Buscar

terça-feira, 10 de abril de 2012

Aproveitamento integral dos alimentos






Prefeitura realiza capacitação para responsáveis pela merenda
O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos. Estudos mostram que o homem necessita de uma alimentação sadia, rica em nutrientes, que pode ser alcançada com partes dos alimentos que normalmente são desprezadas. O combate ao desperdício pode começar através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos (cascas, sementes, talos).

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta terça-feira (10) pela manhã uma Capacitação para os Responsáveis pela Merenda Escolar da rede municipal de ensino realizada no Auditório da SME. “Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade”, destacou a diretora de Nutrição da SME, Maria Helena Tunala.
De acordo com a diretora de Nutrição o objetivo foi repassar todas as orientações inerentes ao manuseio e preparo da alimentação servida diariamente nas escolas e apresentar formas de realizar o aproveitamento integral dos alimentos, garantindo assim que todos os alunos possam usufruir dos benefícios de uma alimentação saudável e de qualidade.
Durante a capacitação, foram repassadas orientações sobre o valor nutricional dos alimentos, a implantação do Projeto de Aproveitamento Integral dos Alimentos, técnicas adequadas ao preparo e distribuição da alimentação bem como, o controle higiênico e sanitário dos produtos alimentícios, cardápio diário que garante todas as vitaminas necessárias ao bom crescimento físico e psicológico dos alunos, uso dos equipamentos de proteção individual, manipulação adequada de hortifrutigranjeiros e demais orientações especificas a atividade.
Conforme a Diego Silva, supervisor de Nutrição da SME, todo o trabalho desenvolvido na área de alimentação escolar segue as orientações do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. “O Projeto de Aproveitamento Integral dos Alimentos foi idealizado pela Nutricionista Priscila Amaral que faz parte da Equipe de Nutrição”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário