Buscar

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa dia 18 em Seropéldica

Por: Luiz Dutra


A campanha Nacional de vacinação contra Sarampo tem início no dia 18 de junho, das 8 às 17 horas, com término programado pelo Ministério da Saúde para o dia 22 de julho. Crianças de 01 a seis anos devem tomar as gotinhas. A Secretaria Municipal de Saúde de Seropédica pede aos pais para não deixarem de vacinar seus filhos.


A vacinação contra sarampo é chamada de “campanha de segmento”, e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus.

Veja abaixo os Postos de Saúde credenciados para a vacinação contra sarampo:

  • P. S. Silvio José Cristino – Km 40
  • P. S. Dr. José Bueno Lopes – Km 49
  • P. S. Piranema – PSF
  • P. S. São Miguel – PSF
  • P. S Manoel Mendes – Km 42 – PSF
  • P. S. Joaquim Raimundo Ferreira – Km 39 PSF
  • P. S. Canto do Rio – PSF
  • P. S. Julia Santos Pereira – Jardim Maracanã – PSF

POLIOMIELITE

A vacinação contra poliomielite será feita em duas etapa. A primeira no dia 18, quando será administrada a primeira dose da vacina e, a segunda, no dia 13 de agosto. Todos os Postos de Saúde do município estarão funcionando das 8 às 17 horas para receber as crianças.

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início inesperado. O vírus instala-se inesperadamente e sua evolução, frequentemente, não vai além de três dias. Ataca em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e ausência de reflexo no segmento atingido. A poliomielite encontra-se erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário