Buscar

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Secretaria de Educação realiza Planejamento Estratégico


Avaliar as ações executadas e definir metas para o ano de 2012 foram atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que reuniu os gestores, coordenadores e assessores da SME nos dias 02 e 03 para a elaboração do Planejamento Estratégico da Educação (PEE) para o ano de 2013. De acordo com a secretária de Educação Lucia Martinazzo desde 2010 a secretaria de educação realiza anualmente o Planejamento Estratégico e este segundo PEE visa discutir o orçamento da SME para 2012. “Este é um instrumento importante de visibilidade do sistema educacional de Seropédica e que já começa a apresentar resultados com relação à qualidade do ensino municipal”, destacou a secretária.


Lucia Martinazzo enfatizou que as reuniões do PEE ocorrem geralmente durante o final de semana, em ambientes fora da SME e todo o grupo tem o poder de tomar as decisões e definir quais serão as nossas metas para o próximo ano. “Todas as metas do ano inteiro foram discutidas, apresentando um orçamento planejado dos custos necessários para todos os programas”, informou a secretária. “Isto faz com que nós não sejamos surpreendidos no meio do ano com falta de recursos ou com alguma coisa não planejada de forma que possibilite garantirmos a qualidade do ensino durante todo o ano”, completa a secretária.


De acordo com a secretária, o planejamento consiste num diagnóstico situacional onde a partir dele é possível perceber os pontos fracos e fortes do sistema, além de perceber as oportunidades que se apresentam. “Diante do diagnóstico, as metas são estabelecidas a curto, médio e longo prazo”, observou. “Essa ferramenta é utilizada por toda equipe da secretaria que envolve chefias de serviço, encarregados de escola, coordenadores pedagógicos e toda equipe técnica”, completou a secretária.



Entre as metas a serem atingidas está o diagnóstico de alunos que possuam alguma necessidade especial. “O objetivo é a melhoria do ensino do município, este planejamento engloba o que de verdade iremos fazer do primeiro ao último dia de aula, quais as contratações podemos ter, quantos alunos pretendemos alcançar, que programas pedagógicos iremos atender, o que vamos comprar, quais materiais didáticos teremos que comprar, quais escolas entrarão em obras ou reparos. Tudo isso mediante a uma criteriosa observação e analise do ano que está terminando para que o trabalho seja realmente efetivo, assim evitamos o gasto desnecessário”, concluiu.

Segundo a secretária de Educação Lucia Martinazzo, esse é um processo democrático por excelência. “Todos os participantes dão a sua opinião e ajudam a construir esse planejamento. Precisamos trazer as nossas atividades para dentro do planejamento para que elas sejam integradas. Dessa forma, vamos oferecer um bom serviço à população”, justifica.


A secretária falou ainda que o Concurso Público para a Secretaria de Educação foi uma das pautas debatidas na reunião do PEE. “O Concurso Público acontecerá no final deste ano de 2011 com efetivo exercício para 2012”, declarou a secretária.


Outra pauta importante debatida no PEE foi à adesão a um sistema de ensino único para toda a rede municipal de educação, que inclui material didático, livros, uniforme. O aumento de escolas funcionando em horário integral, a construção de três novas creches.


Uma questão nova apresentada pela secretária tem relação à merenda escolar através de um convênio com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). “Este convênio visa trazer uma alimentação alternativa para as crianças do município”, disse a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário