Buscar

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Seropédica terá UPA 24h

 
 
Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama
 
 
O que já vinha sendo dito há muito tempo agora é fato comprovado. No último dia 29 de junho foi publicada no Diário Oficial da União uma portaria que habilita a cidade de Seropédica a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h para atender a população e desta forma ajudar ainda mais a desafogar as demandas da cidade.

A partir da necessidade de melhorar os serviços de saúde no que diz respeito aos atendimentos de urgência e emergência, a Prefeitura através da Secretaria de Saúde buscou junto ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado apoio para habilitar a cidade para obter uma UPA 24h para a cidade. “Essas unidades funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso do povo de Seropédica aos serviços de urgência e emergência no Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Alexandre Passos.

Outro diferencial é que as UPA’s 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA. “A UPA além de ter um toque de modernidade, proporcionando maior conforto ao usuário, conta também com uma equipe profissional de dois clínicos gerais, um pediatra 24 horas, um consultório odontológico, dois enfermeiros”, informou o secretário.

A unidade de pronto atendimento será construída no bairro Incra ao lado da Maternidade Municipal e será custeada pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Seropédica. “Diferentemente das unidades de saúde municipais a UPA terá um incentivo financeiro Federal e Estadual para que ela seja mantida, diminuindo desta forma o ônus de custeio do município”, declarou Alexandre Passos.

De acordo com Alexandre Passos a escolha do local da UPA tem por objetivo criar um pólo de serviços de saúde localizada numa região centralizada que atende tanto a uma extremidade quanto a outra do município. “Esta é uma conquista muito importante para a população de Seropédica, pois trará maior qualidade e comodidade.

A UPA ampliará a capacidade de atendimento da Rede de Saúde Municipal, além da será construída também mais três unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e uma Clínica da Saúde, no Bairro Vasquinho, composta por três médicos, três enfermeiros, consultórios odontológicos e agentes comunitários de saúde. “Em breve teremos muitas novidades na área da saúde”, finalizou o secretário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário