Buscar

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Seropédica intensifica ações contra a dengue


A Prefeitura de Seropédica intensifica ações contra a dengue. E vem tratando o problema por meio de ações educativas, preventivas e de controle da doença. Um trabalho de conscientização e orientação à população tem sido feito nos bairros através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Para evitar novos casos no próximo ano, a SMS vem intensificando as ações necessárias para o controle dos focos do mosquito, através de campanhas educativas em escolas, empresas e comunidades; da capacitação dos funcionários municipais; das visitas permanentes aos imóveis; e da circulação do carro fumacê pelas comunidades, entre outras medidas”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Passos.

A Secretaria mantém, em toda a cidade, um trabalho permanente de orientação à população com visitas as residências. As ações de combate ao Aedes Aegypt estão sendo realizadas através dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. “As prevenções tem de ser feitas o ano inteiro, mas em especial e de maneira intensificada nessa época do ano, pois há maior incidência de chuvas e os riscos de focos de proliferação do mosquito tendem a aumentar”, explica o agente comunitário de saúde Lucas Marvilla.

O prefeito Alcir Fernando Martinazzo reforçou a importância de os segmentos organizados da sociedade e dos moradores de Seropédica reforçarem as ações de prevenção contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Martinazzo, no entanto, frisa que a luta contra a doença deve ser contínua, motivo pelo qual, segundo o prefeito, a atenção da população deve ser redobrada, principalmente com a chegada do período das chuvas, época em que o número de focos costuma aumentar.

O município atualmente conta com 287 agentes que atuam de forma direta na prevenção à doença e logo poderá contar com mais duas pessoas em seu efetivo. “O cidadão de Seropédica tem ajudado muito no combate a dengue, mas sempre é bom reforçar a idéia de prevenir a doença”, completou Lucas.

Durante as visitas, os vigilantes sanitários e agentes de saúde orientam os moradores e proprietários sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.


Sintomas

Pode estar com dengue o paciente que apresente febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, abatido e manchas vermelhas no corpo.

Evitando focos do mosquito

- Guarde pneus sempre secos e em local aberto, ou encaminhe-os para reciclagem
- Lave sempre os vasos de plantas, depois escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho
- Coloque em sacos plásticos objetos que acumulam água. Feche bem os sacos e entregue ao lixo reciclável
- Coloque água sanitária nos ralos três vezes por semana e tampe-os
- Garrafas sempre viradas de boca para baixo e em local aberto
- Limpe a caixa d'água a cada seis meses e verifique se está bem tampada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário