Buscar

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Criada a Associação de Produtores Rurais de Seropédica




Na última semana em reunião no sítio Casa Verde, localizado na Estrada Valão das Louças, no Bairro Fonte Limpa, foi criada a Associação dos Produtores Rurais de Seropédica. Participaram do evento produtores rurais do município.

Durante a reunião aconteceu à eleição e posse da diretoria para o período de 2012/2013. Para o Presidente da Associação, Edvá Oliveira Brito, a criação da associação é de fundamental importância para os produtores rurais. "A associação tem mais representatividade junto aos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, conseguindo assim melhores oportunidades de trabalho, renda e recursos financeiros, facilitando o acesso a novas tecnologias de produção”, completou Presidente da Associação. Para Edvá, "a pecuária leiteira é uma excelente alternativa para as pequenas propriedades rurais que buscam alternativas de diversificação e de geração de renda”.

Segundo Edvá, a associação é uma maneira de reunir, organizar e esclarecer os benefícios que os pequenos e médios produtores rurais agricultores podem ter através da prefeitura municipal, dos órgãos estaduais e federais. “Individualmente os agricultores não podem acessar estes benefícios, porém através da associação sim”, garantiu Edvá.

A idéia de criar a associação surgiu a partir de eu e alguns amigos termos arrendado uma propriedade rural em Fonte Limpa e verificarmos as dificuldades dos pequenos produtores rurais daquela região. “Percebemos que o município possui recursos para a aquisição de produtos agrícolas, principalmente para a merenda escolar e que devido a falta de organização dos produtores o município se vê obrigado a adquirir os produtos em outros municípios”, explicou Edvá.

Edvá destacou que o carro chefe da associação será uma parceria entre escolas municipais e pequenos agricultores criada pela lei federal 11.947, que incentiva as escolas a adquirirem gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais. “A principal dificuldade dos pequenos produtores rurais sempre foi comercializar seus produtos na cidade por um preço justo, já que o custo de transporte e logística são altos quando se tem uma produção pequena. Através da lei federal 11.947, a produção das famílias vai direto pra mesa de merenda dos alunos das escolas municipais gerando renda aos produtores”, afirmou.

Outro benefício que a Associação busca trazer aos produtores rurais de Seropédica será a capacitação através de cursos oferecidos pelo SENAC.

Com o crescimento do setor industrial de Seropédica, Edvá diz que seu sonho é incentivar os produtores rurais a continuarem trabalhando no campo. “Sei que a tarefa de incentivar a agricultura familiar não é fácil. Porém os pequenos agricultores já estão se conscientizando de que precisam se associar para colher os benefícios", afirma ele.

Hoje a associação conta com 15 associados e a associação é organizada com presidente, vice presidente, 1° secretário, 2° secretário, 1° tesoureiro, 2° tesoureiro e conselho fiscal. "Estamos animados porque tudo está correndo bem, e com o apoio das autoridades são boas as expectativas para o ano de 2012", finaliza.

Para se associar é necessário apenas comprovar que é um produtor rural, que seja meeiro ou que tenha algum contrato de prestação de serviço rural. “Os interessados devem procurar a diretoria manifestar o seu interesse e na próxima reunião da associação o novo membro será incluso”, explicou.



Projeto Ratrulha rural poderá ser implantado no município

De acordo com Edvá Oliveira, através de uma parceria entre a associação e a Secretaria de Ambiente e Agronegócios o projeto Patrulha Rural que disponibiliza maquinários e implementos para a preparação dos terrenos rurais do município como uma forma de incentivar o plantio nas propriedades dos pequenos produtores poderá ser implantado na cidade.

Edvá explicou que com a implantação da Patrulha Rural, todo o trabalho é acompanhado por um engenheiro agrônomo da prefeitura e conta com assistência técnica. “Muitos agricultores não tem condições para alugar máquinas para fazer o serviço e, através da parceria, a preparação da terra é feita pela patrulha”, explicou. “Com a iniciativa, quem ganha é Seropédica, que terá sua economia fortalecida, porque as vilas rurais não podem ficar abandonadas e paradas sem produção. Esse é um trabalho de incentivo e fomento para que os produtores possam ganhar dinheiro em sua pequena propriedade”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário