Buscar

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Educação de Seropédica como referência da região




Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Foto Levi Custódio



A Rede Municipal de Educação de Seropédica passou por várias mudanças desde agosto de 2010, iniciado através do processo de reestruturação pelo qual o prédio da Secretaria Municipal de Educação (SME) que recebeu rampas de acessibilidade para cadeirantes, dois banheiros adaptados às pessoas de necessidades especiais, a recepção também foi construída para melhor comodidade no atendimento e ganhou uma nova infraestrutura com ar condicionado e cadeiras para espera. “A Prefeitura nos apoiou bastante no processo de reestruturação da SME e também dos projetos que foram implantados”, disse Lucia Martinazzo.

Além disso, houve também reforma em algumas salas do prédio original e ampliação do espaço físico com a construção de novas salas no prédio anexo onde está localizado o auditório da SME que tem por objetivo a realização de capacitações aos professores e funcionários de toda a rede.

De acordo com a secretária de Educação Lúcia Martinazzo, as mudanças se deram também no mundo da informatização, com a implantação de um banco de dados único, onde atualmente é possível localizar cada funcionário ou aluno do município rapidamente. “A internet foi implantada em 85% das 47 escolas da rede, que passaram a ser interligadas via e-mail e Skype, tecnologia capaz de fazer tele-conferências, facilitando a comunicação entre a Secretaria e as escolas, diminuindo assim gastos com papéis e colaborando para o exercício da sustentabilidade”, enfatizou a secretária.

Atualmente a SME conta com equipes de apoio que lidam diretamente com as Unidades Escolares, são elas: Equipe de Coordenação Pedagógica, Supervisão, Orientação, Saúde Escolar que é composta por Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos e Assistentes Sociais e a Equipe de Nutrição, que desenvolvem projetos oriundos da necessidade de formatar ações conjuntas para o ingresso e a permanência qualitativa do aluno na escola.

Segundo dados extraídos do mapa estatístico da SME, até março de 2012 a rede municipal de ensino de Seropédica contava com 18.835 (dezoito mil oitocentos e trinta e cinco) alunos matriculados no Ensino Fundamental, sendo destes 2.044 (dois mil e quarenta e quatro) alunos oriundos do município de Nova Iguaçu e 950 (novecentos e cinqüenta) alunos pertencentes ao Rio de Janeiro. “Isto significa um grande avanço e ao mesmo tempo um aumento de responsabilidade para a Educação de Seropédica, haja vista que a procura por matrícula de municípios vizinhos tem crescido consideravelmente”, disse a secretária.

Em meio ao desafio que constitui a Educação Especial, em 20 de junho de 2011, a SME assumiu a gestão pedagógica da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Seropédica, criando o Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI – APAE) atendendo até fevereiro a 123 alunos.

Outro desafio conquistado foi a construção da 1ª Proposta Pedagógica do município de Seropédica, construído a partir da preocupação da gestão atual em se documentar o modelo de educação que queremos para este município. “Um documento comprometido com os interesses dos atores da educação e que subsidiará as ações pedagógicas do ano de 2012 a 2016. Uma oportunidade ímpar de se fazer educação com qualidade, mas, sobretudo com autenticidade e veracidade”, afirmou Lucia Martinazzo.

De acordo com Lucia Martinazzo a SME em busca do cumprimento da sua missão, no ano de 2011, elaborou o seu Plano Municipal de Educação, com metas estabelecidas a curto e a longo prazo na tentativa de se efetivar uma educação democrática e de qualidade em concordância com os princípios constitucionais regidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário