Buscar

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Meu Bairro Sem Dengue zera casos no município

Os resultados do Projeto Meu Bairro Sem Dengue foi comemorado com muita alegria no dia 30 de junho, na sede do Seropédica Atlético Clube, pela Secretaria de Saúde de Seropédica, em especial pelo pessoal da Diretoria de Saúde Coletiva e Vigilância em Saúde, que coordenaram todas as ações da programação. Conforme a grande mídia divulgou recentemente, nosso município estava entre que tinham grandes índices de infestação. No dia 18 de março desse ano o RJ-TV, da Rede Globo, divulgou que a cidade estava entre as nove em alerta para uma possível epidemia, com 397 casos para cada 100 mil habitantes. O projeto, que teve o apoio de várias outras secretarias, entre elas a de Educação, Ação Social, Obras e comunicação, entre outras, foi o pontapé inicial para tirar o nome do município desse ranking maldito.

RESULTADOS DO PROJETO

A Drª Aparecida apresentou em um telão os resultados do Projeto, que segundo ela foi muito ousado e simples ao mesmo tempo. Ousado por ter uma cobertura muito grande e uma imensa população atingida, chegando praticamente em todo município, e simples em sua ação. Foi um projeto pautado na valorização da promoção da saúde através da educação e da prevenção. Nesse projeto a população deixou de ser mero expectador para se transformar em coadjuvante em sua execução.

O projeto foi dividido em cinturões, onde cada um deles abrangia bairros. O cinturão amarelo trabalhou o Incra, Mutirão, Campinho de Areia e Jardim Maracanã. O Azul atingiu Piranema, Santa Sofia, Fonte Limpa e Peixoto. O verde foi para o Canto do Rio, Km 39, Km 42, Oza e Dom Bosco. O laranja chegou a São Miguel, Coletivo, Carretão, Santa Alice e Nazareth. Cada bairro trabalhou durante cinco semanas em várias frentes de combate ao Aedes aegypti, como o mutirão da mobilização da comunidade, da limpeza urbana, das contagens e depósitos e o mutirão da reciclagem do lixo. As crianças tiveram participação fundamental no mutirão da reciclagem do lixo e no mutirão da resposta da comunidade. A divulgação do projeto foi feito através de outdoor, das escolas, faixas, jornais, etc, com a fundamental participação da Assessoria de Comunicação.

Alunos da E.M. Panaro Figueira fez uma apresentação em forma de protesto com vários cartezes contra a dengue
Só no primeiro mutirão foram visitadas 12.156 casas. No segundo mutirão foram retirados cerca de 3 mil pneus e milhares de garrafas pets, latinhas, tampinhas, entre outros materiais que pudesse se transformar em criadouro do mosquito, durante os seis meses de trabalho. Foram envolvidos 296 profissionais só da Secretaria de Saúde. Entre eles foram contabilizados 128 agentes comunitários de saúde e 112 guardas de controle de endemias, entre outros profissionais, sem contar as pessoas de outras secretarias envolvidas no projeto

O mutirão da contagem de depósito é feito pelo guarda de endemias, que vai de casa em casa e terrenos baldios para verificar se existe foco de mosquito, sempre orientando os moradores. Na quarta semana foi feito a reciclagem do lixo com o recebimento de todo material para ser transformado em artesanato. Nessa fase foram usados caixas de leite, sacos plásticos e garrafas de refrigerantes, entre outros, que poderiam ser aproveitados.

DENGUE ZERO

Todo esse trabalho do Projeto Meu Bairro Sem Dengue resultou naquilo que a Prefeitura sonhava: zerar os casos no município. De cidade criticada, Seropédica passou a ser elogiada por ter conseguido acabar com os casos de dengue. Para a Diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Drª Maria Aparecida, o trabalho apenas começou. Ele pretende redobrar as atenções para que em 2012 o projeto seja ampliado, para não deixar a dengue voltar ao município.

O Secretario de Saúde, Dr. Alexandre Passos, disse estar bastante satisfeito com o resultado do projeto, que mostrou que a integração e a participação de outras secretarias foi fundamental para se chegar aos resultados obtidos. “Graças à participação de todos Seropédica já não se encontra entre os municípios com ameaça de epidemia. Nós precisamos fazer um trabalho contínuo no combate a dengue. Gostaria, também, de agradecer a participação da Secretaria de Saúde do Estado que foi importante no apoio a esse projeto. Gostaria enfim, em nome do Prefeito Martinazzo, agradecer a presença de todos, de todas as secretarias que foram importantes para os resultados alcançados no projeto”, disse Alexandre Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário