Buscar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seropédica inicia campanha contra a dengue


Ideia é estimular pessoas a investir 10 minutos, em casa, contra os focos


O Prefeito de Seropédica, Alcir Fernando Martinazzo, acompanhado pelo Secretário Municipal de Saúde (SMS) Alexandre Passos, pelo coordenador de Endemias André Luiz Figueira, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde Miguel Jorge Gomes de Oliveira e pelo representante da Secretaria Estadual de Saúde Engle Basílio participaram da abertura da campanha de combate a dengue no município realizado neste sábado (22) na Praça Nildo Romano com a realização da Campanha 10 Minutos contra a Dengue. “O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos”, explicou Engle Basílio. “A iniciativa da campanha foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes Aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005”, completou Engle.

A campanha 10 minutos contra a dengue lançada pelo governo estadual visa alertar todos os 92 município para que seja feita uma mobilização com o objetivo de evitar uma epidemia no próximo verão, com ações de prevenção e controle da dengue, orientar o trabalho das prefeituras e desenvolver planos de contingência municipais. “Temos que ter a responsabilidade de informar e elucidar a população de Seropédica que a dengue não conhece fronteiras. Vamos realizar um trabalho forte de conscientização através Projeto ‘Meu Bairro Sem Dengue – Uma nova proposta’ com o objetivo de baixar o número de casos da doença no município. Todos, governo e sociedade, precisam estar cientes do seu papel no combate a essa doença”, afirmou o secretário de saúde.

O prefeito Martinazzo destacou a importância das ações de combate ao mosquito transmissor e lembra que o governo municipal está engajado para evitar uma epidemia no próximo verão. “Estamos iniciando também o Projeto Meu Bairro Sem Dengue – Uma nova proposta com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre as forma de combater o mosquito Aedes Aegypt, e quais procedimentos devem ser tomados para evitar que haja a proliferação do inseto”, disse o prefeito.


Caravana da Saúde iniciada nesta segunda-feira percorrerá todos os bairros do município

Nesta segunda-feira (24) a secretaria de Saúde iniciou as atividades do Projeto ‘Meu Bairro Sem Dengue – Uma Nova Proposta’ que tem como objetivo percorrer durante apenas um mês todos os bairros do município.

De acordo com o diretor de Vigilância e Saúde da SMS, Wagner Pinto Teixeira, a campanha traz orientações como ficar atento a calhas entupidas, caixas d’água destampadas, ralos com água da chuva acumulada, pratinhos de vasos de planta e a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo. “Os agentes municipais irão trabalhar de domingo a domingo, principalmente nas casas, nos horários em que os moradores estão em casa”, informou Wagner.  “Há o enorme risco de termos uma epidemia no estado, mas ela ainda pode ser evitada. Vamos trabalhar fortemente, buscando combater todos os focos. Nos órgãos públicos, vamos formar brigadas de funcionários capacitados para identificar focos e combatê-los. Cada um deve fazer a sua parte”, explicou o Wagner Teixeira.

Wagner Teixeira enfatizou que o mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas e que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. “Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença”, enfatizou.

O coordenador de Endemias da SMS André Luiz Figueira destacou o avanço que a SMS teve no combate à dengue no início do ano com as ações do Projeto Meu Bairro Sem Dengue no qual utilizou a parceria entre a população e a estrutura dos agentes de endemia de cada município como vital no combate a doença. “Todos devem estar envolvidos nessa luta, se não, não ganhamos essa guerra”, afirmou o coordenador.

O Projeto Meu Bairro Sem Dengue – uma Nova Proposta realizará também palestras nas escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas e informar aos funcionários sobre a necessidade de que atuem no combate ao mosquito transmissor da dengue também dentro das instituições municipais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário