Buscar

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cobra capturada em Campo Lindo



A Defesa Civil de Seropédica demonstrou que está preparada para situações inusitadas. Na sexta-feira (03), foi chamada por moradores da Rua Antonio Gouveia, Bairro Campo Lindo (KM41) para retirar uma Jibóia de aproximadamente 2,50m de comprimento. O animal de 2,50m de comprimento assustou os moradores do bairro que ficaram sem saber o que fazer. Alguns populares estavam com intenção de matar a cobra, outros foram mais prudentes, e respeitando a vida animal resolveram acionar a Defesa Civil.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Major Cerbino, o animal não apresentava ferimentos e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) localizado na Floresta Nacional Mario Xavier (FLONAMAX). As jiboias são répteis que atingem grande porte na fase adulta, mas só atacam quando precisam se alimentar, não sendo uma espécie venenosa. Em geral, as presas são animais vertebrados de pequeno ou médio porte, que são abatidas pelo sufocamento causado pela jiboia, que enrola no corpo da vítima e a aperta, num abraço longo e mortal. Em seguida, a presa é engolida inteira, lentamente. O réptil entra, então, num estado de letargia por várias semanas, para digerir o alimento. “Ela não é venenosa, mas pode imobilizar uma pessoa e causar estrangulamento”, disse Major Cerbino.

A orientação da Secretaria de Defesa Social é que qualquer animal silvestre que venha a ser encontrado seja comunicado através do telefone 2682-1746. “Não é recomendável que se tente capturar um animal silvestre sem uso dos equipamentos adequados”, disse o Major Cerbino, coordenador da Defesa Civil.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário