Buscar

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Lançado livro História de Vida da EJA 2011




EMOÇÃO MARCOU LANÇAMENTO DO LIVRO

Com auditório lotado de alunos das mais diversas e distantes escolas municipais de Seropédica o livro ‘História de Vida da EJA 2011 – Sonhar, Acreditar e Fazer História na EJA 2011’ foi lançado na noite de quinta-feira (08) no Cine-Teatro Gustavo Dutra (Gustavão), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). O livro faz parte de um projeto idealizado pela Secretaria de Educação com o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, motivar os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O livro resgata a cidadania, constrói valores e desenvolve os homens. A importância do livro escrito por estudantes da EJA reflete-se em igual peso e valor nas pessoas que constroem uma sociedade melhor” disse a Secretária de Educação, Lúcia Martinazzo.

De acordo com as coordenadoras do núcleo do EJA, Luciana Leôncio e Nilce Flores, durante todo o ano, os professores e alunos da EJA trabalharam com os gêneros literários em sala de aula. “Os estudantes desenvolveram atividades e debates que refletiram sobre o tema vida” contou Luciana.

Ainda segundo as coordenadoras, os resultados destes debates resultaram em textos para a preparação da obra. Elas ressaltam ainda que muitos estudantes se superaram e mostraram o gosto pela escrita. “Tivemos dificuldades para escolher os textos que iriam fazer parte do livro, pois todas tinham sua especificidade”, contou a coordenadora.

O livro traz textos da vida real dos alunos que participaram do projeto, com idades que variam entre 18 e 92 anos, no qual os alunos relataram histórias de seu próprio cotidiano. “É emocionante ver que essas pessoas superaram obstáculos e estão dando um exemplo maravilhoso de força de vontade. Parabéns aos alunos e professores pelo belíssimo trabalho”, parabenizou Lucia Martinazzo. “Continuem estudando. Que essa conquista seja apenas a primeira etapa de muitas”, completou.

 “O encontro foi muito emocionante. Cada vez que vemos o sacrifício e os resultados alcançados por esses alunos verificamos o quanto vale a pena investir neste projeto”, afirmou Eliana Cristina. Eliana revelou ainda que a organização já está preparando o tema da edição de 2012.

Durante o lançamento alguns alunos leram seus textos para o público e a emoção tomou conta de todos os presentes. “Na escola encontrei a cura para a solidão e as tristezas da vida. Sonho em aprender de vez as letras, pois ler é bonito e maravilhoso. Quando iniciei os estudos, meu marido me disse: Pra que estudar? Hoje gostaria que ele estivesse aqui comigo vivo, para poder ver que até assino meu nome”, disse a aluna do EJA Dejanira Silva, de 59 anos.

Maria Florentina, 85 anos, aluna da Escola Municipal Promotor de Justiça Dr Andre Luiz Matos M. Peres, também estava entre as participantes do livro. Ao lado da professora, a aluna mostrou que vencer desafios é uma questão de força de vontade. “Fiquei sabendo que na escola perto da minha casa tinha o EJA e decidi voltar a estudar, no texto contei da minha vida, falei que gosto de ler, escrever e as pessoas gostaram. Por isso estou feliz por estar aqui hoje”, afirmou Maria Florentina.

Ismael Silva, aluno do EJA da Escola Municipal Panaro Figueira, contou que o seu texto se chama ‘O amor se encontra longe’, pois apesar de ser nascido em Minas Gerais, morou em vários outros lugares até chegar ao Rio de Janeiro onde conheceu Arlinda, sua esposa, e posteriormente veu mora em Seropédica, cidade onde Arlinda já morava.

Participaram do Evento a Secretária de Educação Lucia Martinazzo, o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, a Secretária de Cultura Nádia Alvarez, o subsecretário de Cultura João Marcelo, subsecretaria de Ensino Eliana Cristina Ribeiro de Oliveira, a subsecretaria de Infra Estrutura Mara Lucia Silva Soares e o subsecretário de Planejamento Fabio Cavalcanti e representando a UFRuralRJ, a professora do CAIC, Carmem Oliveira Frade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário