Buscar

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Secretaria de Educação de Seropédica dá início à programa para reciclagem de papel





Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


O papel recolhido nas secretarias Municipais de Seropédica e no comércio local, que antes ia parar no lixo, agora tem outro destino, a reciclagem. É que a Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou nesta segunda-feira (09) o Projeto Eco-Escolas que realiza a coleta seletiva do material usado e descartado durante o trabalho. O papel é recolhido diariamente e será entregue ao Depósito da SME, que realizará a reciclagem e a fabricação de blocos de papel que posteriormente serão entregues as secretarias e comércios participantes do projeto. “Nós pretendemos através deste projeto ensinar as pessoas que é possível reaproveitar papel e proteger o meio ambiente”, disse Maria da Conceição de Souza Correa, coordenadora do Depósito da SME.

Com o objetivo de lançar o projeto, a equipe do Depósito da SME percorreu as secretarias municipais para entregar as caixas coletoras e apresentar o projeto, e aproveitou para entregar a caixa ao prefeito Alcir Fernando Martinazzo que de imediato aprovou a ação. "Essa é uma atitude importante pois envolverá não só a rede municipal de educação, mas também todas as secretarias e comércios do município, com isso muitas pessoas serão conscientizadas de ações ecologicamente corretas. A educação ambiental deve ser sempre debatida com a comunidade de uma forma geral", disse o prefeito.

Segundo a coordenadora do Depósito da SME responsável pela implantação da coleta, a proposta é buscar benefícios ambientais e dar a destinação correta ao papel. “Os coletores serão distribuídos nas secretarias e comércios interessados em participar do projeto e assim que estiver cheio basta ligar para o depósito que nós realizaremos a coleta”, informou Maria da Conceição.

De acordo com Maria da Conceição este é apenas o primeiro projeto voltado a defender o meio ambiente a ser desenvolvido pela equipe de seu departamento. “Nós pretendemos realizar outros projetos que envolvam os professores e alunos do Ensino Fundamental, Educação Infantil, EJA”, completou Marcelo Barboza da Silva, coordenador de documentos do setor de Arquivo da SME.

Subsecretário de Receita Armando Augusto Pereira Lopes aprovou a iniciativa e quis saber sobre o funcionamento do projeto. “Aqui na secretaria de Receita nós utilizamos muito papel e não havia uma forma de reutilizá-lo corretamente por isso aprovo a iniciativa e sei que seremos grandes parceiros neste projeto”, disse o subsecretário.




Reciclar, Reutilizar, Reaproveitar e Repensar

As questões do lixo, reciclagem e reutilização vem sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

A coleta seletiva implantada na SME integra as ações sócio ambientais desenvolvida nas escolas municipais. O projeto busca, com a implantação da coleta seletiva, criar hábitos para a separação correta dos resíduos e estimular o exercício da política dos 4 Rs (reciclar, reutilizar, reaproveitar e repensar), contribuindo, assim, para a preservação e conservação do ambiente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário