Buscar

quinta-feira, 15 de março de 2012

Garantia de um ensino de qualidade


Professores já podem fazer suas inscrições pela Plataforma Freire

Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar as pré-inscrições em cursos ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR). As inscrições iniciarão no dia 19 de março e se estenderá até o dia 08 de abril e deverão ser realizadas através do no site da Plataforma Freire (HTTP://freire.mec.gov.br), pré-inscrições para cursos de formação de professores. “O objetivo principal do PARFOR é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBEN/1996, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica”, disse a secretária de Educação Lucia Martinazzo.

O PARFOR é um programa nacional implantado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), através da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Para se inscrever, é preciso ser professor da rede pública de educação básica em exercício e ter pelo menos três anos de magistério. Estão incluídos nesta seleção professores de creche, educação infantil e ensino fundamental. Será permitida a matrícula apenas em um curso correspondente à disciplina ministrada. Diretores, auxiliares administrativos ou pessoas que exerçam qualquer outra função em secretarias e escolas públicas que não a docente não podem se inscrever nos cursos do PARFOR. Os cursos são qualificados como: Primeira licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica que não tenham formação superior; Segunda licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica quem atuam em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica - para docentes da rede pública da educação básica graduados e não licenciados”, explica Lucia Martinazzo.

Alessandra Rodrigues, coordenadora de Programas e Projetos da SME, informa que qualquer dúvida os professores devem entrar em contato com a equipe de Planejamento e Controle da secretaria e procurar por Alessandra Rodrigues e Isabela Fontineli.





CALENDÁRIO REFERENTE AO 2º SEMESTRE DE 2012

É importante acompanhar o calendário do programa, que orienta sobre os prazos que compõem o processo de seleção:

Período
Etapa
19/03/2012 a 08/04/2012
Período de pré-inscrição na Plataforma Freire
09/04/2012 a 23/04/2012
Período de validação das inscrições pelas Secretarias de Educação
24/04/2012 a 08/05/2012
Período de seleção dos alunos pelas IES
09/05/2012 a 23/05/2012
Período de matrícula e registro dos matriculados na Plataforma Freire pelas IES




Nenhum comentário:

Postar um comentário