Buscar

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Asfalto ecologicamente correto é testado em Seropédica

Por: Luiz Dutra
Fotos: Divulgação AsCom PMS

A Rua Demerval José da Silva, no bairro Fazenda Caxias, foi a escolhida para o teste de uma nova tecnologia em asfalto que está sendo testado em Seropédica para ser usado como tapa buraco: o asfalto frio. De tecnologia genuinamente nacional, o novo asfalto pode ser aplicado até mesmo debaixo de chuva, já que o produto impermeabiliza o chão e gera uma resistência maior ao solo, ficando pronto em até quatro horas, além de poder ser estocado por 12 meses. Até então o asfalto comum teria que ser usado quase que instantaneamente ou perderia suas características, enquanto o asfalto frio deixou de ser um produto perecível para adequar-se a tecnologia dos dias atuais. Para o Secretário de Governo Luiz Guedes, que representou o prefeito Martinazzo no teste, o asfalto frio vai trazer melhorias com economia para o município. “Estamos testando o produto e, se tudo der certo, vamos usá-lo em todo município, tapando buracos em todos os bairros onde houver necessidade, melhorando as ruas com economia para o município” declarou Guedes.

O uso de pneus velhos em sua fabricação o torna uma tecnologia sustentável, barateando em até 30% o custo final em relação ao asfalto tradicional. O pneu não é um produto biodegradável e seu tempo de decomposição na natureza é indeterminado, o que lhe confere caráter especialmente nocivo do ponto de vista ambiental. O seu uso na fabricação do asfalto frio ajuda, e muito, na preservação da natureza, evitando a poluição do ambiente e a proliferação do mosquito da dengue. O asfalto frio poder ser feito também através do asfalto reciclável, ou seja, o asfalto raspado. Nele coloca-se o produto químico que gera instantaneamente o novo produto, que pode ser utilizado na hora.

No Estado do Rio e Janeiro, segundo informou o diretor da Top Solo, Luiz Humberto, o produto será usado pela primeira vez em Seropédica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário