Buscar

quinta-feira, 31 de março de 2011

Seropédica será sede do Campeonato Regional Leste de Bocha Paraolímpica

Entre os dias 25 e 26 de março, com abertura às 15:00 horas, no ginásio Esportivo da UFRRJ, o município de Seropédica será sede do Campeonato Regional Leste de Bocha Paraolímpica 2011, seletiva para o Campeonato Nacional. A ideia surgiu durante o último campeonato Brasileiro que foi realizado em Uberlândia (Minas Gerais), em dezembro de 2010, quando o Prof. Valter Bittencourt (Árbitro Internacional da modalidade e Coordenador do Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência), sugeriu a equipe técnica da ANDE (Associação Nacional de Desporto para Deficientes) que Seropédica fosse sede do próximo regional leste.

O campeonato contará com Clubes filiados a ANDE e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, além da participação de personalidades e pioneiros do movimento paraolímpico, como o atual campeão paraolímpico e Mundial, o atleta Dirceu José Pinto, que virá de São Paulo especialmente para prestigiar o evento. Todas as partidas serão realizadas no Ginásio Esportivo da UFRRJ.

Em parceria com a ANDE e o CPB, o evento será coordenado pelo Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e terá patrocínio e apoio da Prefeitura de Seropédica. “Este será um ano de muito trabalho, pois, nossa pasta é bastante ampla. Esse campeonato será o marco inicial para outros eventos maiores ou de igual proporção, e também trará ao conhecimento de muitos uma realidade até então desconhecida. Um fator importante é que encontramos total apoio de vários setores da Prefeitura e também da Srª Lúcia Baroni, que também é uma lutadora da causa,” ressaltou o Prof. Valter Bittencourt, coordenador Departamento Municipal da Pessoa com Deficiência Física.

O que é ‘Bocha Paraolímpica’?

A bocha estreou no programa paraolímpico oficial em 1984, na cidade de Nova Iorque, com disputas individuais no feminino e masculino. Em Atlanta (1996), foi incluído o jogo de duplas.

Competem na bocha paraolímpica paralisados cerebrais severos que utilizem cadeira de rodas. O objetivo do jogo é lançar bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca chamada de jack (conhecida no Brasil como bolim). É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário