Buscar

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conferência quer reafirmar diretrizes do SUS



   A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (COMSAS) promoveram a III Conferência Municipal de Saúde, nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho. De acordo com Miguel Jorge Gomes de Oliveira, presidente do COMSAS, informou que a III Conferência de Saúde de Seropédica obedecerá ao tema central sugerido pelo ministério de Saúde. “Nós seguiremos o tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública patrimônio do povo brasileiro e que será discutido o eixo temático Acesso e Acolhimento com qualidade: Um desafio do SUS”, disse Miguel Jorge. 



   Durante a abertura da III Conferência, realizada na noite de segunda-feira (29) a Drª Mônica Morrissy Martins Almeida da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde, enfatizou a importância da Atenção Básica quando constituída dentro de um município e parabenizou a Secretaria de Saúde pelos trabalhos realizados. “Os trabalhos a serem realizados amanhã (30) são de suma importância aonde serão discutidas e formuladas propostas tendo em vista a regionalização da saúde dos municípios”, disse Mônica. “A Regionalização da Saúde é entendida enquanto um processo de organização das ações e serviços de saúde numa determinada região, visando a universalidade do acesso, a equidade, a integralidade e resolutividade”, esclareceu Monica. 



   Participaram da abertura da III Conferência Municipal foi de grande relevância para a saúde do Município e contou com a presença do Secretário Executivo Davi Maciel, representando o prefeito, do secretário de Saúde Alexandre Passos e de representantes da secretaria de Estado de Saúde, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Saúde na articulação Nacional de Plenária, Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. 



   O palestrante Oscar Berro, representante do Ministério da Saúde, enfatizou que o principal objetivo de sua palestra foi ajudar a ordenar o que já existe de conhecimento a nível dos profissionais de saúde do município. “A importância da III Conferência se deve ao fato de que daqui sairão delegados para participarem da Conferência Estadual e da Conferência Nacional.



   Berro afirmou que a Conferência Nacional será a Conferência da virada, pois nela sustentará o que é na verdade o SUS. “O SUS é o único paradigma que está na Constituição e que é dito que é um direito de todos e uma obrigação do Estado”, declarou Berro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário