Buscar

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

REFIS 2013 dá vantagens para quem quer acertar as contas com a Prefeitura de Seropédica




Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Tathiana Gama



Prazo para pagar vencimentos atrasados com desconto
 na multa e nos juros vai até 30 de dezembro

Quem ainda não colocou em dia o pagamento de tributos municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tem até o dia 30 de dezembro para aproveitar as vantagens do Programa de Refinanciamento Fiscal do Município de Seropédica (Refis Municipal). O programa permite a renegociação das dívidas em mais de 24 vezes ou a quitação à vista com desconto de até 100% nas multas e juros pelo atraso.

E vale a pena aproveitar a lei especial, aprovada em outubro pela Câmara de Vereadores. “O benefício é enorme e por isso o contribuinte que tiver débito em dívida ativa deve correr o quanto antes para acertar as contas”, explica o subsecretário da Receita, Armando Augusto Pereira Lopes.

De acordo com o subsecretário de Receita, os devedores com o fisco municipal poderão parcelar suas dívidas em mais de 24 parcelas mensais e sucessivas. “Para pagamento à vista, em cota única vencível em até 15 dias contados do deferimento do pedido, será concedido desconto de 100% sobre o valor dos juros e da multa. Para pagamento de até 3 (três) parcelas, será concedido desconto de 95% sobre o valor dos juros e da multa. Em 6 (seis) parcelas, o desconto é de 90%. Em 12 parcelas, 80% de desconto, 24 parcelas, 60% de desconto e em mais de 24 parcelas, o desconto será de 40%”, informou o subsecretário.

Armando explica que, no passado, a retirada das guias de pagamentos demorava mais para ser expedidas devido à burocracia existente, porém atualmente o processo foi agilizado tendo em vista melhorar o atendimento ao contribuinte.

Para o subsecretário o Refis é um meio de oportunizar aos contribuintes que, por qualquer motivo, tiveram dificuldade em pagar os impostos no período devido. Conforme o subsecretário, o município deve fechar 2012 com uma execução de receita maior do que a prevista.

Armando Augusto, subsecretário de Receita enfatiza a importância dos contribuintes atualizarem seus dados junto à secretaria.

Os interessados em aproveitar os descontos para quitar seus débitos com o município deverão comparecer a sala do IPTU, que fica no prédio da Prefeitura localizado à Rua Maria Lourenço, n° 18, até o dia 30 de dezembro e formular sua opção pelo Refis. “O município espera incrementar a arrecadação tributária municipal, racionalizar a cobrança judicial e reduzir a inadimplência fiscal”, disse o subsecretário. “Esta é uma oportunidade a mais que a Prefeitura está concedendo para as pessoas que têm dívida com o município, contudo para agilizar o atendimento o contribuinte deverá levar a última guia de imposto paga”, concluiu.



Qual a finalidade do REFIS
O Refis Municipal tem por finalidade promover a regularização de créditos tributários decorrentes de débitos das pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos municipais, como IPTU e ISS, entre outros e taxas, vencidos até a data da publicação da referida lei, inscritos em dívida ativa, parcelados ou não, ajuizadas ou não, com exigibilidade suspensa ou não. A consolidação abrangerá todos os débitos existentes em nome do sujeito passivo até a data da publicação desta lei, pessoa física ou jurídica, inclusive os acréscimos legais, relativos aos juros moratórios e atualização monetária, determinados nos termos da legislação. O Refis Municipal só não alcança débitos relativos ao Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).



Nenhum comentário:

Postar um comentário