Cerca de 150 pessoas participaram da III Conferência Municipal de Políticas Para Mulheres nesta quinta-feira (18), no Auditório do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho. O evento, que foi regido pelo tema “Erradicação da pobreza para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil”, teve como principal objetivo a discussão de estratégias para a geração de renda da mulher seropedicense e diminuir o índice de violência contra mulher.
A III Conferência tem por objetivo apontar prioridades e diretrizes para elaboração de um plano Estadual para o período de 2011-2014 e suas formas de execução, com o comprometimento do Governo Municipal. E ainda discutir e aprovar diretrizes para que essas políticas públicas contemplem a igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres e contribuam para a Erradicação da Extrema pobreza e exercício da plena Cidadania pelas mulheres do município de Seropédica, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.
A conferência foi dividida em três eixos: Erradicação da pobreza para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil; Análise da realidade brasileira, social, econômica, educacional, política, saúde, cultural e dos desafios para a construção de igualdade de gênero; e Apresentação das políticas publicas e ações no âmbito do município de Seropédica.
A Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, Lucia Martinazzo, não pôde estar presente ao evento, porém foi representada pelos subsecretários de Direitos Humanos, Jorge Luiz Moreira e de Trabalho e Renda, Fábio Cavalcante.
O evento contou com a palestra da deputada estadual Inês Pandeló, sobre a Erradicação da pobreza para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil. Segundo ela o ponto principal de discussão são propostas para a autonomia das mulheres. “Infelizmente existe muito homem que acha que lugar de mulher é somente cuidando da casa. Temos que através das conferências revolucionar esse quadro. Pela primeira vez no Brasil temos uma mulher na Presidência da República e vamos usar isso ao nosso favor”, frisou a deputada.
A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Darci Pereira, enfatizou a presença da sociedade civil organizada na conferência o que mostra que a sociedade quer debater junto com o governo, através das secretarias aqui representadas. “A presença da sociedade civil significa a coesão entre a sociedade e o governo”, disse Darci.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), Neuza Cezario o momento é propicio para o debate com o objetivo de criar propostas a serem levadas para a conferência Estadual. “Espero que possamos tirar muitas propostas para levarmos para a III Conferencia Estadual e que estas possam vir contribuir para a sociedade brasileira”, afirmou a coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), Neuza Cezario.
A Conferência foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, pelo Conselho dos Direitos da Mulher de Seropédica, pelo Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Seropédica, do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), da Pastoral da Mulher de Seropédica, da Associação dos Pequenos Agricultores Filhos do Sol, Agentes Pastorais Negros e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário