Buscar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Defesa Civil corta árvore de 50 metros que ameaçava cair


Atendendo aos pedidos dos moradores, agentes da Defesa Civil de Seropédica estiveram na manhã desta terça-feira (25), na rua Alameda 7, localizada no Bairro Campo Lindo (Km 39), para cortar uma mangueira de 50 metros de altura. O coordenador da Defesa Civil, Major Agnaldo Cerbino esteve presente acompanhando a operação. “Estamos sempre atuando, de domingo a domingo, para evitar que os moradores fiquem em situação de risco e redobramos a atenção em períodos de chuva. Sempre priorizamos trabalhos preventivos como este, atuando antes do desastre acontecer”, informou Major Cerbino.

De acordo com os moradores, a árvore havia sido plantada na calçada há mais de 15 anos e corria o risco de cair sobre a rede de energia elétrica. “Quando vimos que a árvore cresceu demais, começamos a nos preocupar. Quando ventava muito, a copa da árvore girava e ela estalava. Sempre parecia que ela ia cair”, descreveu Tereza Silva, moradora do Bairro, que ainda relatou seu receio de que as frutas, ao caírem da árvore, pudessem atingir alguém. “Elas são pesadas, quebram telhas. Podia rachar a cabeça de alguém”, alertou.

Com o auxilio de um caminhão guindaste da Light, os agentes cortaram os galhos e a copa da árvore, antes de serrar o tronco em partes. O tráfego da rua foi interrompido durante o processo. “Este tipo de trabalho sempre é realizado em conjunto com a Light, para a empresa interrompa o fornecimento de energia de forma que a equipe possa trabalhar com segurança”, informou o coordenador da Defesa Civil.

Cerbino disse ainda que quando houver necessidade de corte ou poda de árvore a população deverá fazer contato com a Secretaria de Ambiente e Agronegócios e solicitar a realização de um parecer técnico que permita o corte ou poda da arvore que ameace cair. “Apenas caso a árvore esteja sobre a rede de energia o morador deverá fazer contato com a Light para que a mesma interrompa o fornecimento e a Defesa Civil possa realizar o trabalho de corte ou poda”, explicou Major Cerbino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário