Buscar

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Seropédica sedia encontro do Fórum de Secretários de Cultura da Baixada Fluminense

Por: Tathiana Gama
Fotos: Divulgação AsCom - PMS
A criação de um consórcio regional de cultura envolvendo 13 municípios da Baixada Fluminense foi um dos principais assuntos da pauta discutidas pelos secretários de Cultura da região, que se reuniram ontem no Centro de Arte e Cultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “Seropédica, dentre os 13 municípios da Baixada, vê-se atualmente com uma força a mais na dinamização da cultura desta região”, disse a secretária de cultura de Seropédica, Nádia Alvarez, anfitriã do Fórum de Secretários de Cultura da Baixada Fluminense.

O encontro contou com a presença do prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo. “Pedi ao prefeito Martinazzo para que ele participasse para buscar seu apoio na criação do Consórcio de Cultura da Baixada, nos moldes dos consórcios de saúde já existentes. A ideia é reforçar a atuação das secretarias municipais de cultura junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, justificou Nádia Alvarez.

O prefeito assegurou que vai apoiar a criação do consórcio e prometeu se empenhar junto aos outros prefeitos e ao Governo do Estado para que a iniciativa siga em frente. “Eu sei as dificuldades que é trabalhar com poucos recursos e a secretária tem me surpreendido bastante com seu trabalho. Gostaria de dizer que Seropédica está à disposição do fórum e vocês podem contar com meu apoio para colaborar, convocar os demais prefeitos e lutar para puxar esta frente em defesa da cultura da Baixada”, afirmou Martinazzo.

Na abertura do encontro, os produtores Tiago Costa e Fábio Mateus, do Encontro de Teatro da Baixada Fluminense, apresentaram a estrutura do evento que será realizado no Espaço Cultural Sylvio Monteiro e no SESC de Nova Iguaçu, entre 22 de setembro e 1º de outubro. “Estamos aqui para convidar todas as prefeituras a participarem da 10ª Edição do EncontrArte”, convidou Tiago Costa.

Representante da Secretaria Estadual de Cultura, Delmar Cavalcanti destacou a importância de projetos como o EncontrArte para a Cultura da Baixada. “É cada vez maior a organização de atividades culturais na Baixada Fluminense. O EncontrArte já tem uma história, o que mostra que a Baixada tem atividades culturais não só específicos num determinado município, mas desta grande região”, disse Delmar.

A secretária Nádia Alvarez aproveitou o evento para apresentar projetos culturais desenvolvidos na cidade, como a Fanfarra Municipal, o AmoraSeropédica, a exposição Celebridades em Arte e o Reza pra Não Chover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário