comi docinhos feitos pela 3ª idade”, comentou a moradora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário