Buscar

sexta-feira, 18 de março de 2011

Seropédica terá eleição por biometria em 2012

Por: Luiz Dutra

Seropédica está entre os 27 municípios do Estado do Rio de Janeiro que vão usar o sistema de impressão digital já na próxima eleição, em 2012, onde vão ser escolhidos prefeitos e vereadores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que já comprou as 117.835 urnas eletrônicas que serão usadas nas próximas eleições. O modelo, com leitor biométrico, é o mesmo que foi usado nas eleições do ano passado, quando 60 municípios em todo Brasil testaram a urna biométrica com sucesso.

O novo sistema, criado para coibir fraudes e erros de identificação, trará mais lisura para a eleição, acabando com as suspeitas de que terceiros votem em nome de outros eleitores. Os candidatos a vereador e a prefeito dos municípios que usarão o novo sistema eleitoral devem ficar mais tranquilos com as próximas eleições.

Os cerca de 60 mil eleitores de Seropédica vão ter que comparecer às zonas eleitorais para cadastrar suas impressões digitais e serem fotografados para votarem na próxima eleição. Moradores de outros 27 municípios vão ter que passar às suas respectivas zonas eleitorais para o mesmo processo. Entre eles estão os municípios de Mesquita, Belford Roxo, Japeri, Engenheiro Paulo de Frontin, Quatis, Porto Real, Rio Claro, Mendes, Pinheiral, Iguaba Grande, Piraí, Arraial do Cabo, Casemiro de Abreu, Mangaratiba, Paracambi, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Rio das Ostras, Maricá, Itaguaí, Araruama, Teresópolis e Cabo Frio.

Em 2010, o sistema, criado para evitar fraudes e erros de identificação, foi utilizado apenas em Búzios. Em 2012 serão 15% do eleitorado fluminense os beneficiados com o novo processo eletrônico. Essa novidade confirma o Brasil como um dos países com tecnologia mais avançada na automatização do sistema eleitoral. O voto eletrônico começou a ser utilizado no Brasil nas eleições municipais de 1996 e mostrou sua efetividade para facilitar o voto e a apuração. Porém, desde as eleições municipais de 2000, todos os eleitores brasileiros usam urnas eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário