Buscar

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Horta escolar: semeando educação


Por: Tathiana Gama
Fotos: Divulgação AsCom - PMS

1O projeto Semeando Educação iniciou-se nas escolas da rede municipal de educação em março através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e da Secretaria de Ambiente e Agronegócio. Até o momento a equipe do projeto realizou formação presencial em 10 escolas envolvendo as três áreas: currícular, nutricional e ambiente/horta.

O projeto atende atualmente 10 unidades de ensino entre, escolas e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) e a Casa da Criança onde percebe-se uma grande participação de todos os segmentos da comunidade escolar, utilizando a horta como um laboratório vivo, os professores trabalham temas transversais e os conteúdos curriculares de forma dinâmica, criativa, transdisciplinar e interdisciplinar. De acordo com a coordenadora do projeto, Edilene Araújo, os alunos aprendem com prazer, unindo teoria e prática.

Em uma segunda etapa do projeto o objetivo é fazer com que a participação dos pais seja mais ativa, e que os interessados implantem hortas em casa, promovendo desta forma uma reeducação alimentar e ambiental no município. “Em um segundo momento os alunos que se mostrarem aptos e verdadeiramente interessados receberão um kit contendo sementes, ancinho, pá, carrinho de mão, para implantarem uma horta em casa tendo o pai como orientador, porém a equipe do projeto continuará dando suporte a estas famílias”, informou a coordenadora do projeto.

Segundo a coordenadora do projeto Luiza Aparecida Santos, o projeto tornou as aulas mais prazerosas até para a educação infantil, pois as professoras trabalham a importância da alimentação saudável, as formas geométricas, os nomes das hortaliças, músicas, teatro, as partes das plantas, as cores dos canteiros e respeito ao meio ambiente. Os professores do Ensino Fundamental trabalham diversos conteúdos dentre eles, medidas utilizando os canteiros como material concreto, os mesmos ainda realizam pesquisas dos nutrientes encontrados em cada hortaliça, abordando a importância do consumo de cada uma, inclusive de alimentos que não são consumidos habitualmente pelos alunos.

O trabalho executado pelas Coordenadoras do Projeto Semeando Educação com a horta escolar pretende caminhar com a formação dos multiplicadores com palestras, oficinas, acompanhamento e práticas dentro das escolas tanto a nível pedagógico, quanto a nível de mudanças de hábitos ambiental e alimentar. “O projeto realiza também encontros e palestras, tais como aproveitamento de cascas de alimentos, cursos de plantas medicinais, aproveitamento de produtos caseiros, detergente, amaciante, desinfetante, entre outros”, disse Luiza Aparecida.

Luiza Aparecida enfatizou a participação dos alunos no processo de plantio, adubação e colheita da horta escolar, e como os alimentos colhidos são utilizados na merenda escolar ajudam a ensinar as crianças sobre o ambiente, a alimentação saudável. “Como eles participam de todo o processo da implantação da horta e a nossa plantação é orgânica, ou seja, não utiliza agrotóxico os alunos aprendem sobre alimentação saudável”. A equipe do projeto Semeando Educação é formada por Edilene Araújo, Irenite da Silva, Valdeci de Oliveira, Wallace Rodrigues, Luiza Aparecida Santos e Ana Paula Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário