Buscar

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Meninas do Esporte oferece inclusão através do futebol para meninas de Seropédica

   Promover o futebol feminino proporcionando educação e formação do caráter e da personalidade e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida. Este é o objetivo do Projeto Meninas do Esporte, que a Prefeitura de Seropédica iniciou neste sábado (17/09) através do 1° Torneio de Futebol realizado no Estádio Tio Juca (Grêmio Esportivo de Seropédica).


   Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo o projeto “Meninas do Esporte” pretende utilizar o futebol como ferramenta de mobilização e inclusão de jovens do município de Seropédica. A ideia principal é levar o esporte também ao núcleo feminino, através de meninas que já praticavam o futebol de campo e não possuíam uma devida estrutura para a prática.


   Através do exercício físico e práticas coletivas, crianças e jovens são atraídos para a convivência em grupo marcada pela solidariedade. As necessidades de respeitar os limites estabelecidos e as regras da competição acabam se tornando um aprendizado essencial ao processo do desenvolvimento humano. O potencial educativo e de socialização do esporte são grandes em seus efeitos, pois desenvolve não só atitudes éticas e solidarias como também de cidadania.

 

   

  



   Segundo a secretária de Cultura e Turismo Nádia Alvarez, o projeto foi todo organizado pelo Assessor de Esporte Anderson Claudio Nogueira dos Santos e o torneio contou com a participação de 4 times, sendo um do Bairro Fazenda Caxias, um do Bairro Campinho de Areia, um do Bairro Canto do Rio e um do KM 40.


   As interessadas em participar do projeto devem realizar suas inscrições no próprio Grêmio Esportivo, bastando apenas levar 1 foto 3×4,Certidão de Nascimento, Tipo Sangüíneo, o original da Declaração Escolar e do Atestado Médico e Xerox dos seguintes documentos do responsável: Identidade,CPF, Comprovante de Residência. “As inscrições começam na quinta-feira (22) e a faixa etária do Projeto Meninas do Esporte compreende meninas de 08 aos 17anos”, disse a secretária.




MENINAS APROVAM PROJETO

    Futebol é um esporte de homens, certo? Errado!!! Apesar do futebol masculino ainda ser muito mais valorizado, as mulheres estão conquistando o seu espaço nessa área também. Quando abrimos o caderno de esportes do jornal só vemos notícias sobre futebol masculino, infelizmente. Mas, jogadoras como a Marta e os títulos que a seleção brasileira de futebol feminino têm ganhado, estão dando cada vez mais destaque ao trabalho dessas mulheres.


   A cada dia é mais comum encontrar mulheres calçando chuteiras, vestindo o calção e as camisas numeradas, prontas para correr atrás da bola. Para Gisele Kelly Siqueira, de 19 anos, jogadora do time do Canto do Rio o futebol é um hobby,uma atividade que faz por prazer. “Faz dois anos que jogo no clube do Canto do Rio. Comecei a jogar futebol em um time que meu pai treinava, depois fui para este. Jogo por prazer realmente, mas meu sonho não é jogar profissionalmente, eu pretendo continuar os estudos e me formar”, disse Gisele Kelly Siqueira, de 19 anos, jogadora do time do Canto do Rio.


   
Apesar de algumas dificuldades Fernanda Aparecida Ramos, de 17 anos, jogadora do time do KM 40, não deixa de gostar nem um pouquinho do que faz. “Meu interesse por futebol vem desde criança, sempre tive vontade, sempre gostei do desafio da competição, do trabalho em grupo, é uma paixão que não dá para explicar. Jogo futebol por que gosto e quando escolhemos fazer uma coisa temos realmente que gostar”, disse Fernanda.


   Já Daiane Thayane Crescencio dos Santos, de 15 anos, jogadora do time do Fazenda Caxias afirma pensar em jogar profissionalmente. “Meus pais sempre me apoiaram, por verem o meu interesse e minha paixão por jogar. Meu sonho é jogar profissionalmente, esta é a primeira vez que participarei de um time com treinador”, disse empolgada Daiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário