Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Oliveira
Ideb 2011 atingiu a
meta estabelecida para 2013 em Seropédica
A rede municipal de
ensino de Seropédica superou as metas projetadas pelo Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb) para 2011, divulgadas esta semana pelo Ministério da
Educação e Cultura (MEC). A média das escolas do 5º ano do Ensino Fundamental I
foi de 4,3, superando a meta projetada pelo MEC para 2013, que é de 4,0 pontos.
Com apenas 1 ano e
11 meses de gestão, a Secretária de Educação, Lúcia Martinazzo e a equipe da
SME conseguiram elevar o IDEB de Seropédica, que era 3.7 pontos percentuais em
2009, e no ano de 2011 elevou-se para 4.3 pontos (Série/Ano = 4ª Série/5º Ano),
comprovando que a atual gestão da educação municipal tem trabalhado de forma
séria na busca da melhoria da qualidade do ensino no município.
De acordo com a
secretária de Educação, Lucia Martinazzo este fato reflete o bom trabalho
realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) ultrapassou a meta
proposta pelo Ministério da Educação, e o município, hoje, já encontra-se com o
valor proposto como meta para 2013, que são os atuais 4.3 pontos. “Isto é uma
grande satisfação para nós educadores e queremos manter os índices acima da
média”, disse.
O êxito desses
resultados se deve também, segundo Lucia Martinazzo, ao trabalho de capacitação
continuada que vem sendo realizado desde o inicio da gestão.
A Escola Municipal
Nelson Fernandes, localizada no bairro Boa Esperança, é uma prova do
crescimento na qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura Municipal de
Seropédica. A escola obteve uma média de 5,7 para os alunos do 5º ano.
Satisfação também
para a diretora da Escola Municipal Nelson Fernandes Nunes, Valéria Batista.
Para a diretora só é possível alcançar bons números se o trabalho for realizado
em equipe e em parceria com os pais dos alunos. “Do vigilante ao professor,
todos estão envolvidos, como também os pais das crianças. O nosso ponto forte
são os alunos”, disse Valéria Batista.
Valéria disse ainda
que já está de olho no Ideb de 2013. Isso se deve, segundo a diretora, aos
propósitos da escola e, principalmente, pela dedicação que os educadores têm
pela causa. “Já começamos a preparar os alunos do 4º ano para o próximo Ideb”,
antecipou.
A secretária de
Educação, Lucia Martinazzo reforçou o trabalho de equipe realizado na rede
municipal de ensino. “Esse trabalho busca a excelência do ensino. Foi
estabelecida uma meta e estamos alcançando. Não há dúvida de que temos alunos
muito bons, e isso é fruto do trabalho desenvolvido pela prefeitura de
Seropédica, pelos professores, pais e principalmente pelos alunos de nossa
cidade”, acrescentou.
Vale ressaltar que
o aumento ocorrido de 2005 a 2009 (na gestão anterior, período de 4 anos) foi
de 5 décimos (de 3.2 à 3.7 pontos), entretanto, entre 2009 e 2011 (em 2 anos,
sendo que a atual gestão assumiu em 2010) esse aumento foi de 6 décimos (de 3.7
à 4.3 pontos), evidenciando o fato de que a gestão em andamento está
trabalhando de forma mais objetiva, obtendo melhores resultados em menos tempo
de trabalho que as gestões anteriores.
A GRANDE VITORIOSA
A Escola Municipal
Nelson Fernandes Nunes, situada no Bairro Boa Esperança, obteve a melhor nota
de Seropédica nos anos iniciais. A diretora da unidade Valéria Batista ficou
muito emocionada com o resultado. “Além do investimento da Secretaria de
Educação, a escola está sempre inovando e buscando estratégias diferentes para
enriquecer o aprendizado dos nossos alunos”, diz a diretora. Entre essas
inovações está o acesso a literatura, e a brinquedoteca implantada recentemente
na unidade.
Outro fator
importante para atingir esta nota é o apoio incondicional dos pais dos alunos
que participam de forma intensa de todas as atividades. “Atitudes simples dos
pais, como conversar com os filhos e acompanhar o dever de casa, podem
influenciar substancialmente a vida escolar de meninos e meninas”, declarou
Valéria Batista.
Para ajudar o filho
a melhorar o desempenho, aconselha a diretora, bastam medidas simples como
acompanhar o dever de casa, incentivar a leitura nas férias e conversar muito
com os filhos. “O pai tem que saber o que ocorre na escola e o acompanhamento
do dever de casa é o diálogo do pai com a escola”, acredita.
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