Buscar

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Prefeitura investe na formação das merendeiras

 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Divulgação


Temas como alimentação sustentável, higiene, manipulação dos alimentos e relações interpessoais no trabalho foram abordados

Ao todo, 150 merendeiras das escolas e creches municipais participaram na última semana do 1º Encontro do ano das merendeiras do município de Seropédica, realizado no Centro Atenção Integração à Criança (CAIC) Paulo Dacorso Filho. O encontro faz parte de um Programa de Formação Continuada para profissionais que trabalham com a merenda escolar do município. Os temas abordados foram alimentação sustentável, higiene, manipulação dos alimentos e relações interpessoais no trabalho ministrado pela nutricionista da SME Priscila Amaral.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vem investindo na qualificação dos profissionais da merenda, integrando-os como profissionais da educação. “Esse momento é de suma importância, pois faz parte do processo de formação continuada em serviço, também, do profissional da merenda, como parte integrante dos educadores escolares. Nesse processo, discutimos, além dos direitos e deveres desse trabalhador, a segurança alimentar e a educação nas nossas escolas, na perspectiva de que todos que trabalhem na escola se comprometam, contribuindo através do seu trabalho com a tarefa de educar pelo exemplo”, destacou a secretária de Educação, Lucia Martinazzo.

Um dos temas abordados foi a Alimentação Sustentável que tem como meta repassar todas as orientações inerentes ao manuseio e preparo da alimentação servida diariamente nas escolas e apresentar formas de realizar o aproveitamento integral dos alimentos, garantindo assim que todos os alunos possam usufruir dos benefícios de uma alimentação saudável e de qualidade. “Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade”, destacou a diretora de Nutrição Escolar da SME, Maria Helena Tunala.

O objetivo foi qualificá-los para melhor preparar e servir os alimentos de forma a atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes.

Toda merenda escolar é preparada de acordo com o cardápio elaborado pela nutricionista da SME. As refeições variam de acordo com o turno e idade das crianças. “Eu monto o cardápio de lanche, café da manhã e almoço para cada mês e encaminho para as nutricionistas da prefeitura para aprovação, caso tenha alguma alteração, eu refaço”, explicou Ednaldo Junior, nutricionista responsável pela preparação do cardápio nas escolas municipais de Petrolina.

Maria Helena Tunala finalizou ressaltando a importância destes profissionais nas escolas. “Sem se alimentar a criança não consegue aprender direito e nós temos o dever de dar o melhor para nossas crianças”, declarou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário