Buscar

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Seropédica recebe prova do 5º Jogos Mundiais Militares

Por: Luiz Dutra
Fotos: Daniel Parker

Seropédica foi o palco do Pentatlo Aeronáutico, uma das modalidades dos 5º Jogos Mundiais Militares. A Floresta Nacional Mario Xavier – FLONA – recebeu na quinta, dia 21/07, a prova de orientação. O Pentatlo Aeronáutico foi criado em 1948, após a Segunda Guerra Mundial. A modalidade é composta por uma prova aérea e seis desportivas: Tiro; Esgrima; Natação; Prova de Basquete; Pista de Obstáculos; Orientação. Desde seu surgimento, foram realizadas 46 edições de Campeonatos Mundiais Militares da modalidade.

Aproximadamente 800 moradores foram à FLONA para conhecer e prestigiar a prova, que reuniu 36 atletas de vários países. Apesar do atraso de duas horas para o início das competições, muitos moradores não foram embora. “Estamos diante de um esporte diferente. Conhecer novas formas esportivas é sempre bom, principalmente quando também somos atletas. Vou ficar até o final para conhecer o vencedor”, disse mestre Guido, professor de Tae Ken do.

Entre os cinco primeiros classificados, três são atletas brasileiro. O vencedor foi o atleta romeno Pupaza Ion, que fez o percurso em 47:02 minutos. O segundo melhor tempo ficou com o brasileiro Eduardo Utzig Silva, com 47:49 minutos. Depois apareceu um filandez com o tempo de 50:02 minutos. A quarta e quinta posições foram de brasileiros. Rafael Xavier marcou 51;04 e André Kuroswiski 52:01.

Amanhã será a vez da prova de revezamento da orientação para homem e mulher, uma competição parecida com o atletismo. No resultado geral o Brasil consagrou-se campeão, com o atleta Eduardo Utzig Silva batendo o recorde mundial.

EXPOSIÇÃO

A Floresta Nacional Mario Xavier – FLONA, mais conhecida como Horto Florestal, realizou em suas dependências uma exposição com cartazes, artefatos arqueológicos, pássaros embalsamados e vídeos mostrando um pouco da fauna e flora brasileira. As pessoas que foram ver a prova de Pentalho Aeronáutico aproveitaram para conhecer um pouco mais da Floresta Nacional Mario Xavier.

Uma exposição de troncos de madeiras extraídos da FLONA também estava à mostra, onde os visitantes puderam conhecer o jacarandá rosa, o imbul preto, a peroba rosa, a carrapeta, o jacarandá preto, entre outras espécies. Quanto aos pássaros embalsamados, os visitantes conheceram o frango d’água, o carcará, o gavião carijó, o bicho preguiça, a maritaca, a arara Canindé, a gralha cacan, a juruva verde, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário