Buscar

terça-feira, 3 de abril de 2012

Visita à ETA Guandu dá início às comemorações dos 10 anos do CBH Guandu





Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama


O Comitê Guandu, primeiro Comitê criado no Estado do Rio de Janeiro, completa 10 anos de existência no dia 3 de abril. Iniciando a sequência de eventos comemorativos, foi realizado em 28 de março, na Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu), a apresentação das principais ações e o processo de criação do Comitê, o histórico da ETA Guandu e uma visita técnica ao Sistema de Tratamento de Água da CEDAE.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário executivo do Comitê Guandu e engenheiro da CEDAE,Julio Cesar Antunes, que exibiu um vídeo mostrando a história e os mananciais do abastecimento de água no Rio de Janeiro, e convidou para compor a mesa de trabalhos o diretor geral do Comitê, Decio Tubbs (UFRuralRJ), os demais diretores Adalésio Vieira (LIGTH), Madalena Sofia (Prefeitura de Barra de Piraí), e Maurício Ruíz (Instituto Terra de Preservação Ambiental - ITPA). E ainda, o diretor executivo da AGEVAP, Edson Fujita, o representante da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Cláudio Manoel Moreira, o representante da reitoria da UFRuralRJ, Maurício Lucas, o gerente da ETA Guandu, Edes Fernandes, e o diretor de distribuição da Região Metropolitana da CEDAE, Armando Costa.

Segundo Tubbs, o papel do Comitê é de articulador. “Vamos implementar o Plano de Bacia. Sabemos que é uma tarefa árdua, mas temos possibilidades de elaborar ações para todos os municípios da Bacia. Lançamos a pedra fundamental que é o planejamento estratégico”, completou.

Ao falar sobre da composição do Comitê Guandu Edson Fujita afirmou ser a importância da gestão participativa. “Hoje começam as atividades de comemoração de 10 anos do Guandu. É gratificante participar de um evento como esse. Isso tudo é resultante da Lei das Águas (nº 9433/97) que colocou nas mãos da sociedade o direito de dar opiniões sobre o uso correto da água. A composição desta mesa é prova desta gestão participativa, pois temos aqui representantes dos três segmentos da sociedade: Usuários, Poder Público e Sociedade Civil. Estão juntos nesses 10anos tomando decisões extremamente importantes”, relatou Edson Fujita.

Julio Cesar Antunes destacou a contribuição de cada membro do Comitê e agradeceu a todos os presentes. “Agradeço a todos aqueles que contribuíram para a construção e o andamento do Comitê. A participação de cada um de nós será infinita, pois elafica marcada na história do Comitê, mesmo após nossa saída”, destacou o secretário Julio.

Representando o secretário de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) de Seropédica Ademar Quintella, Ricardo Nogueira, diretor de Ambiente da SEMAMA destacou a importância do Comitê Guandu para Seropédica que tem por objetivo discutir as ações necessárias para a preservação dos recursos hídricos e a aplicação dos recursos financeiros obtidos com a cobrança pelo uso d’água na bacia.

O gerente da ETA Guandu, Edes Fernandes apresentou um breve histórico da ETA que é uma estação de tratamento de água responsável por cerca de oitenta por cento do abastecimento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro. Utiliza as águas do rio Guandu, que é formado pela junção das águas do rio Ribeirão das Lajes e dos rios Piraí e Paraíba do Sul, após elas serem utilizadas pela Light para a geração de energia elétrica. “Atualmente esta é a maior estação de tratamento do mundo, foi inaugurada em 1955 e produz cerca de 43 000 litros por segundo para abastecer os municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí. É responsável pelo fornecimento de água para 151 dos 178 bairros da cidade do Rio de Janeiro”, destacou Edes.

Os 15municípios que compõem a bacia são: Seropédica, Itaguaí, Japeri, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Rio Claro, Queimados, Vassouras e Rio de Janeiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário