Buscar

sexta-feira, 20 de julho de 2012

FAETEC lança pedra fundamental para construção do CVT Seropédica


 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira 


A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) lançou nesta quarta-feira (18) a Pedra Fundamental para a construção do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Seropédica. Instalado na Estrada RJ 099, mais conhecida como Reta de Piranema, no Bairro Vera Cruz, o CVT fica localizado em uma área de fácil acesso para os jovens estudantes, pois várias linhas de ônibus trafegam pelo local que fica a cerca de 1 Km da BR 465 (Antiga Estrada Rio São Paulo).

Projetado para atender as demandas geradas pela expansão econômica do município e crescente abertura de novos postos de trabalho, o CVT oferece cursos profissionalizantes para 2.354 alunos por ano. Em Seropédica a unidade oferecerá mais de 1900 vagas para estudantes e será equipada com modernos laboratórios e oficinas para desenvolvimento tecnológico e profissional dos alunos.

De acordo com a vice presidente educacional da Faetec, Maria Cristina Lacerda, a previsão é que a escola esteja pronta em novembro, com as aulas iniciando em fevereiro de 2013. “Este é o 38º CVT a ser construído no Rio de Janeiro e nossa previsão é que esteja pronto em novembro deste ano”, afirmou.

O coordenador Geral dos Projetos dos CVTs, Antonio Reis, ressaltou a vocação logística da cidade como um dos fatores para escolha dos cursos a serem oferecidos pela Faetec. “Por estar próxima ao Porto e ao Arco Metropolitano as empresas que estão vindo se instalar na cidade criam a demanda para a qualificação nestas áreas e esperamos que com isso a gente consiga garantir a inclusão destes cidadãos nestas oportunidades de emprego que vão surgir, alavancando também o desenvolvimento econômico de Seropédica”, destacou.

Luiz da Costa Guedes Junior, secretário de Governo, enfatizou que o CVT irá preparar a mão de obra local, de forma que as empresas não precisarão trazer profissionais de outras cidades para atuarem nas empresas que irão se instalar em Seropédica. “O dia de hoje é um marco para a cidade, um marco profissionalizante para os jovens de Seropédica”, declarou Guedes.
Wilson Beserra destacou que este momento é muito importante para a história do município e que este projeto já vinha sendo trabalhado junto com o Governo do Estado há mais de 1 ano que tem por objetivo criar um grande espaço de educação técnica para o município. “Em apenas um ano e dez meses de governo nós conseguimos atrair para o município grandes investimentos, e este é apenas um dos projetos que estamos implantando na cidade”, afirmou Wilson Beserra.

Inicialmente a unidade oferecerá os seguintes cursos de qualificação: Informática I, Montagem e Manutenção de computadores, Auxiliar em Administração de Redes, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro de Obras, Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Assistente de Operações de Logística, Operador de Empilhadeira, Operador de Estoque e Armazenagem Para quem já concluiu o ensino médio serão disponibilizados o curso técnico em Logística.



Nenhum comentário:

Postar um comentário