Buscar

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Seropédica fará mutirão de vacinação contra a gripe





Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Divulgação




A Divisão de Vigilância Epidemiológica do município espera atingir mais uma vez a meta pactuada pelo Ministério da Saúde


A Secretaria de Saúde de Seropédica realizará no dia 5 de maio (sábado) um mutirão de vacinação contra gripe (influenza). A campanha, que acontece em todo o Brasil, tem como público-alvo os idosos, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde e indígenas. A vacina estará disponível em toda a rede de unidades de saúde do município, das 8 às 17 horas.

A Divisão de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município espera atingir mais uma vez a meta pactuada pelo Ministério da Saúde, que é vacinar, no mínimo, 80% da população alvo.  A campanha, que tem como slogan “Proteger é cuidar”, prosseguirá até o dia 25.

Conforme informação do Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e internações decorrentes da infecção pelo vírus da influenza. A vacina protege contras os 3 principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza (H1N1).

Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, crianças vacinadas em 2011 só receberão desta vez apenas uma dose, mas as que estiverem sendo vacinadas pela primeira vez terão de receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

De acordo com o secretário de Saúde Alexandre Passos, o município contará com 8 postos de vacinação. No total, devem ser imunizados cerca de 6.000 idosos, 500 gestantes, 2.000 crianças com idades entre 6 meses a 2 anos e 800 trabalhadores da Saúde. "A vacina imuniza contra a gripe sazonal e o vírus H1N1, que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas em período diferente", informa Alexandre Passos.

Wagner Teixeira, coordenador de Imunização da SMS informa que a responsabilidade da campanha de vacinação é da Vigilância em Saúde através da Coordenação de Imunização e convida a população a aderir a campanha. “Contamos com a adesão da população e a ampliação dos postos de vacinação que nesse ano além dos 2 postos (KM 40 e KM 49) passarão a contar com mais  5 locais escolhidos estrategicamente, ampliando o atendimento em todo o Município do inicio ao fim da campanha”, disse Wagner Teixeira.




Locais de vacinação

A população poderá se vacinar até o dia 25 de maio nos seguintes Postos de Saúde:


P. S. Silvio José Cristino – Km 40
P. S. Dr. José Bueno Lopes – Km 49
P. S. Piranema – PSF
P. S. São Miguel – PSF
P. S. Manoel Mendes – Km 42 – PSF
P. S. Joaquim Raimundo Ferreira – Km 39 – PSF
P. S. Canto do Rio - PSF
P. S. Julia Santos Pereira – Jardim Maracanã - PSF




No sábado (05) das 08:00 as 17:00 horas acontecerá o lançamento da campanha que disponibilizará no Município de Seropédica as vacinas nos seguintes locais:


P. S. Silvio José Cristino – Km 40
P. S. Dr. José Bueno Lopes – Km 49
P. S. Piranema – PSF
P. S. São Miguel – PSF
P. S. Manoel Mendes – Km 42 – PSF
P. S. Joaquim Raimundo Ferreira – Km 39 – PSF
P. S. Canto do Rio - PSF
P. S. Julia Santos Pereira – Jardim Maracanã - PSF
ESF Dom Bosco
ESF OZA
ESF INCRA
ESF Peixoto
ESF Campinho de Areia
ESF Fonte Limpa
ESF Santa Sofia
ESF Mutirão
ESF Nazaré
ESF Coletivo
ESF Santa Alice






10 Informações importantes sobre a vacina:

1.            Qual é o período e a quem se destina a campanha de vacinação?  Entre 5 e 25 de maio de 2012. A vacinação se destina a pessoas idosas, gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e, pela primeira vez, a população prisional.

2.            Fora do período da campanha, é possível se vacinar?
Não, após a campanha só serão vacinadas a população prisional e pessoas que apresentem condições clínicas especiais.

3.            Quem se vacinou no ano passado precisa se vacinar de novo?
Sim, a imunidade dura de 6 a 12 meses. A composição da vacina e produção é anual e pode mudar conforme os vírus que circularam no ano anterior.

4.            Há alguma contraindicação?
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores ou a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se avaliação do médico assistente para mais orientações.

5.            A vacina contra a gripe causa algum efeito colateral?
As vacinas têm perfil de segurança excelente e são bem toleradas. Em alguns casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento e surgimento de nódulo macio. Estes abscessos, geralmente, são associados à infecção secundária ou erros de técnica de aplicação.
Algumas pessoas podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre entre 6 e 12 horas após a vacinação. Todas estas ocorrências, por serem benignas autolimitadas, tendem a ser resolvidas em 48 horas.

6.            Vou ficar gripado (a) após me vacinar?
Não. Podem ocorrer quadros respiratórios simultâneos sem relação causa-efeito com a vacina.

7.            A vacina contra gripe imuniza contra resfriado?
O resfriado é diferente de gripe. A vacina não imuniza contra o resfriado, que é causado por outros vírus.

8.            A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito que um antigripal?
Não, a vacina previne contra a gripe e o antigripal é um medicamento para o alívio sintomático da gripe, usado para reduzir os efeitos causados pela doença.

9.            Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica antes de efetuar a vacinação.

10.         É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não, mas ela é necessária para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário