Buscar

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Panfletagem alerta contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Tathiana Gama/ Ascom PMS
Fotos Levi Oliveira


Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, o Conselho dos Direitos da Mulher de Seropédica e do Conselho Tutelar promoveram ações de sensibilização e mobilização.

Na manhã desta sexta-feira (18), as entidades panfletavam nas margens da BR 465 (Antiga Estrada Rio / São Paulo) e passavam informações aos motoristas e pedestres que passavam pelo local. Patricia Cristina de Melo Amaral Castro, secretária de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Renda, lembrou que a informação é essencial para combater este tipo de crime. “É preciso esclarecer, trazer informações às famílias por que é no seio familiar onde mais ocorre este tipo de crime”, disse.

Patrícia Amaral destacou que a secretaria realiza ações durante todo o ano que tem por objetivo levar informações para esclarecer o crime. “Muitas vezes a criança se cala, porque ela está em formação e não entende a violência, por isso a importância do esclarecimento”, enfatizou.

Patrícia Amaral informa que as denuncias devem ser realizadas através do disque denuncia. “A pedofilia, é um crime que sobrevive por causa do silêncio, pode ser combatida com denúncia. A comunicação é o ponto de partida para levar abusadores de crianças e adolescentes para a cadeia”, observou Patrícia, destacando os números dos disque denúncia 100.

Darci da Penha Pereira, Presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Seropédica, apontou que o trabalho das entidades é permanente. “Hoje é a Campanha Nacional, que foi instituída por uma lei depois que uma adolescente capixaba foi seqüestrada, violenta e mutilada na década de 70. A lei foi criada por pressão da sociedade. Mas, o nosso trabalho ocorre durante todo o ano”, apontou.

Segundo o prefeito Alcir Fernando Martinazzo o dia simbólico reforça as ações que são realizadas durante todo o ano no município. “A Secretaria Assistência Social, a Guarda Municipal e os parceiros como o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, estão em constante trabalho de conscientização e também de prevenção para que não ocorra nenhum caso de exploração em Seropédica”.


A data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário