Buscar

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Escola Aberta para a comunidade em janeiro

Programa Escola Aberta oferece oficinas e atividades esportivas durante as férias de verão



Os alunos das escolas municipais de Seropédica ainda estão de férias, mas isso não significa que pararam de produzir. A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Programa ‘Escola Aberta’ garante uma opção de lazer para crianças e adultos em janeiro. Todos os sábados, a partir das 09h, a comunidade está convidada a participar de diversas brincadeiras e oficinas, como: artesanato, libras, capoeira, jogos lúdicos, brinquedoteca, violão, grafite, danças (hip hop, street dance, dança de rua), karaokê, decoração de unhas, entre outras. As atividades acontecem nas 09 escolas da rede que estão conveniadas ao Programa. “As atividades do programa Escola Aberta estão em pleno funcionamento, onde crianças, adolescentes e adultos entram em contato com a cultura, esporte e arte”, afirmou Alessandra Moreira Caldeira Rodrigues, coordenadora do programa Escola Aberta da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Desenvolvido em escolas públicas municipais aos sábados a partir das 09h, o Escola Aberta integra comunidade e escola com a meta de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, inclusão social e construção de uma cultura de paz.

Dança, música, esporte, oficinas e cursos profissionalizantes despertam talentos e favorecem a iniciação ao mercado. Durante o recesso escolar, a Secretaria Municipal de Educação dá continuidade ao Programa Escola Aberta, oferecendo à comunidade diversas oficinas nos fins de semana. “O espaço da escola fica disponível para a comunidade desenvolver as mais variadas atividades, promovendo cidadania por meio da educação”, disse Alessandra Moreira.

No município, nove escolas fazem parte do programa: E.M. Promotor de Justiça, E. M. João Leôncio, E. E. M. Bananal, E. M. José de Abreu, E. M. José Maria de Brito, E. M. Olavo Bilac, E. M. Pastor Gerson, E. E. M. Santa Sofia e E. M. Vera Lucia. Nesses locais, voluntários ministram oficinas de pintura, culinária, futebol, informática e capoeira, entre outras.

O destaque destas férias é a Escola Municipal Olavo Bilac, que além das ações do Escola Aberta, está realizando em parceria com o Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI) a 1ª Colônia de Férias Especial, com brincadeiras, jogos, cinema e competições esportivas. “A escola funcionando durante as férias é um espaço de integração e lazer para a comunidade. As atividades desenvolvidas durante todo o ano, não param nesse período sem aulas, pelo contrário, ganha novos adeptos, e isso é muito bom”, comenta Alessandra Moreira.

A coordenadora informou que todas as escolas oferecem três refeições aos participantes do programa Escola Aberta. “Oferecemos café da manhã, almoço e lanche da tarde a todos os participantes do Escola Aberta”, informou Alessandra Moreira.

De acordo com Alessandra duas escolas se destacaram como sendo um diferencial para os participantes. “Na E.M. Pastor Gerson as atividades atingiram mais os idosos que procuram as aulas de artesanato como uma forma de terapia ocupacional, já a E.E.M Bananal atingiu mais ao público jovem por ser uma escola que fica em um bairro distante do centro do município e com poucas opções de lazer e interação social”, disse Alessandra. “Pela falta de opções de lazer, a comunidade acaba aderindo bastante. A média de participantes varia entre 200 e 275”, completa.

Escola Aberta: o que é?
O Programa Escola Aberta é uma ação do Governo Federal, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal, os Ministérios da Educação, Trabalho, Emprego, Esporte e Cultura, juntamente com a Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura UNESCO. Em Seropédica, o Programa Escola Aberta é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e cidadania, buscando a construção de uma cultura de paz.


Confira as escolas participantes do Programa:

Escola
Endereço
Atividades Desenvolvidas
E.M. Promotor de Justiça
Rua Benedito de Castro s/nº – Fazenda Caxias
Balé, leiturização, artesanato, futsal, manicure, taekuondo
E. M. João Leôncio
Rua Natalício Cardoso dos Santos s/nº, Km 40 – Dom Bosco
Jiu jitsu, recreação, leiturização, artesanato e manicure
E. E. M. Bananal
Rodovia Presidente Dutra Km 37 – Jardim Maracanã
recreação, leiturização, artesanato, violão e desenho
E. M. José de Abreu
Rua José Eleotério, 17 – Campo Lindo
recreação, leiturização, artesanato, manicure e depilação
E. M. José Maria de Brito
Estrada do Cortume, 34 – Canto do Rio
recreação, leiturização, artesanato, dança e futsal
E. M. Olavo Bilac
Rua Durvalino Francisco de Jesus, 6, Km 42– Parque Jacimar
recreação, leiturização, artesanato, taekuondo e dança
E. M. Pastor Gerson Ferreira da Costa
Rua Jaime Martins Reis, 1 – Boa Esperança
Manicure, taekuondo, cabelereiro, dança, artesanato e futsal
E. E. M. Santa Sofia
Rua João Azevedo s/nº, Km 54 – Santa Sofia
Recreação, artesanato, natação, futsal e jogos pedagógicos
E. M. Vera Lucia Pereira Leite
Rua B – Rodovia Presidente Dutra Km 44 – São Miguel / Rua Ana Lucia Leite Anselno, Km 44 – São Miguel
Jiu jitsu, hip hop, artesanato, biscuit e leiturização




Nenhum comentário:

Postar um comentário