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terça-feira, 25 de outubro de 2011

Capacitação visa formular diretrizes para a reestruturação da Educação Física do município


Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Seropédica receberam curso de capacitação que terá por objetivo formular diretrizes para a reestruturação da disciplina nas escolas da rede. A capacitação realizada no auditório do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho durante esta terça-feira (25).

A coordenação foi feita pela professora e coordenadora de educação física da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria Aparecida Oliveira. “O objetivo é capacitar e atualizar os professores e recreadores da rede municipal de educação, investindo na valorização dos profissionais na busca da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A idéia é apresentar aos professores novas formas de trabalhar a educação física com nossas crianças”, declarou a coordenadora geral de Educação Física.

O curso também contou com a presença do subsecretário de esportes Fábio Moffati que falou sobre os Jogos Estudantis a serem realizados ainda este ano no município. “Este encontro com os professores tinha por objetivo passar a base do regulamento dos jogos estudantis e como os jogos serão estruturados”, explicou o subsecretário.

De acordo Maria Aparecida, a segunda etapa do treinamento oferece a oportunidade de os participantes trocarem conhecimentos, enriquecendo seu desempenho profissional. “As capacitações fazem parte um projeto de formação continuada, que acontece todos os meses no auditório da SME ou do CAIC envolvendo todos os professores de Educação Física”, disse a coordenadora.

Ao falar como a educação física pode contribuir para o desenvolvimento da criança Maria Aparecida afirmou que essa área do conhecimento pode ter um papel fundamental na Educação Infantil, pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e idéias sobre o movimento e suas ações. “Além disso, é um espaço para que, através de situações de experiências com o corpo, com materiais e de interação social, as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas, numa atuação consciente e crítica”, finalizou Maria Aparecida. 

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