Buscar

segunda-feira, 5 de março de 2012

Prefeitura faz prestação de contas com moradores dos bairros do km 40




Os moradores dos bairros do KM 40 tiveram um encontro, neste sábado (03), com o prefeito Alcir Fernando Martinazzo e o secretariado do governo durante a primeira reunião de prestação de contas da Prefeitura de Seropédica à comunidade.

De acordo com Martinazzo estas reuniões serão realizadas com moradores dos mais diversos bairros. Nelas, a Prefeitura mostra todas as ações e investimentos feitos ao longo do período do atual governo. “Estas reuniões tem por objetivo esclarecer a comunidade sobre as ações já realizadas e responder aos questionamentos da população”, afirmou Martinazzo.

Durante a primeira reunião realizada no Auditório da Câmara Municipal, onde cerca de 150 pessoas participaram e puderam falar cara a cara com o prefeito e os secretários municipais. A principal dúvida apresentada pelos moradores dos bairros do KM 40 diz respeito às obras realizadas e às inundações causadas pelas chuvas, em especial a que ocorreu em abril de 2010. O bairro foi um dos primeiros atendidos com obras da atual gestão. “Isso aqui era um brejo. A gente nem podia sair de casa quando chovia, mas agora não temos mais tido problemas”, relatou o morador Alexandre Castro.

O secretário de Obras, Pedro Barbosa, esclareceu que o bairro será beneficiado com as obras que estão sendo realizadas, e com a drenagem, as águas não vão mais invadir com tanta intensidade o bairro. Um fator que favorecia as enchentes na região e que logo foi sanado pela prefeitura diz respeito aos diques do Rio Guandu, do Valão dos Bois e o da BR 465 (Antiga Estrada Rio / São Paulo) que estavam com problemas. “Com relação ao dique do Rio Guandu e o do Valão dos Bois que estava rompido nós já resolvemos, mas quanto ao dique da BR 465 nós estamos aguardando que nos seja enviados os projetos por parte do DNIT”, declarou o secretário. “Mas nós também precisamos da ajuda da população no sentido de não jogar lixo e entulho nas ruas, pois isso agrava ainda mais a situação na época de chuvas. Esses resíduos acabam sendo levados para as manilhas e entupindo tudo”, alertou.

Com o objetivo de buscar uma solução para os problemas de saneamento básico e alagamentos, o morador Orestes de Andrade, apresentou um mapa da região onde aponta os locais com maior incidência de problemas.

Sobre a saúde, o prefeito falou da contratação de médicos e da capacitação de profissionais para o atendimento humanizado à população. “A população tem que ser tratada com respeito e, por isso, vamos oferecer o treinamento a todos os servidores. Quem não se enquadrar e não atender direito ao cidadão vai ser mandado embora”, garantiu.

Questionado a respeito da situação Martinazzo também anunciou a reforma da Maternidade Municipal destruída durante um vendaval em janeiro e da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h na cidade e de mais três unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) no .



Maternidade recebe verba de R$ 1,260 milhões para reforma

De acordo com o secretário de Saúde Alexandre Barreto Passos, a prefeitura recebeu uma verba de R$1,260 milhões para a reforma da maternidade. “Não iremos apenas consertar o telhado e sim realizar uma reforma que garanta a duração do serviço. Ao invés de consertarmos o telhado, para sanar e prevenir o problema a reforma da Maternidade incluirá a instalação de uma laje ao invés de um telhado, entre outras benfeitorias que serão feitas no local para garantir a qualidade ao atendimento”, afirmou o secretário.

O prefeito falou da construção de uma “Super Upa” no município, parceria com o Governo do Estado, que vai ampliar a capacidade de atendimento da Rede de Saúde. Sobre as obras, o prefeito prometeu que o que foi iniciado será terminado e que o bairro vai se beneficiar também das obras que estão sendo feitas em toda a cidade, principalmente com a drenagem. Para o morador Orestes de Andrade a reunião serviu para aproximar o prefeito da população. “Gostei muito da reunião. Foi muito proveitosa e é bom ouvir do próprio prefeito e dos secretários sobre o que está sendo feito e também poder tirar dúvidas sobre algumas questões”, declarou.

As reuniões continuam durante todo o mês e nos próximos. Todos os bairros e regiões serão visitados e os moradores terão oportunidade de esclarecer dúvidas e fazer reivindicações e críticas à gestão municipal. “Estamos dando nossa cara à tapa para ouvir críticas, sugestões e mostrar que Seropédica está se transformando. Mas quando se investe da forma que estamos investindo os resultados podem demorar a aparecer, mas os benefícios são para sempre. É claro que não vamos resolver todos os problemas de uma cidade que ficou abandonada por mais de uma década de uma hora para outra, mas temos certeza de que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário