Buscar

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Ventania destelha Maternidade em Seropédica






3 bebês estavam no local, pacientes foram transferidos para hospitais na zona oeste do Rio e em Nova Iguaçu

Uma ventania, acompanhada de chuva forte, destelhou a Maternidade Municipal de Seropédica, na tarde desta sexta-feira (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, 11 pacientes estavam no local no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Entre os pacientes, estavam três bebês.
Oito mulheres e oito bebês foram transferidas para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, na zona oeste do Rio, e para o Hospital Municipal de Nova Iguaçu, conhecido como hospital da Posse, na baixada.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos chegaram a 87 km/h na estação de Seropédica.
Com o objetivo de verificar de perto os estragos ocasionados pela ventania e avaliar as atitudes a serem tomadas, na manhã de sábado (14) o prefeito Alcir Fernando Martinazzo vistoriou o local acompanhado do vice prefeito Zealdo Amaral, do secretário de saúde Alexandre Passos, do diretor da Maternital Dr Hailton Falloci, do secretário de Transporte, Urbanismo e Serviços Públicos Haroldo Brum, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra. “Para concentrar os serviços e tornar possível que fossem tomadas decisões essenciais para a reforma e reativação imediata da Maternidade Municipal nós nos reunimos na área da maternidade para analisar o ocorrido”, declarou Martinazzo.
Martinazzo afirma que é importantíssimo que a maternidade volte a funcionar e atender as mulheres do município pois a mesma realiza uma média de 150 a 170 partos por mês, além do teste do olhinho, da orelhinha, do pezinho, ultrassonografias, biópsias. “Para isso nós já estamos realizando o levantamento dos estragos para o mais rápido possível colocá-la em condições para atender a população”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde Alexandre Passos informou que técnicos da Defesa Civil municipal avaliaram a maternidade, que foi interditada. Os partos já agendados na unidade serão remanejados para hospitais da região.
Ainda de acordo com Alexandre Passos os psicotrópicos e os medicamentos controlados foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os equipamentos e medicamentos serão distribuídos nas unidades de saúde.
De acordo com o secretário, a secretaria de Obras fará o levantamento dos danos causados para poder dar inicio a reforma da Maternidade e enfim devolvê-la a população. “É importante frisar que todo o telhado foi trocado logo nos primeiros meses de Governo, pois ao assumirmos encontramos o mesmo com vários pontos de infiltrações e goteiras”, destacou o secretário.
Selma Albano, Coordenadora da Maternidade conta que tudo começou com um estalo e de repente parte do telhado caiu. “No inicio da ventania deu um estalo no telhado e só deu tempo para as pacientes saírem correndo”, contou Selma.
De acordo com testemunhas, o teto balançava, a água entrava rapidamente e a sala da maternidade ficou alagada. Como o sistema de iluminação da maternidade ficou danificado, estava tudo escuro quando uma das mães resolveu tirar o seu bebê do berço. Logo depois o teto desabou sobre o berço onde o recém-nascido estava segundos antes. As mães se abrigaram na parte menos atingida da maternidade, à espera de socorro. "Foi uma correria muito grande", disse uma das funcionárias da maternidade.

VÁRIOS PONTOS DA CIDADE FORAM AFETADOS
DEFESA CIVIL ATUOU PARA DAR SUPORTE A POPULAÇÃO
Falta de luz, árvores derrubadas, casas destelhadas. As cenas vividas nesta sexta-feira assustaram os moradores de Seropédica e criaram uma situação de pânico diante da tragédia natural.
A equipe da Defesa Civil está de plantão desde sexta-feira, se esforça para atender a todos os pedidos de socorro e corte de árvores. Em alguns Bairros do município somente no final da manhã de domingo, o fornecimento de luz voltou a ser normalizado, a LIGHT informou que a causa da demora no retorno do fornecimento de energia se deveu a grande demanda que se estendeu entre os bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Nova Iguaçu.
Depois da tempestade, veio a calmaria e o sol apareceu para dar novo ânimo aos moradores da cidade, porém o medo recomeça sempre que as nuvens negras surgem no céu.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil Major Cerbino, a Defesa Civil tem atuado em vários bairros do município. “Houve muitas quedas de árvores em vários bairros do município, porém os mais afetados foram Jardim Maracanã, Santa Alice, São Miguel”, contou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário