Buscar

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial Contra o Fumo é lembrado em Seropédica

O dia 31 de maio, Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco, também foi lembrando em Seropédica. A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva e Vigilância; da Coordenadoria do Programa Ante-tabagismo; da Coordenadoria de Educação do Estudante e da Vigilância Sanitária, com apoio do Exército Brasileiro, montaram barracas na Praça Nildo Romano, no Km 49 para, através de panfletos explicativos, conscientizar a população dos males que o fumo causa à saúde humana.

O fumo dá origem a doenças de coração, de pulmão e câncer. Todos os anos aproximadamente 4 milhões de pessoas morrem no mundo por doenças relacionadas ao uso do tabaco, são 200 mil só no brasil. Na fumaça do tabaco existem 4 mil substâncias químicas, muitas delas tóxicas e que podem causar câncer. Quem fuma inala a cada trago uma dose de arsênico, um veneno usado para matar insetos e butano, combustível que está nos isqueiros. Mas inala principalmente a nicotina, uma substância que chega ao cérebro em 10 segundo e causa dependência. É por causa dela que a maioria dos fumantes tem tanta dificuldade para abandonar o cigarro.


Porém, nem tudo está perdido. A medicina já avançou no auxílio para facilitar a batalha contra o vício. Chicletes e adesivos com nicotina substituem o cigarro, amenizando a crise de abstinência. Outros remédios atuam diretamente no sistema nervoso central, onde está a mensagem da dependência química.


Nenhum comentário:

Postar um comentário