Buscar

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Produtores rurais fornecem alimentos sem agrotóxico para a merenda escolar

Por: Tathiana Gama
Fotos: Divulgação AsCom - PMS
   
Como forma de custear o uso das maquinas agrícolas utilizadas no preparo do solo os produtores rurais de Seropédica fornecem parte de seus produtos para a merenda escolar de escolas próximas de seus sítios. De acordo com o secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, a parceria entre os agricultores e as Secretarias de Ambiente e Agronegócios e de Educação surgiu da grande procura dos produtores rurais pelas maquinas necessárias para arar e preparar a terra para a plantação.

     Maristela Misoguthi agricultora do Bairro Coletivo declarou que a dificuldade para preparar a terra para o plantio afetava a produção, com isso também a economia dos produtores. “Nós tínhamos muita dificuldade para preparar a terra, nem pagando nós conseguíamos tratores ou patróis para preparar a nossa terra para plantarmos, agora com essa parceria com a secretaria nós começamos a produzir mais”, disse a produtora Maristela Misoguthi.

     Cultivados nos bairros de Coletivo, Santa Alice, Eldorado, Incra, Sol da Manhã e Filhos do Sol, os alimentos em sua maior parte são produzidos sem agrotóxicos, e chegam as escolas fresquinhos, saídos diretamente da roça para a mesa dos estudantes. O trabalho inicia com a elaboração do cardápio da merenda de todas as 45 unidades educacionais do município, pela nutricionista da secretaria de Educação.

     A partir daí, a secretaria de Meio Ambiente envia para o produtor rural a lista de alimentos necessários para aquela semana das escolas. “A intenção da parceria não é visar o lucro da prefeitura ou da escola e sim incentivar a agricultura local e fortificar o vinculo entre os agricultores e a população do entorno de suas áreas”, enfatizou o secretário.

     Uma equipe da Secretaria de Ambiente e Agronegócios percorre as propriedades rurais acompanha os agricultores, auxiliando no que for necessário. “O foco do projeto é dar o suporte para que os agricultores produzam ainda mais. Outro objetivo do projeto é resgatar e fomentar a atividade rural dentro da própria escola, para que os alunos vejam que perto de suas escolas existem produtores de alimentos e assim valorizar a produção local e melhorar a alimentação das crianças”, informou o secretário.

     Segundo Ademar Quintella a maior parte da produção local é de quiabo e aimpim, porém existem agricultores, como o caso de Maristela que produzem alimentos e culturas diferenciadas. “A Maristela é de origem japonesa, por isso sua produção é diferenciada, com alimentos de origem japonesa e sem o uso do agrotóxico, tais como o nabo japonês, chicória, espinafre, couve”, declarou Ademar Quintella.

    Na ocasião o secretário de Ambiente e Agronegócios entregou a agricultora Maristela Misoguthi o título de Produtora do Mês por realizar  a entrega de produtos agrícolas do programa Merenda Verde na Escola Estadual Municipalizada Quintino Bocaiúva, localizada no Bairro Santa Alice.

Agrônomos visitam as escolas e explicam as culturas
     Sempre que os agricultores realizam a entrega dos alimentos os agrônomos da Secretaria de Ambiente e Agronegócios visitam as escolas e explicam para os alunos o tipo de cultura utilizada pelo agricultor. “Na oportunidade da entrega do alimento o agrônomo e o agricultor explicam para os alunos sobre a cultura utilizada por aquele produtor”, explicou o secretário.

     Durante a visita a escola os alunos tiram as dúvidas quanto aos alimentos e a produção dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário