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quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Da Educação e das Unidades Escolares




Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Custódio




A educação seropedicense é considerada referência no tema inclusão social e desenvolvimento de projetos comunitários que tornam o entorno das unidades escolares ainda melhor. Prova disso é o agraciamento prestado, no ano corrente, a nove escolas da rede municipal de ensino com o Selo Escola Solidária, oferecido pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e com outras entidades como Unesco e Unicef.

Ainda na tentativa de se fazer inclusão social com responsabilidade foi ampliado o número de escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Atualmente são 10 escolas que oferecem essa modalidade de ensino no município e, a princípio, três são beneficiadas com o Programa de Livre Acesso com a implantação da Brinquedoteca da EJA para os filhos dos estudantes e a merenda diferenciada em todas as Unidades Escolares”, garantiu a secretária.


O horário integral passou a ser ofertado em 13 escolas, com a finalidade de interferir na qualidade de vida dos alunos da rede municipal de educação com total apoio da Prefeitura Municipal de Seropédica. “Este também foi um dos marcos da gestão atual, pois entende-se que a criança que passa o dia todo na escola, em média oito horas, o rendimento pedagógico terá mais chances de ser promissor, além de ser um suporte para que pais e mães possam trabalhar tranqüilos enquanto seus filhos estudam com o apoio pedagógico, orientação educacional e estrutura necessárias para serem bem sucedidos nos estudos”, informou.

Lucia Martinazzo esclarece que as escolas de horário integral por possuírem uma dinâmica diferente das escolas de horário parcial oferecem alguns benefícios essenciais para a manutenção deste modelo. Dentre estas vantagens são oferecidas além das aulas regulares (4 horas diárias exigidas por Lei – 9394/96), apoio pedagógico com (01) uma hora de estudo na parte da tarde reservada ao reforço escolar; orientação para a produção textual e a leitura; Língua Inglesa; Informática; suporte cultural e artístico com ministração de aulas de Artes; Educação Musical e Educação Física que são trabalhadas de forma interdisciplinar.


A seguir estão relacionadas às escolas que funcionam com uma nova estrutura de horário integral:

1.  CMEI Alcione;
8. E.E.M. Francisco Cabral;
2. CMEI Alice;
9. E.E.M. Coletivo;
3. CMEI Alice;
10. E.M. Iza de Brito;
4. CMEI Hemetério;
11. CRAF – Centro de Referência em Alfabetização (Eulália Figueiredo);
5. CMEI Irene;
12. E.M. Paulo Freire;
6. CAIC – Paulo Dacorso Filho;
13. E.M. Nossa Senhora de Nazareth;
7. C.E.M. José Albertino;
14. E.M. Quintino Bocaiúva.


Quanto às obras e benfeitorias realizadas no período de agosto de 2010 a março de 2012 destacam-se:

1. Ampliação e reforma geral da Escola Municipal Eulália Cardoso de Figueiredo, atualmente denominada CRAF (Centro de Referência em Alfabetização). A estimativa é atender 400 crianças em tempo integral do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental;

2. Ampliação com três novas salas de aula na E.M. Profº Lígia Rosa Ferreira;

3. Ampliação com quatro novas salas e implementação de ensino médio noturno em parceria com a Secretaria Estadual de Educação na E.E.M. Bananal;

4. Ampliação da estrutura física com quatro novas salas de aula na E.M. Paulo de Assis Ribeiro;

5. Ampliação da estrutura física da C.E.M José Albetino com a construção do anexo para atendimento ao Berçário e Educação Infantil;

6. Construção da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Luiz Claudio Baranda;
7. Reforma e ativação da piscina da E. M. João Leôncio;

8. Reforma geral e ampliação com novas salas, como também construção da Quadra Poliesportiva que encontra-se em fase de construção da E.M.Paulo Freire.




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