Buscar

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Prefeito inaugura primeira linha de integração ônibus-metrô para Seropédica

Novas linhas vão ligar Seropédica e Itaguaí ao metrô de Coelho Neto



Os moradores de Seropédica têm agora uma nova opção de transporte, mais rápida e com mais conforto: o prefeito Alcir Fernando Martinazzo inaugurou, na manhã deste sábado (05), a integração por ônibus entre Seropédica e a estação de Metrô de Coelho Neto. Essa é a primeira linha que liga a cidade à linha 2 do Metrô.

De acordo com o gerente da empresa Expresso Real Rio de Seropédica, Charles Roberto da Silva Valença, a linha Seropédica x Coelho Neto vai operar inicialmente com uma frota de oito ônibus da empresa Expresso Real Rio, utilizando 20 paradas intermediárias (10 em cada sentido) ao longo dos 46,2 Km que separam o início e o fim do trajeto, 15 minutos mais rápido que as linhas atuais. Os ônibus terão tarifa fixa de R$ 2,85 com o metrô incluído, o que torna o trajeto muito mais barato.

O prefeito Martinazzo enfatizou que a medida, além de beneficiar os moradores facilitando o acesso a empresas situadas no Centro do Rio de Janeiro e na Zona Sul, como também o acesso dos estudantes à UFRRJ. “Esse sistema que estamos modelando vai permitir que uma pessoa, por exemplo, de Santa Sofia pegue um ônibus para Coelho Neto e com a mesma tarifa já paga, pegar também o Metrô. Esse é o esforço que nós estamos fazendo, e no futuro vai se transformar no Bilhete Único”, contou Martinazzo.

Martinazzo destacou ainda que o próximo passo da prefeitura será lutar para implantar uma linha de ônibus ligando a cidade ao Bairro de Santa Cruz. “O nosso objetivo é organizar a rede, para que os ônibus estejam integrados com o metrô e os trens, desta forma facilitando o acesso dos moradores da cidade aos grandes centros urbanos, proporcionando o acesso dos moradores a outras oportunidades de trabalho”, disse.


UFRuralRJ também participa da briga

De acordo com a Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRURALRJ), foram realizadas diversas reuniões com assessores da Reitoria com o objetivo de solicitar que a empresa de ônibus Expresso Real Rio criasse duas novas linhas ligando os municípios de Seropédica e Itaguaí ao bairro Coelho Neto, no Rio de Janeiro, onde se localiza uma estação de metrô. As duas linhas, Santa Sofia x Coelho Neto (metrô) e Itaguaí x Coelho Neto (metrô). “Em 13/6, a Reitoria enviou dois ofícios, um ao gerente de tráfego da Real Rio (ofício n° 548/11-GR/UFRRJ) e outro ao presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (n° 549/11-GR/UFRRJ), solicitando a criação das linhas e argumentando que a iniciativa seria ‘de extrema importância para o futuro de nossa Universidade no Campus de Seropédica, pois a UFRuralRJ nos últimos três anos implementa um grandioso Programa de Reestruturação e Expansão’”, diz o documento enviado pela Reitoria. O documento ainda observa que, com a criação de 30 novos cursos de graduação e pós-graduação, o contingente de alunos e professores aumentou em 100%, o que justificaria a criação dessa nova opção de transporte rodoviário coletivo.


HORÁRIOS DAS LINHAS QUE LIGAM SEROPÉDICA E ITAGUAÍ A COELHO NETO:

1) Linha Santa Sofia x Celho Neto:
Saídas de Santa Sofia: 4h às 10h (intervalos de 20 min); 10h às 15h (30 min); 15h às 19h (20 min); e 19h às 21h (30 min).
Saídas de Coelho Neto: 5h às 11h (20 min); 11h às 16h (30 min); 16h às 20h (20 min); e 20h às 22h (30 min).
2) Linha Itaguaí x Coelho Neto:
Saídas de Itaguaí: 4h às 10h (20 min); 10h às 15h (30 min); 15h às 19h (20 min); e 19h às 21h (30 min).
Saídas de Coelho Neto: 5h às 11h (20 min); 11h às 16h (30 min); 16h às 20h (20 min); e 20h às 22h (30 min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário