Buscar

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

REDEC-VI reúne COMDECS da Baixada Fluminense




A 6ª Regional de Defesa Civil (REDEC/6) – Baixada Fluminense – promoveu um Encontro com Coordenadores Municipais de Defesa Civil da Baixada Fluminense nesta sexta-feira (09) no Departamento Geral de Defesa Civil (DEGEDEC) onde funciona a escola de Defesa Civil Estadual, localizado na Praça da Bandeira. A reunião teve como objetivo principal discutir e apresentar formas de prevenção e preparação para as chuvas de verão. “Este encontro visa difundir informações sobre as ações desenvolvidas pelos diversos órgãos do sistema, transmitir idéias, ampliar conhecimentos entre os profissionais da área e se preparar para o período crítico das chuvas, que é de dezembro a março”, esclareceu o Tenente Coronel BM Ubaldo de Oliveira Freire.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Seropédica, Major Agnaldo Cerbino, os participantes receberam instruções sobre análise de risco, identificação e hierarquização das ameaças e vulnerabilidades típicas dos municípios da Baixada Fluminense. Asleis de ordenamento urbano, de ocupação do solo e as políticas habitacionais também estiveram em pauta. “Além de discutirmos formas de prevenção e preparação para as chuvas deverão, o evento discutiu as leis de ordenamento urbano, de ocupação do solo eas políticas habitacionais também estiveram em pauta”, informou Major Cerbino.

Major Cerbino enfatizou que todas as proposições apresentadas são válidas, pois, além de ampliar as ações e o conhecimento, a troca de experiências gera mecanismos de interação com os municípios. Deste modo, facilita as operações da Defesa Civil Estadual, que dá o apoio necessário às localidades, principalmente, no período crítico, época em que a maior preocupação é reduzir o número de vítimas fatais. 

Inicialmente, o Tenente Coronel Ubaldo de Oliveira Freire, ressaltou a importância do plano como uma amostra de integração do Sistema Nacional de Defesa Civil, bem como chamou a atenção para a necessidade da mudança de comportamento das comunidades frente aos desastres, sendo essa preparação o maior desafio a ser superado pelos órgãos de Defesa Civil dos Municípios da Baixada Fluminense, especialmente no que se refere ao esclarecimento das pessoas sobre os riscos e vulnerabilidades aos quais estão expostos. “Por esta razão, a REDEC/6decidiu promover este encontro a fim de debater as quatro ações da Defesa Civil, que são: prevenção, preparação, resposta ou socorro e reconstrução; através de temas pertinentes as questões”, conclui o Tenente Coronel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário