Buscar

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Seminário discute transporte coletivo em Seropédica

Por: Luiz Dutra
Fotos: Luiz Dutra

Na quarta feira (08/06) foi realizado na Câmara Municipal de Seropédica o primeiro seminário para discutir o problema do transporte coletivo no município. A cerimônia foi aberta pelo presidente da casa, Dedé Bananeiro, que logo passou a palavra à vereadora Maria José, organizadora do Seminário. Ela iniciou falando da importância de se discutir a questão do transporte coletivo na cidade. “A questão do transporte coletivo é muito importante para os nossos cidadãos, nossos trabalhadores circularem na cidade de um lado para outro. O transporte intermunicipal, que faz a ligação com os municípios mais próximos, também é muito importante para nossos cidadãos”, disse a vereadora.

Várias autoridades que representam a prefeitura estavam presentes, entre eles o vice-prefeito Zealdo Amaral, o Secretário de Transporte Haroldo Brum, o Secretário de Transito Cel. Weber Guttemberg e seu subsecretário Mimi, entre outros. Também compareceram outros agentes importantes, como o representante da Real Rio, Sr. Charles e do DNIT, Sr. José Emílo. Esteve presente ainda representantes do transporte alternativo de kombi, van, moto e escolar, além de representantes dos usuários, através de algumas associações de moradores.

O professor Marco Antônio Ferreira de Souza, mestre em engenharia do transporte da UFRRJ foi o convidado especial para falar sobre o assunto. Ele enfatizou que o grande problema do município é ser cortado pela BR 465 – Estrada Rio-São Paulo e pela ferrovia, que exige um estudo mais criterioso para se reestruturar o transporte coletivo urbano do município. Ele também chamou a atenção para a questão dos locais onde serão construídos escolas, condomínios e shoppings. “É um absurdo termos permitido instalar uma área residencial para mais de 2 mil moradores às margens da BR 465, que possui um tráfego como esse”, ironizou o palestrante.

Marco Souza também enfatizou que apesar da cidade ser cortada por vias estratégicas, ela é trancada, pois os moradores não possuem um acesso digno a estas vias. Outro problema apontado pelo palestrante diz respeito à intercessão da cidade com a Rodovia Presidente Dutra. “É inadmissível o cidadão seropedicense não poder acessar a Dutra pelo bairro Boa Esperança ou outros bairros de acesso”, indignou-se Marco Souza.

O vice-prefeito Zealdo Amaral informou que a prefeitura já está trabalhando a questão da regularização do transporte alternativo no município. “Duas cooperativas já estão inseridas nas normas da regulamentação da cidade”, informou Zealdo.

O Secretário de Transporte Haroldo Brum disse que o seminário é muito importante para ajudar a secretaria a ordenar a cidade. “É sempre importante ouvirmos a população e especialistas no assunto para decidirmos o melhor caminho a seguir”, comentou o secretário. Para o Secretário de Transito, Cel. Weber Guttemberg, é importante o debate em grupo para não se tomar decisões de interesse individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário