Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Custódio
A educação seropedicense é
considerada referência no tema inclusão social e desenvolvimento de projetos
comunitários que tornam o entorno das unidades escolares ainda melhor. Prova disso
é o agraciamento prestado, no ano corrente, a nove escolas da rede municipal de
ensino com o Selo
Escola Solidária, oferecido pelo Instituto Faça
Parte, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e com outras entidades
como Unesco e Unicef.
Ainda na tentativa de se fazer inclusão social com
responsabilidade foi ampliado o número de escolas que oferecem a Educação de
Jovens e Adultos (EJA). “Atualmente são 10 escolas que oferecem essa modalidade
de ensino no município e, a princípio, três são beneficiadas com o Programa de
Livre Acesso com a implantação da Brinquedoteca da EJA para os filhos dos
estudantes e a merenda diferenciada em todas as Unidades Escolares”, garantiu a
secretária.
O horário integral passou a ser
ofertado em 13 escolas, com a finalidade de interferir na qualidade de vida dos
alunos da rede municipal de educação com total apoio da Prefeitura Municipal de
Seropédica. “Este também foi um dos marcos da gestão atual, pois entende-se que
a criança que passa o dia todo na escola, em média oito horas, o rendimento
pedagógico terá mais chances de ser promissor, além de ser um suporte para que
pais e mães possam trabalhar tranqüilos enquanto seus filhos estudam com o
apoio pedagógico, orientação educacional e estrutura necessárias para serem bem
sucedidos nos estudos”, informou.
Lucia Martinazzo esclarece que as
escolas de horário integral por possuírem uma dinâmica diferente das escolas de
horário parcial oferecem alguns benefícios essenciais para a manutenção deste
modelo. Dentre estas vantagens são oferecidas além das aulas regulares (4 horas
diárias exigidas por Lei – 9394/96), apoio pedagógico com (01) uma hora de
estudo na parte da tarde reservada ao reforço escolar; orientação para a
produção textual e a leitura; Língua Inglesa; Informática; suporte cultural e
artístico com ministração de aulas de Artes; Educação Musical e Educação Física
que são trabalhadas de forma interdisciplinar.
A seguir estão relacionadas às
escolas que funcionam com uma nova estrutura de horário integral:
1. CMEI Alcione;
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8. E.E.M. Francisco Cabral;
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2. CMEI Alice;
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9. E.E.M. Coletivo;
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3. CMEI Alice;
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10. E.M. Iza de Brito;
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4. CMEI Hemetério;
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11. CRAF – Centro de Referência em Alfabetização
(Eulália Figueiredo);
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5. CMEI Irene;
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12. E.M. Paulo Freire;
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6. CAIC – Paulo Dacorso Filho;
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13. E.M. Nossa Senhora de Nazareth;
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7. C.E.M. José Albertino;
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14. E.M. Quintino Bocaiúva.
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Quanto às obras e benfeitorias
realizadas no período de agosto de 2010 a março de 2012 destacam-se:
1. Ampliação e reforma geral da Escola Municipal
Eulália Cardoso de Figueiredo, atualmente denominada CRAF (Centro de Referência
em Alfabetização). A estimativa é atender 400 crianças em tempo integral do 1º
e 2º ano do Ensino Fundamental;
2. Ampliação com três novas salas de aula na E.M.
Profº Lígia Rosa Ferreira;
3. Ampliação com quatro novas salas e implementação
de ensino médio noturno em parceria com a Secretaria Estadual de Educação na
E.E.M. Bananal;
4. Ampliação da estrutura física com quatro novas
salas de aula na E.M. Paulo de Assis Ribeiro;
5. Ampliação da estrutura física da C.E.M José
Albetino com a construção do anexo para atendimento ao Berçário e Educação
Infantil;
6. Construção da Quadra Poliesportiva da Escola
Municipal Luiz Claudio Baranda;
7. Reforma e ativação da piscina da E. M. João
Leôncio;
8. Reforma geral e ampliação com novas salas, como
também construção da Quadra Poliesportiva que encontra-se em fase de construção
da E.M.Paulo Freire.
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