Buscar

terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Mundial de Combate à Tuberculose é marcado por campanha de conscientização






Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Tathiana Gama


De um dia para o outro você começa a tossir. Pode pensar que está gripado ou com alergia, mas há algo diferente. Na hora do “cof,cof” uma secreção é expelida, mas a priori nada que seja necessária a atenção.Você toma remédios para tosse e ela não passa e depois de três semanas a intensidade aumenta e no lugar da secreção aparece sangue ou pus. É… Este é um forte indício de que você pode estar com tuberculose. Algumas pessoas não apresentam sintomas da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns meses (e até anos).Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas são mais frequentemente visíveis.

Com o objetivo de estimular a população a realizar um diagnóstico precoce da tuberculose, esclarecer como evitar a transmissão e incentivar o tratamento, a Prefeitura de Seropédica através da coordenação de Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando o combate à doença. A campanha para conscientizar a população sobre cuidados e tratamentos para enfrentamento à enfermidade teve inicio na semana passada através de panfletagem na Praça Nildo Romano.

As ações serão realizadas pelas equipes da coordenação de Tuberculose e da Estratégia de Saúde da Família (ESF), com esclarecimento e conscientização à população sobre transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença. As atividades acontecerão toda última quarta-feira do mês em diferentes bairros da cidade onde serão realizadas panfletagem nos locais de maior movimento.

De acordo com o coordenador de Tuberculose Adalberto Pacheco, o tratamento e acompanhamento da doença pode ser realizado nos postos municipais de saúde, e no Programa de Saúde da Família (PSF) da RJ099 (Reta de Piranema) com palestras educativas, atendimento médico, coleta de material, visita aos pacientes já tratados, entre outros serviços.

Adalberto enfatiza que o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, não é uma data para comemoração, mas uma ocasião de mobilização buscando envolver todas as esferas de governo e setores da sociedade civil na luta contra esta enfermidade.

O coordenador de Tuberculose explicou que nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública,essencialmente em função da AIDS, do aumento do processo migratório e da pobreza.“Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram acrescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes”, disse.

Através do Programa deTuberculose a SMS conseguiu baixar os números de pacientes de 75 em 2010 para50 em 2011 e apenas 19 em 2012.Para o secretário Municipal de Saúde AlexandrePassos, o que favoreceu a queda no indice de pacientes de tuberculose nomunicípio foi a melhora na infraestrutura do Programa de Tuberculose. “A melhorana infraestrura do Programa de Tuberculose e ações como informar a populaçãosobre a forma de contágio e tratamento favoreceram a que no indice decontaminação”, declarou o secretário.

Para assegurar que o pacientecomplete o ciclo de combate à doença, que dura no mínimo seis meses, a SMS adotou uma estratégia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) paraevitar o abandono do tratamento e garantir a cura: o tratamento supervisionado.Essa possibilidade é oferecida a todos os pacientes para que tomem a medicaçãosob a supervisão de profissionais das unidades básicas de saúde.

Segundo Adalberto, todos os postos de Saúde e unidades de Saúde da Família estão preparados para receber pessoas com suspeita de tuberculose e que após a identificação da doença serãoencaminhadas para o tratamento e acompanhamento pela equipe da Coordenação deTuberculose. “São empregados dados a partir da história, exame físico, testecutâneo, radiografia de tórax e exames microbiológicos para classificar atuberculose em uma de suas cinco classes”, disse.

Um esquema de classificaçãofornece aos profissionais de saúde pública uma maneira sistemática paramonitorar a epidemiologia e o tratamento da doença. “O principal sintoma dadoença é um quadro de tosse prolongada por mais de três semanas e a descobertaprecoce da doença e o tratamento completo e sem interrupção levam os pacientesà cura na maioria dos casos novos de tuberculose em apenas nove meses”,informou Adalberto.

Adalberto enfatizou que a tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os glânglios linfáticos, os intestinos, os rins e o sistema nervoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário