Buscar

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LIRA tem resultado positivo





Levantamento rápido do índice de infestação do Aedes Aegypti tem resultado positivo em Seropédica

O último levantamento do índice rápido para Aedes Aegypti (LIRA), realizado pelo setor de Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) obteve o resultado de 0,8% de infestação do mosquito. Menor que o anterior que registrou 1,3%, o que mostra que o índice é favorável, pois o Ministério da Saúde preconiza como índice tolerável o valor de até 1% de infestação.

Este levantamento é feito pelos agentes de endemias (Agentes da Dengue) que visitam as casas nos bairros e recolhem larvas de mosquito que encontram em recipientes com água, em seguida analisam as larvas em laboratório para avaliar se são do Aedes Aegypti. Se o resultado for positivo os moradores são informadas. Os bairros que foram considerados de Médio Risco são Campo Lindo, Vera Cruz, Parque Jacimar e Santa Sofia, já os considerados de Baixo Risco foram Fazenda Caxias, Boa Esperança e Jardim Maracanã.

Além das ações realizadas pela SMS é preciso que haja uma colaboração da população para combater a proliferação do mosquito. Para tanto é preciso que todos tomem os cuidados necessários a fim de evitar o acúmulo de água parada.

Para o mosquito da dengue, qualquer recipiente com água é o local ideal para proliferação. Diante disso, a Prefeitura tem redobrado as ações com foco na prevenção. As medidas são realizadas não apenas no verão, mas o ano inteiro. O trabalho desenvolvido entre a Prefeitura e a população tem gerado resultados positivos.

Para o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, “Seropédica está preparada para dar assistência aos munícipes. Estamos melhorando os equipamentos de saúde já existentes e em breve iremos inaugurar o Centro de Especialidades Médicas”, destacou.

O secretário municipal de Saúde Alexandre Passos acrescenta que a Administração está atuando forte na prevenção através das ações educativas realizadas pelo Programa Meu Bairro Sem Dengue e que a ajuda dos munícipes é essencial. “A população deve receber os agentes, além de fazer a sua parte dentro de casa”, completou o secretário.

O parâmetro estipulado pelo Ministério caracteriza situação de alerta para uma epidemia de dengue, aos municípios que apresentarem entre 1% e 3,9% de índice de infestação. Os resultados do Lira foram elaborados pela Secretaria da Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. A avaliação aponta ainda, que 236 cidades estão em alerta (com índice entre 1% e 3,9%) e 277 possuem índice satisfatório, abaixo de 1%.

Conforme explica o coordenador de Endemias da SMS, André Luiz Figueira, o LIRA é um estudo realizado antes da temporada de verão, e serve para diagnosticar locais propícios ao surgimento da doença e assim evitá-los.

O coordenador contou ainda, que além dos agentes de endemias, mais 20 funcionários participaram do processo, fazendo a supervisão dos trabalhos. “Tudo correu de forma tranquila e eficiente. Tivemos algumas dificuldades devido à chuva, mas os agentes fizeram as coletas mesmo assim, pois o LIRA não pode ser interrompido, nem adiado”, explicou.

O coordenador explica que os agentes trabalharam na coleta de amostras, posteriormente estas amostras de larvas foram analisadas em laboratório e os relatórios finais foram confeccionados. “Em breve estaremos também divulgando as ações que deverão ser realizadas a partir de agora, de acordo com os resultados levantados”, informou.

Com a conclusão do levantamento, André Figueira diz que o mapeamento indica ainda quais são os recipientes (locais para criadouros) propícios para a proliferação do mosquito. “Em Seropédica já temos, a partir do Lira, qual área apresenta mais problemas. E é justamente lá que a equipe está mais concentrada, sem descuidar de outras áreas”, esclarece.
O secretário explica ainda que, em Seropédica, as ações não param nunca. “A Prefeitura desempenha um papel importante nas escolas; capacita os agentes rotineiramente, e desenvolve muitas outras atividades para conscientizar a população”, explica o secretário.



Ações realizadas
Casa a Casa - Vistoria de rotina nas residências do Município, visando à retirada de criadouros, orientação e prevenção da doença ao morador.

Disque Dengue – O serviço feito no telefone 2682-8628 é uma ferramenta importante para o cidadão denunciar possíveis focos da doença. Não é necessário se identificar. Após a ligação, uma equipe vai até o local e faz a vistoria. Lá, elimina o foco do mosquito e orienta o morador quanto aos hábitos importantes de prevenção

Denúncia – Vistoria nos locais denunciados por munícipes no telefone 2682-8628; obras paradas; coleta de pneus do meio ambiente e telagem em caixas d’água sem tampa

Imóveis Especiais – Vistorias em locais com grande fluxo de pessoas, como escolas, creches, unidades de saúde e etc

Bloqueio –Atividade de vistoria nas residências dos quarteirões onde há suspeita e casos confirmados de dengue

Pontos estratégicos – Vistorias realizadas em locais cadastrados com uma grande quantidade de recipientes, como borracharias, ferros-velhos, cemitério e etc

IEC – Equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC), que realiza palestras, teatro de fantoche e divulgação da prevenção com estandes e campanhas de combate à dengue



















Nenhum comentário:

Postar um comentário