Buscar

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seropédica inicia recolhimento de pneus em borracharias

Ação visa combater a proliferação de mosquitos da dengue


A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde, coletou nesta terça-feira (25) cerca de 2.000 pneus na cidade em mais uma ação de prevenção da dengue que faz parte do Projeto Meu Bairro Sem Dengue – Uma Nova Proposta. A coleta foi realizada pelos servidores da prefeitura em borracharias, revendedoras, terrenos baldios, comércios e residências.

De acordo com o coordenador de Endemias, Andre Luiz Figueira, o mutirão nas borracharias pretende promover a sensibilização da população quanto à importância de manter o terreno e casa limpos para prevenção da dengue e de outras doenças. “A prefeitura trabalha constantemente para impedir a circulação do mosquito na cidade e prevenir possíveis doenças”, disse Andre.

Os servidores recolhem os pneus coletados de forma a impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, a população poderá identificar e remover possíveis focos do mosquito. “Em um primeiro momento as equipes reuniram os pneus em algumas borracharias estratégicas em cada bairro, para posteriormente o caminhão da Michelin passar realizando a coleta” declarou.

Andre disse ainda que já foram realizadas coletas nos bairros de Santa Sofia, São Miguel e Centro e que a partir de hoje (26) os bairros Campo Lindo e Piranema.

O coordenador de Endemias explicou que a coleta e retirada dos pneus está sendo realizada em parceria com a fábrica de pneus Michelin que se responsabilizará pela reciclagem do material. “Antes de iniciarmos o Projeto ‘Meu Bairro Sem Dengue – Uma Nova Proposta’ buscamos formalizar uma parceria com a Michelin para darmos uma destinação apropriada ao material a ser recolhido”, informou Andre.



Pneus inservíveis versus reciclagem

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como revenda de pneus e borracharia, que sempre que houverem coletas deste material a prefeitura irá retirá-los nos locais adequados. "O nosso principal objetivo é de não deixar esses pneumáticos em locais abertos que possam ter contato com água, evitando assim que venham a servir de foco de larvas do mosquito transmissor da dengue o Aedes aegypti", explicou o coordenador de Endemias.

No Brasil, uma das formais mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento.

Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário